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Palavras que não devem ser usadas no assunto de Email Marketing

Saiba quais palavras não podem ser usadas no assunto de um e-mail marketing

Com o advento e a consolidação de ferramentas de comunicação cada vez mais modernas, canais tradicionais podem acabar sendo deixados de lado, o que é um grande erro! O e-mail marketing, por exemplo, embora não seja necessariamente uma novidade, segue como um meio de contato extremamente eficaz no relacionamento com clientes existentes e em potencial. Isso fica evidente ao analisar algumas estatísticas relacionadas a esse assunto:

– Quase 80% dos profissionais de marketing perceberam um aumento no engajamento de e-mails nos 12 meses anteriores à pesquisa (fonte: Not Another State of Marketing/2020);

– Profissionais de marketing que investiram em campanhas segmentadas de e-mail marketing obtiveram um aumento de até 760% na receita (fonte: Campaign Monitor/2019);

– Mais de 30% dos profissionais de marketing B2B acreditam que essa ferramenta é a mais eficiente para cultivar leads (fonte: Content Marketing Institute/2020).

Porém, o e-mail marketing só traz bons resultados quando é estrategicamente planejado e elaborado, desde a seleção dos destinatários até a produção do seu conteúdo. Nesse sentido, o assunto é um dos pontos principais, porque se não for atrativo, é possível que a pessoa nem mesmo abra o e-mail para tomar conhecimento do seu conteúdo. Além do que, dependendo das palavras inseridas nele, a mensagem pode nem mesmo chegar ao seu receptor.

Saiba quais palavras evitar no assunto do seu e-mail marketing

Palavras para evitar

Ao pensar em um bom assunto para e-mail marketing, tão ou mais importante do que saber quais termos escolher é identificar quais palavras devem ser evitadas. Pensando nisso, preparamos um guia completo sobre o assunto! Veja, a seguir, quais tipos de palavras você nunca deverá colocar no assunto desse material.

A principal razão para deixar certas palavras de fora dos seus assuntos de e-mail marketing é que a presença delas pode fazer com que o e-mail seja classificado como spam. Se isso acontecer, a mensagem nem mesmo chega até a caixa de entrada principal do destinatário e, assim, não cumpre o seu papel. Mas, afinal, quais são esses termos?

Palavras essencialmente comerciais

Aquelas palavras que sempre foram largamente utilizadas em assuntos de e-mail focados em venda de produto ou serviço são os principais alvos dos filtros anti spam. Considera-se que elas identificam justamente o tipo de conteúdo que lota a caixa de entrada sem ser realmente interessante para o destinatário. Alguns exemplos mais comuns incluem:

– Compre

– Promoção

– Desconto

– Grátis

– Oferta

– Aproveite

– Imperdível

Portanto, se você deseja usar o e-mail marketing como uma ferramenta para potencializar as vendas, será necessário ter mais criatividade para escrever o assunto. Uma alternativa é usar uma abordagem com o tom de solucionar um problema para o cliente e não de vender um produto. Por exemplo: em vez de escrever como assunto “Compre já nosso incrível gel emagrecedor”, você pode optar por algo do tipo “Problemas com a balança? Nós temos a solução!”

Chamadas para ação

No marketing de conteúdo, as chamadas “call to action” ou “CTA” são ferramentas bastante utilizadas, uma vez que direcionam a pessoa que está do outro lado a realizar a ação desejada pela marca. Porém, se essa CTA for colocada com assunto de um e-mail marketing, também há grandes chances de que ele vá parar na caixa de spam. Alguns exemplos disso incluem:

– Clique aqui

– Assine

– Saiba mais

– Acesse o nosso site

– Abra

– Leia isso

– Não exclua este e-mail

Chamadas apelativas no estilo “Isto não é um spam” também não são bem-vindas, porque vão se tornar justamente o que dizem não ser!

Termos de urgência

Outra estratégia bastante utilizada em campanhas de marketing são os gatilhos, como o de urgência. A ideia é despertar o senso de urgência do consumidor, trazendo a sensação de que ele precisa comprar aquele produto agora mesmo porque é a sua última oportunidade! Mas assim como no exemplo acima, no assunto do e-mail marketing essa não é uma abordagem muito bem aceita pelos filtros anti spam.

