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SEO para e-commerce: o que não pode faltar?

Se engana quem pensa que somente blog posts devem ser estruturados conforme as estratégias de SEO para ter sucesso. Elas são indispensáveis também para lojas virtuais e e-commerce. É uma das formas mais eficazes de alcançar resultados sem ter que investir em mídia. Ficou interessado? Então preste atenção no nosso texto e aprenda, de uma vez por todas, o que é SEO e como funciona! Reunimos o que é mais importante e não pode faltar no site do seu e-commerce. Boa leitura!

 

Você sabe o que é SEO?

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Nesse universo do Marketing Digital, muito se fala em SEO, mas nem todas as pessoas sabem o que realmente significa. SEO ou Search Engine Optimization quer dizer otimização para mecanismos de busca. Você deve estar se perguntando “mas o que é isso?”. Calma, são muitos termos, mas não é nada novo. O principal mecanismo de busca, mais utilizado do mundo, você deve usar quase que diariamente, é o Google.

Portanto, para que seu e-commerce seja facilmente encontrado por quem pesquisa por determinados produtos, é indispensável que você o estruture conforme as principais estratégias de SEO.

Para você entender melhor, o Google possui alguns pré-requisitos de avaliação. Para dar relevância a um determinado site, ele leva em consideração diversos detalhes como a utilização de palavras-chave adequadas, qualidade do texto, relevância do assunto e etc. O objetivo principal é possibilitar que as pessoas encontrem com maior facilidade os melhores conteúdos.

Portanto, SEO é um conjunto de ações capaz de melhorar o ranqueamento de uma página, a partir da pesquisa de uma palavra chave nos mecanismos de busca. Ficou mais claro porque é tão importante adequar o seu e-commerce a essas estratégias?

 

Quais estratégias de SEO não podem faltar no seu e-commerce?

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Existem diversas estratégias de SEO, porém, listamos a seguir as principais, ou seja, aquelas que realmente poderão contribuir para o aumento do fluxo de visitas no seu e-commerce. Saiba quais são e como funciona cada uma delas.

 

Palavras-chave

A maioria das pessoas que pesquisam por algum produto na internet, utiliza as palavras-chave. Por exemplo: tênis para bebês, calça flare, relógio feminino e etc. Para que os mecanismos de buscas entendam o que você vende e faça relação com as buscas realizadas, é imprescindível fazer o uso dessas tags.

Mas elas não devem ser criadas aleatoriamente, na base do “achismo”. A dica é utilizar ferramentas específicas, que medem a relevância das palavras-chave, e então descobrir quais são as mais indicadas para usar em seu site.

 

Título e subtítulos

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Essas palavras-chave devem ser inseridas na sua página, principalmente em títulos, subtítulos e descrições. Por exemplo, se você possui um e-commerce de sapatos e a procura por “tênis de bebê” é grande, é indispensável usá-la nos seus títulos. Ficaria assim: tênis de bebê rosa Sua Marca. Porém, é importante estar atento para o número de caracteres, que não deve ser superior a 63.

 

Texto descritivo

Quando realizamos uma pesquisa no Google, aparecem diversas opções de sites e embaixo do título de cada um, segue um texto descritivo, certo? Esse texto é de extrema importância e tem influência direta na escolha do cliente. Por isso, você deve caprichar nessa descrição! Ela deve ser motivadora, conter as palavras-chave e não possuir mais do que 160 caracteres.

 

Descrição de produtos

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A descrição é onde você vai vender o seu produto. Use a criatividade e produza textos originais, objetivos, claros e completos, ou seja, que contenham todas as informações sobre o produto. E não vamos nos esquecer das palavras-chave, é claro. Como você já percebeu, elas devem estar em todos os campos do site.

Além disso, jamais copie o texto de outro site. Nem mesmo do próprio fabricante. Os mecanismos de buscas identificam o plágio facilmente e desqualificam sites que costumam adotar essa conduta.

 

Imagens

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Você deve saber que, quando se trata da venda de produtos, é quase que obrigatória a utilização de fotos. Portanto, use-as a seu favor. A busca por imagens também costuma gerar um tráfego significativo para um site, e o Google reconhece isso! Não deixe de usar as tags corretamente, ou seja, a descrição que aparece quando passamos o mouse em cima de uma foto.

 

Vídeos

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Embora sejam mais complexos, os vídeos são muito bem avaliados pelos mecanismos de busca. Além disso, podem mostrar mais detalhes de um produto do que as fotos, dando uma maior credibilidade e segurança ao cliente.

 

URL simples

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Nem todo mundo sabe, mas a URL tem um papel fundamental no ranqueamento de um site, já que ela é a primeira a comunicar o conteúdo de uma página. Dessa forma, substitua a URL pela principal palavra-chave, acompanhada da descrição do seu produto. Por exemplo: seuecommerce.com/sapatos/tênis-de-bebe-rosa-meusite.

 

Links

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Um fator que contribui muito para tornar seu e-commerce relevante aos olhos do Google é o tempo em que o visitante navega por ele. E a forma mais eficaz de fazer com que a pessoa permaneça mais tempo em seu site é por meio da linkagem interna. Um bom exemplo é disponibilizar um link para uma página mostrando como se utiliza um determinado produto.

Dica de Ferramenta

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O que evitar em seu e-commerce?

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Assim como existem diversas estratégias que podem ajudar a impulsionar seu site e aumentar o fluxo de visitas, há outras que devem ser evitadas. Saiba o que pode fazer com o ranqueamento do seu e-commerce seja prejudicado. Veja alguns exemplos:

  • páginas muito lentas e com pouca velocidade de carregamento;
  • erros de digitação e gramaticais;
  • textos copiados de outros sites;
  • fotos com uma resolução ruim;
  • vídeos com baixa qualidade;
  • links que não funcionam;
  • pouca informação sobre os produtos;
  • falta de atualização de conteúdo.

Um bom trabalho de SEO exige trabalho constante e acompanhamento dos resultados. É indispensável conferir diariamente os indicadores para saber se as estratégias estão dando certo ou precisam de alguma adequação.

Portanto, se o problema é falta de tempo ou conhecimento sobre as estratégias de Marketing Digital, contrate uma empresa especializada para fazer o trabalho. Dessa forma você garantirá que um grupo de pessoas estará trabalhando para alavancar seu e-commerce e poderá focar em outros assuntos. A Nitro Marketing Digital, por exemplo, possui mais de 13 anos de experiência. Entre em contato peça um orçamento!

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