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Por que usar estratégias diferentes para cada rede social?

A maioria das empresas atualmente já entendeu que ter uma presença nas redes sociais é muito importante e praticamente obrigatório para quem quer se manter competitivo e próximo dos seus consumidores. A grande questão agora é saber como usar as redes sociais.

Na vontade de acertar e usar a internet a seu favor, algumas empresas acabam criando perfis em inúmeras redes sociais, muitas vezes sem nem saber exatamente qual o objetivo de algumas delas. Agora pare e pense: como você pode ter bons resultados de uma ferramenta que você desconhece e não tem domínio algum?

Não basta criar um perfil e começar a postar, cada rede social exige uma estratégia diferente e a falta de compreensão das particularidades de cada uma delas pode comprometer a presença da sua marca nas redes sociais.

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Mas por que cada rede social pede uma estratégia?

As redes sociais são diferentes entre si, não apenas no seu objetivo, mas também em aspectos como faixa etária dos usuários, tipos de publicações, formas de interação, feed de postagens, linguagem e muito mais. Isso quer dizer que algumas redes sociais vão ter mais apelo e alcance com um determinado público-alvo do que outras.

A princípio, essas diferenças podem parecer inconvenientes, entretanto, elas são ótimas formas de ajudar a direcionar a presença nas redes e as publicações, fazendo com que seja possível atingir público-alvo de forma mais direta e eficaz.

É claro que existem semelhanças entre elas, como o fato de que todas as redes são um espaço para usuários e empresas interagirem e compartilharem ideias e histórias. O que muda é a forma como isso é feito em cada rede social.

Por isso, não adianta publicar o mesmo post em todas as redes sociais, pois ele não irá funcionar. É fundamental criar publicações direcionadas para cada rede social, considerando suas particularidades, inclusive a frequência de posts mais indicada.

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Missão impossível?

Você deve estar se perguntando: se cada rede social funciona de uma forma, como posso entender e trabalhar com cada uma delas?

Em primeiro lugar, entenda que não é necessário estar em todas as redes existentes ou em todas as mais conhecidas. Você pode até criar uma conta nas mais famosas para garantir que o nome da sua empresa não seja usado por outros negócios, mas não precisa ter uma página em todas elas.

Lembre-se de que cuidar de redes sociais é uma tarefa que toma tempo e exige planejamento e dedicação. Se você tentar cuidar de 6 perfis em plataformas diferentes, é bastante provável que algum deles seja negligenciado. Isso porque, como você viu até agora, precisa fazer publicações diferentes em cada rede. E deixar uma página sem atualizações é tão ou mais prejudicial quanto encher o feed de notícias dos seus seguidores, pois passa uma imagem de descaso e abandono.

É preciso selecionar as redes mais apropriadas e vantajosas para o seu negócio e a partir disso criar uma estratégia sólida de Marketing Digital. A melhor coisa é contar com o apoio e o trabalho de uma agência voltada para essa área, com experiência e profissionais qualificados.

A tentação de economizar um pouco e fazer você mesmo pode ser grande, mas o investimento em Marketing Digital é o grande diferencial nas redes sociais. Isso porque ele evita que você perca tempo e dinheiro em ações equivocadas que podem prejudicar o seu negócio e garante ações embasadas, criadas através de um estudo de caso, com resultados mensuráveis.

Entendendo as principais redes sociais

Talvez o seu negócio já esteja presente em algumas redes sociais e você esteja pensando se precisa adequar suas estratégias. Veja a seguir algumas das principais redes sociais e entenda um pouco das suas particularidades.

Facebook:

É a maior rede social do mundo, em 2017 atingiu a marca de 100 milhões de brasileiros cadastrados. Sua popularidade ajuda a atingir mais gente e conquistar novos clientes, além de permitir apresentar produtos e assuntos relacionados através de conteúdo variado, como texto, vídeos, imagens e GIFs. Por causa da sua amplitude e flexibilidade pode ser usada por todos os tipos de negócios e é um ótimo canal de comunicação e fidelização dos clientes.

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Google+:

A rede social do Google tem muitas semelhanças com o Facebook, mas não engrenou da mesma forma no Brasil. Mesmo assim, estar presente no Google+ é vantajoso para melhorar o posicionamento nos resultados das pesquisas.

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Twitter:

Dinâmico e imediato, é famoso por seu espaço limitado (140 caracteres), postagens em tempo real e por funcionar como segunda tela para comentar eventos e programas. O volume de conteúdo é alto e o feed aparece em ordem cronológica, é preciso ser bastante presente para que suas postagens não se percam na linha do tempo. Ótimo para monitorar o que falam da sua marca e manter um relacionamento com a audiência. Descontraído, permite publicações com bom humor (como os memes), mas os assuntos em alta mudam rapidamente.

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Instagram:

Bastante popular, consiste em publicar apenas fotos e vídeos curtos através do celular. Voltado para o público jovem e muito usado pelos segmentos de moda, beleza e fitness, o uso de hashtags é essencial e as descrições devem ser curtas.

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Pinterest:

Outra rede voltada para conteúdo visual, reúne fotos, imagens e infográficos que servem de inspiração. É possível criar álbuns para agrupar as imagens por temas. Entre os temas que mais criam engajamento podemos citar moda, receitas, organização e dicas domésticas e de DIY (“faça você mesmo”).

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YouTube:

A maioria das pessoas prefere assistir um vídeo do que ler um texto, por isso tem tanto apelo. Conteúdo de qualidade pode atrair mais visitantes e gerar um bom engajamento. É possível falar de muitos assuntos (dar dicas, falar de tendências, entrevistas, mostrar produtos, fazer tutoriais) e não exige uma periodicidade grande, mas pode necessitar de um investimento maior para a produção dos vídeos.

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Linked In:

Voltado para o mundo corporativo, é ótimo para fazer networking, buscar candidatos para vagas e publicar contatos relevantes do seu setor de atuação. Como tem um foco restrito, geralmente não se enquadra na necessidade da maioria dos negócios.

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