Sendo assim, evite compor o seu assunto com expressões como:

– Já

– Agora

– Última chance

– Última oportunidade

– 24 horas

– Não perca tempo

– Urgente

– Só hoje

– Oferta imediata

– Tempo limitado

Experimente acessar a caixa de spam do seu e-mail pessoal, é bem possível que você encontre várias mensagens não lidas com assuntos nesse estilo. Aliás, com palavras apontadas em todo esse artigo.

Promessas de rendimento

Se o seu produto é focado em finanças, na possibilidade de aumentar os rendimentos do cliente, o cuidado com o assunto deve ser redobrado! Todos os termos que denotam uma vantagem lucrativa são bastante visados pelos sistemas que detectam spam:

– Dinheiro

– Ganhe dinheiro

– Aumente sua renda

– Crédito

– Empréstimo

– Financiamento

– Dívida

– Pago agora

– Pagamento antecipado

– Pagamento imediato

– Trabalhe em casa

– Menores taxas

Cursos

Outro tipo de e-mail que todo mundo tem na sua caixa de spam são aqueles que divulgam cursos, aperfeiçoamento profissional ou até mesmo oportunidades de trabalho. Especialmente quando essa divulgação acontece de uma forma mais incisiva. Nesse campo, as palavras que precisam ser enviadas na elaboração do assunto incluem:

– Curso

– Curso online

– Vagas abertas

– Telemarketing

– Oportunidade de trabalho

– Oferta de emprego

– Agência de modelos

Estética

Um tipo de e-mail marketing que costuma ser muito frequente e incômodo são aqueles que prometem soluções milagrosas de emagrecimento. Isso acabou gerando inconvenientes para os destinatários por ser extremamente inoportuno. Resultado: o filtro anti spam passou a detectar palavras relacionadas a esse universo. Como:

– Emagreça já

– Perca peso

– Perca 10 Kg

– Dieta

– Barriga sarada

– Não consegue emagrecer?

Perceba que todas essas palavras “proibidas” são aquelas associadas a contextos muito apelativos. Foram termos usados frequentemente de maneira inadequada, com a intenção de conquistar o clique do destinatário a qualquer preço, mesmo que fosse prometendo algo que não necessariamente seria entregue. Portanto, é disso que você deve fugir ao pensar no assunto para o seu e-mail. Preocupe-se em estabelecer uma conexão mais real com o seu receptor e o clique será uma consequência disso!

Isso significa necessariamente que qualquer e-mail que tenha alguma dessas palavras no assunto vai ser considerado spam? Não, os filtros não são 100% exatos e podem “deixar passar” alguma coisa. Mas as chances aumentam significativamente e certamente não vale a pena correr o risco.

Como escrever um bom assunto de e-mail marketing?

Como escrever

Agora que você já sabe tudo o que deve evitar, as chances de que o seu e-mail vá para o spam já diminuíram muito. Mas não basta chegar à caixa de entrada principal: é preciso que o destinatário tenha interesse em abrir o conteúdo! Para isso, veja a seguir algumas dicas a serem observadas quando for elaborar o seu assunto.

Objetividade

É importante evitar assuntos muito longos, por isso, a objetividade é uma grande aliada. Pense que é muito mais interessante se o destinatário conseguir ler o assunto em sua totalidade sem ter que abrir o e-mail, para que a mensagem seja transmitida com instantaneidade e clareza. Especialmente considerando o quanto as pessoas são ocupadas e buscam sempre otimizar seu tempo ao máximo, ajude o receptor a fazer isso, comunique-se com ele sem “empacar” o seu dia!

Pontuação

Evite sempre utilizar pontuação em excesso no assunto do e-mail. Além de ser um dos fatores de risco para o spam, isso pode deixar a frase um pouco “truncada” e nada atrativa para quem está recebendo aquela mensagem junto a centenas de outras.

Personalize o assunto

Assuntos muito genéricos não chamam a atenção de quem está selecionando o que vai abrir na caixa de entrada. Personalizar vai além de colocar o nome do destinatário (o que também é uma boa estratégia, porque funciona como um “chamado”), mas significa entender verdadeiramente o seu público-alvo para identificar quais palavras e abordagens realmente terão um apelo significativo junto a ele.

