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Que tipo de postagem consegue mais engajamento nas redes sociais

As redes sociais se tornaram ferramentas importantíssimas para o marketing digital de qualquer empresa, especialmente aquelas que conversam com públicos entre 18 e 50 anos. Estes instrumentos de interação e socialização digital adquiriram força nos últimos anos e são destaque na imprensa comumente, devido ao seu alcance e a força que possuem para moldar e influenciar opiniões.

A importância das redes sociais

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Da mesma forma que influencia na opinião das pessoas para vários temas, incluindo política e economia, as redes sociais também têm bastante força para levar uma pessoa a adquirir produtos e serviços, e por isso, as empresas notaram a importância dessas ferramentas, investindo cada vez mais dinheiro para fazer estratégias eficientes de engajamento com o público, prospectando vendas e fidelizando clientes.

Além disso, este é um verdadeiro mercado a ser aproveitado, uma vez que mais de 100 milhões de brasileiros têm perfil em alguma rede social. As mais usadas em nosso país são o Facebook, o Instagram e o Twitter.

Como as redes sociais se profissionalizaram para as empresas

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Assim como o mercado percebeu a capacidade das redes sociais para gerar engajamento e lucro, as próprias redes sociais também notaram o potencial de suas mídias para criar um relacionamento profissional e bastante rentável com as empresas e, por isso, passaram a oferecer cada vez mais serviços especiais a estes players.

Dentre eles, podemos destacar as ferramentas de Ads, cada vez mais precisas e assertivas no que diz respeito à criação de anúncios de impacto e sempre mais alcance. As redes sociais apresentam a vantagem ainda de ter mais eficiência do que a publicidade tradicional no que diz respeito a alcance e impactação de público – posts nas redes sociais são bem mais incisivos e apresentam grandes resultados quando comparamos o custo do investimento.

Como se preparar para fazer postagens com engajamento

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Antes de sair publicando por aí, é importante preparar a sua rede social para isso e criar uma identidade coerente com os propósitos do negócio. Por isso, antes mesmo de começar a publicar, é preciso discutir qual será o seu público-alvo e conhecê-lo.

No país latinoamericano mais conectado às redes sociais, é importantíssimo saber o que seu público quer ler para conseguir gerar um conteúdo de maior impacto e força sobre suas opiniões. A dica é: monitore comunidades que reúnam este tipo de consumidor e veja quais são suas principais dores e desejos. Nas redes sociais, é fácil encontrar e estar em contato com os seus potenciais clientes.

Qual a linguagem a ser utilizada

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Não existe uma linguagem única ou correta a ser usada para impactar seu público. A única regra é utilizar um português correto de acordo com a norma culta e acompanhar como o seu público se comporta no que diz respeito à linguagem. Gírias? Regionalismos? Termos técnicos ou algo mais fluído? A sua linguagem certamente irá interferir no engajamento do público, como já conhecemos em diversos cases.

Como coletar insights de seu público

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Do seu público virão insights que poderão definir como as postagens da página de sua marca devem se posicionar. Além da linguagem, como mencionamos anteriormente, outra dica é tentar acompanhar as discussões e interesses de seu público-alvo de acordo com as tendências do momento ou a agenda temática, as chamadas “trends”. Ficar de olho nas trends e ver como seu público se comporta em relação a elas é uma das chaves para provocar o engajamento orgânico em suas redes sociais.

Como se comportar nas postagens

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O engajamento de suas postagens nas redes sociais irão depender de como a sua marca se comporta nesses posts. É muito interessante tomar uma postura de diálogo, de interação com o público e de empatia, algo que pode ser percebido pelos usuários das redes sociais, e que tende a gerar um sentimento de afinidade e carinho em relação à empresa.

Não faça os usuários das redes sociais curtirem e seguirem a página de sua empresa apenas porque gostam dos produtos e serviços que ela oferece, mas também porque se interessam diretamente pelo tipo de conteúdo que ela divulga – é disso que se trata o engajamento.

Postagens que dão audiência para suas redes sociais

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Gancho de ocasião: uma postagem nas redes sociais pode ter bem mais engajamento se tiver gancho com alguma ocasião acontecida em um curto espaço de tempo. Qualquer acontecimento que se relacione de alguma maneira com seu público pode gerar uma postagem com bastantes curtidas, comentários, reações e compartilhamentos – desde um acidente a até mesmo um aniversário.

Postagens sazonais: ao longo do ano, alguns episódios demarcados também costumam gerar engajamento nas redes sociais. Para além do natal, páscoa, dia dos pais e ano novo, também temos outubro rosa, novembro azul, maio e setembro amarelo, entre outros. Crie postagens interativas ou filtros para fotos de perfil. Este tipo de material costuma ter muito impacto.

Gancho de interação: esse é um tipo de engajamento “forçado”. Estimule o seu público a interagir com outros usuários para ganhar vantagens, divulgar conteúdos ou até mesmo fazer humor ou piadas, quando for coerente. A expressão “Marque um amigo que…” é um dos atalhos para um maior engajamento por parte de seu público.

Solicite o engajamento: muitas publicações por parte de páginas pedem para o usuário “comentar uma situação que aconteceu com ele”, e esse tipo de interação marca x usuário é algo bastante positivo. A empresa só precisa ter a atenção de responder pelo menos boa parte dos usuários que interagiram, para não causar um sentimento de decepção. A interação direta com o público é uma ótima forma de garantir engajamento.

Engajamento por polêmica: essa pode ser uma estratégia arriscada, mas que sempre gera engajamento. Quando alguma polêmica envolvendo o seu mercado ocorrer na sociedade, pode ser uma boa estratégia “cutucar o formigueiro” com algum post chamativo, que demonstre posicionamento ou não. O risco das polêmicas é provocar rejeição do público, por isso, use com cuidado.

Engajamento por impacto de imagem: imagens fortes ou imagens fofas. Não há pessoa que não goste de se engajar com uma provocação dessas. Porém, mais uma vez, recomendamos cuidado: utilize essa estratégia em sintonia com a linguagem de sua marca.

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