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Quatro maneiras de turbinar o engajamento no email marketing e evitar o opt-out passivo

Em uma pesquisa recente, a Yes Lifecycle Marketing descobriu que quase metade (45%) dos profissionais de marketing classificaram o email como sua principal prioridade para 2018. Obviamente, todos nós sabemos que o email é um grande negócio. O que surpreende é que o próximo canal, o site, ficou em um distante segundo lugar, com apenas 24% dos profissionais classificando-o como sua principal prioridade.

O que isso realmente significa? Em primeiro lugar, que o ROI e a reputação construída através do email marketing estão bem estabelecidos. Em segundo lugar, que a concorrência por esse envolvimento na caixa de entrada continuará a se tornar ainda mais acirrada. Então é hora de sair na frente e garantir que a sua mensagem vai brilhar – e, consequentemente, trazer os resultados esperados para a sua empresa.

Pesquisas realizadas nos dois últimos anos apontam que tivemos um aumento nos emails enviados de 12% ao ano. Entre caixas de entrada lotadas e o interesse por email marketing crescendo cada vez mais, se tornou mais difícil do que nunca para os profissionais de marketing manter a atenção dos assinantes.

Os efeitos dos botões de cancelamento de inscrição nos leitores de email

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Atualmente, os usuários podem desativar ativamente as listas de email cancelando a inscrição ou inserindo o filtro SPAM diretamente no provedor de serviços de email. Normalmente, esse link fica localizado discretamente na parte inferior do email. Porém, o Gmail introduziu o botão “Cancelar inscrição” na parte superior dos emails em 2014. A Apple fez o mesmo em 2016 com a introdução do botão de cancelamento de assinatura no iOS 10.

Esses desenvolvimentos causaram um frenesi entre os profissionais de marketing. Com certeza, se for mais fácil cancelar a inscrição, haverá um êxodo em massa dos assinantes de email marketing, certo? A resposta foi um retumbante não! Em vez disso, os profissionais de marketing descobriram que os botões fáceis de cancelamento de inscrição realmente ajudavam a eliminar assinantes e não-compradores que permaneciam no mailing. E isso levou a uma melhor capacidade de entrega.

O que é opt-out passivo

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No entanto, o lado positivo dos opt-outs ativos não se aplica a opt-outs passivos.  O termo opt-out passivo é usado para descrever o comportamento de um assinante de email que não mais se envolve com sua marca, mas ainda recebe as mensagens que você envia.

Pesquisas apontam que assinantes não engajados, que optaram por deixar de se conectar com a sua empresa de forma passiva, prejudicam não só a reputação dos seus envios como  também dificultam a avaliação de descadastramentos na hora de analisar os resultados.

Portanto, é importante monitorar os números de opt-outs passivos da sua marca e refinar suas estratégias para evitar que eles se multipliquem como erva daninha.

Como evitar o opt-out passivo

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Para reconquistar esses assinantes passivos e evitar a perda de potenciais compradores, os profissionais de marketing precisam mudar proativamente a abordagem de mensagens de email e fidelizar o cliente.

O conteúdo precisa se tornar mais informativo, divertido e envolvente para evitar que os assinantes percam o interesse e optem pela desativação passiva. Isso não significa que você deve enviar uma enxurrada de ofertas!

Profissionais de marketing experientes costumam aplicar táticas como variar o ritmo de envio de mensagens, compartilhar conteúdo editorial de valor (conteúdo aderente), enviar emails de reengajamento nos principais momentos do ciclo de vida de inatividade e investir em gatilhos, entre outras.

Ao considerar as táticas sugeridas para incentivar o envolvimento, lembre-se de que nem todo assinante ou lista se comporta da mesma forma. Faça uma análise em seus assinantes para encontrar os principais padrões de comportamento para manter os assinantes ativos, e aplique as dicas a seguir para ter os melhores resultados.

As estratégias para aumentar o engajamento

  • Varie o ritmo de envio das mensagens

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Alguns assinantes começarão a ignorar emails se os receberem com muita frequência ou na hora errada. Antes que o assinante torne-se um não participante, use e promova pesquisas de preferência que permitam aos assinantes selecionar sua frequência de recebimento preferida e também o tipo de conteúdo de email. Não tenha medo de enviar menos mensagens!

Permitir que o assinante determine o tempo e a relevância irá informá-lo do que eles realmente querem. Além disso, saiba quais são os dias da semana que geram mais envolvimento. Analise seus relatórios e veja o que funciona melhor com o seu público-alvo.

  • Envie promoções exclusivas regularmente

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Para evitar perder assinantes que ficaram inativos por um mês, talvez você possa tentar enviar algo especial por volta do dia 28. Isso pode indicar ao assinante inativo que você tem mais a oferecer e os motiva a abrir sua mensagem. Enquanto fizer isso, dedique um pouco mais de esforço para garantir que esses emails sejam personalizados.

Além de abordar o assinante pelo nome, os profissionais de marketing devem ser honestos com suas intenções. Os inscritos são pessoas no final das contas, então informe-os que você não os viu ativos há algum tempo, que sente falta deles e ofereça sugestões de itens semelhantes ao que eles compraram ou pesquisaram no passado.

  • Invista e inove seus gatilhos

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Os emails transacionais, que são emails enviados em resposta a ações ou dados específicos do consumidor, demonstraram ter um engajamento maior do que o conteúdo padrão. Por isso, invista neles.

Há uma infinidade de gatilhos para considerar, que vão desde um carrinho abandonado até um evento em sua vizinhança. O GrubHub, um serviço de entrega de comida semelhante ao Ifood, por exemplo, envia emails baseados em localização para entrega de comida, acionados por condições climáticas baseadas em localização, como calor ou chuva.

  • Ofereça conteúdo editorial exclusivo e relevante

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Como é muito fácil para os assinantes optarem por desativação passiva, os profissionais de marketing precisam fazer mais para motivar as visualizações e os cliques. Isso significa aprender mais sobre inscritos individualmente e oferecer conteúdo relevante e oportuno que atenda às necessidades específicas deles e não venda agressivamente seu produto.

Esses emails precisam ser diferentes dos seus emails comuns. Por exemplo, uma marca ou varejista que recentemente vendeu um fogão a um assinante on-line poderia enviar emails contendo idéias de receitas, fóruns onde fanáticos por cozinhar podem compartilhar ideias, ou maneiras inspiradoras de usar um fogão no dia-a-dia.

Com os opt-outs passivos sendo um desafio e a competição cada vez maior, os profissionais de email marketing devem ser inteligentes e experimentar novas táticas para aumentar o engajamento. Para maximizar o potencial das suas mensagens, você deve investir em conteúdo relevante para manter seus bancos de dados repletos de consumidores realmente interessados na sua empresa e produtos.

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