Ou seja, um assunto personalizado é aquele que foi pensado para unir o assunto do e-mail ao perfil do público-alvo e não apenas para nomear de qualquer jeito aquele conteúdo.

Utilize dados e números

Tome cuidado: utilizar dados não significa tornar o assunto técnico e entediante, mas colocar os números a seu favor. Conteúdos em formato de “listas” são mais atrativos para o leitor e o grande sucesso do site BuzzFeed é uma prova disso. Para trazer essa ideia para o assunto do e-mail marketing, você pode investir em abordagens como “x dicas para cuidar da saúde mental”, “x erros gramaticais que você comete” e assim por diante.

Faça uma pergunta

Se você está tentando dialogar com o seu cliente existente ou em potencial, começar com uma pergunta é uma boa pedida. Especialmente se transmitir a ideia de que ele vai encontrar a resposta que procura ao abrir o e-mail. Por exemplo: “não sabe como investir?”, “está com dificuldade para fazer exercício?”. Mas tome cuidado para não repetir sempre a mesma fórmula em todos os e-mails porque isso pode se tornar desinteressante. Por isso, a melhor opção é mesclar o formato de pergunta com outros tipos de assuntos para o e-mail.

Alinhe o assunto ao objetivo

Uma campanha de e-mail marketing precisa sempre partir de um objetivo bem definido e todos os passos precisam conversar com ele. Assim, ao montar um assunto, certifique-se de que ele realmente conduz o destinatário à meta que foi proposta. Se a ideia da campanha é aumentar o tráfego no site, vender o produto X ou tornar a empresa mais conhecida, isso deve começar logo pelo assunto e continuar no conteúdo.

Não prometa o que não será entregue

Anteriormente, foi mencionado que o que cai nos filtros de spam são justamente assuntos que transmitem uma ideia de prometer demais. Portanto, outra dica importante é jamais escrever no assunto uma promessa que não será cumprida no conteúdo.

Um assunto impactante nesse sentido pode até induzir o destinatário a abrir o e-mail. Porém, ao perceber que essa promessa não foi cumprida, é muito provável que ele retire a sua inscrição para não receber outros e-mails.

Faça testes A/B

A melhor forma de saber se um assunto está sendo adequado para aquela campanha é por meio do teste A/B. Esse tipo de teste serve justamente para comparar duas versões dentro de uma mesma campanha para prolongar aquela que tiver uma melhor performance. Assim, a sugestão é sempre fazer um teste com duas opções de assuntos diferentes e depois avaliar qual delas trouxe uma maior taxa de abertura de e-mails. Principalmente para quem está iniciando nesse tipo de estratégia e ainda não identificou como a sua audiência responde melhor.

Você abriria um e-mail com esse assunto?

Todas as pessoas recebem e-mails de empresas e isso é uma vantagem, porque você consegue se colocar no lugar do seu destinatário. Antes de enviar o e-mail, olhe para o assunto que você escreveu e pergunte a si mesmo se você abriria aquela mensagem caso ela estivesse na sua caixa de entrada. Tente pensar como o seu público-alvo! Se algo parece estranho, mude até chegar a uma versão que seja efetivamente atrativa!

E é claro: quando se trata de e-mail marketing (ou de qualquer outra estratégia), as métricas e indicadores sempre vão ser os melhores aliados para mensurar a eficácia da campanha.

Se a taxa de abertura dos e-mails está insatisfatória, existe uma grande chance de o problema estar no assunto. Ou porque está caindo no spam ou porque não está atrativo o bastante para quem está recebendo. Monitore esse e outros indicativos constantemente para afinar a sua estratégia de campanha e melhorar cada vez mais. Uma estratégia baseada em indicadores palpáveis sempre tende a ser mais bem-sucedida do que aquela que não considera dados reais para a sua execução.

Quer saber mais sobre como elaborar uma campanha de e-mail marketing realmente eficiente, desde a escolha do assunto? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas! Estamos à disposição para ampliar ainda mais o alcance da sua marca por intermédio desse canal de comunicação tão importante!

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