15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://blog.nitronews.com.br 300

SEO no YouTube: aprenda a conquistar melhores resultados com seus vídeos

Agora que você está ciente da importância dos vídeos para a sua estratégia de marketing digital, é fundamental que saiba que não basta criar um vídeo bacana e publicá-lo no YouTube. Claro, às vezes acontece de um conteúdo muito bom (ou muito divertido, ou muito curioso) despertar o interesse dos usuários e viralizar, mais é importante saber que isso é exceção e não regra.

Na prática, existem milhares de usuários publicando conteúdo todos os dias – e a grande maioria não passa de 100 ou 200 visualizações. Ter um conteúdo de sucesso no YouTube também depende de muito trabalho duro e técnica. O trabalho duro depende só de você, mas podemos compartilhar algumas dicas para que seu conteúdo em vídeo traga os resultados que você espera.

Confira nossas dicas de SEO para YouTube e conquiste melhores resultados com os seus vídeos:

Invista na qualidade dos seus vídeos

invista-qualidade-video

Claro que em um cenário ideal você teria as condições financeiras para contratar uma produtora e criar o melhor vídeo possível. Mas se você não dispõe de um orçamento generoso, também é possível criar bons vídeos para atrair a sua audiência. Com um bom celular já é possível criar bons vídeos, mas procure sempre fazer o melhor mesmo com baixo orçamento. Tome cuidado com a estabilidade da imagem, com o cenário, som e iluminação: é possível encontrar tripés, backdrops, luminárias e microfones por preços bem acessíveis – e que farão toda a diferença no resultado do seu vídeo.

Edite o nome do arquivo antes de fazer o upload do vídeo

edite-nome-arquivo

Ao invés de fazer upload do seu vídeo com o título salvo automaticamente pelo celular, é recomendado que você renomeie o arquivo para algo mais próximo do que você está mostrando no vídeo. Melhor ainda seria se você pudesse adicionar as palavras-chave do seu vídeo (assunto pra daqui a pouco) no nome do arquivo.

Adicione legendas ao seu vídeo

use-legendas

As legendas são muito úteis para tornar o seu vídeo acessível a deficientes auditivos e a usuários estrangeiros, mas a importância delas vai muito além. Muitas pessoas não sabem, mas as legendas são rastreáveis pelas ferramentas de busca, então com o uso desse mecanismo você torna o seu vídeo muito mais fácil de encontrar. O próprio YouTube possui uma ferramenta de legendas automáticas, mas é recomendável que você faça suas próprias legendas para ter uma tradução com mais qualidade, e mais fiel ao conteúdo.

Capriche na thumbnail do seu vídeo

Thumbnail é a miniatura do seu vídeo, ou seja, a primeira imagem que os usuários verão na busca – e também aquela que aparece quando o seu vídeo é compartilhado nas redes sociais. Ter uma thumbnail atraente é fundamental para atrair um público ainda maior para o seu conteúdo, portanto capriche na imagem e no design que será utilizado. Se precisar se inspirar, confira o que alguns youtubers de sucesso fazem.

Crie o melhor título possível

O mesmo cuidado que você tem ao criar o título dos seus textos deve ser aplicado no YouTube. Os termos mais importantes devem estar no início do título, para que você tenha uma melhor colocação na busca do YouTube. Também certifique-se de que seu título é claro e reflete o que o usuário irá encontrar no seu conteúdo. Entregue o que você promete e garanta uma audiência fiel para os seus vídeos!

Encontre as melhores palavras-chave

Assim como você procura as melhores palavras-chave para o seu conteúdo em texto, é fundamental escolher os melhores termos para classificar o seu vídeo. O YouTube é muito procurado por quem busca tutoriais, então uma boa opção é utilizar termos como “como fazer” no título e nas keywords do seu vídeo. Outra opção é usar ferramentas como o Google Keyword Planner para ver quais são as palavras-chave com maior número de buscas. Além de aumentar o acesso de seus vídeos, essa pesquisa também pode ajudá-lo a planejar o conteúdo futuro.

Não esqueça de inserir tags no seu vídeo

tags

As tags são as palavras-chave que podem resumir o seu conteúdo, e que farão com que seu vídeo seja encontrado por quem busca vídeos como o seu. Escolha as palavras mais relevantes, mas não encha o seu vídeo de tags: utilize no máximo 12 tags para ter o melhor resultado possível nas buscas do YouTube.

Incentive os comentários dos seus espectadores

Assim como o Google, o YouTube entende que os conteúdos com mais comentários são mais relevantes do que aqueles sem comentário algum. Por isso, incentive os espectadores do seu vídeo a comentar e compartilhar suas opiniões. Uma boa maneira de fazer isso é encerrar o seu vídeo com algum questionamento, assim os usuários podem opinar na caixa de comentários.

Encoraje o usuário a se inscrever no seu canal

subscribe

Assim como os comentários, o número de inscritos no seu canal também é decisivo para o algoritmo do YouTube. Ou seja, quanto mais inscritos você tiver, maior a sua reputação e melhor a sua posição no resultado das buscas. O guru do marketing Neil Patel recomenda que se você tiver que escolher entre pedir para o usuário comentar, curtir ou se inscrever no seu canal, foque na última alternativa pois traz melhores resultados a longo prazo. O like ou comentário se referem a um conteúdo específico, enquanto a inscrição é o início de um relacionamento que pode ser bastante duradouro – só vai depender da sua capacidade de se manter relevante!

Compartilhe seus vídeos nas redes sociais

Apesar de parecer meio óbvio, existem diversas empresas que criam vídeos e não os compartilham nas redes sociais. E esse é um passo importante, pois além de atrair novos espectadores, esse ato também cria links para os seus vídeos, impactando no resultado das buscas do YouTube: um vídeo compartilhado várias vezes é considerado mais relevante do que outros, e a tendência é que apareça no topo da busca. Quando o assunto é Facebook, no entanto, vale a reflexão: você quer mais views nos seus vídeos ou mais usuários no seu canal? Pois se a intenção é ter mais views, talvez valha mais a pena publicar o vídeo diretamente, ao invés de compartilhar um link do YouTube, já que os vídeos nativos têm maior alcance e tempo de exibição.

E aí, gostou das dicas? Tem algum truque de YouTube também? Compartilhe nos comentários!

Post anterior
Marketing tradicional vs. Marketing digital
Próximo post
Realidade Virtual: como inseri-la na sua estratégia de marketing?

2 Comentários

Deixe uma resposta

Aprenda sobre marketing digital!

Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

Email cadastrado com sucesso!