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Sete recursos de automação no email marketing para você gerar melhores resultados

As tendências de mercado em constante evolução e as empresas em expansão globalmente abriram caminhos para métodos mais novos, mais inteligentes e mais eficazes para mostrar o apelo de cada produto. Atualmente, os empreendedores fazem de tudo para digitalizar seus negócios; e o marketing ocupa um grande espaço na estratégia de vendas.

Qualquer iniciativa de marketing, especialmente para uma empresa nova, carrega consigo altas apostas e esperanças. Tais iniciativas são responsáveis ​​por ditar o futuro de muitas marcas. 49% das empresas consultadas pela Econsultancy em todo o mundo já usam a automação de marketing para garantir o sucesso dos negócios.

A automatização do email se tornou a necessidade da hora. As empresas estão entendendo isso e adotando a automação de forma dinâmica. Automatizar o marketing é uma necessidade, porque as empresas precisam de velocidade, escala e volume de compradores para vender seus produtos.

Por isso, confira alguns recursos de automação no email marketing para serem incorporados em sua campanha e que aumentam consideravelmente as suas chances de sucesso!

1) Geração de leads

automação no email marketing

Depois de segmentar sua lista de público-alvo, é necessário criar um email que seja rico em conteúdo e que valorize o produto. Como o destinatário está interessado em um produto como o seu, ele terá curiosidade e se transformará em um cliente potencial. Os leads são o maior trunfo que as empresas de produtos e serviços têm, e convertê-los em clientes satisfeitos deve ser a principal prioridade das empresas.

A automação da geração de leads economiza muito tempo e energia para os profissionais de marketing, permitindo que eles realizem outras tarefas. Entregar os melhores leads possíveis a sua equipe de vendas ou entrar em contato com leads são tarefas necessárias, mas negligenciadas, que podem gerar mais negócios.

Por isso, os emails da empresa devem ser automatizados para capturar precisamente os leads. Existem muitas plataformas onde a automação de email pode ser configurada. As empresas que estão interessadas em automatizar o email devem fazer alguma pesquisa para entender quais funcionalidades são mais indicadas para suas necessidades.

2) Gerenciamento de sequências de emails

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Cada tentativa de engajamento do cliente é única. O conteúdo de email precisa mudar, dependendo de quem está recebendo, e também precisa levar em consideração detalhes como localização, fuso horário e preferências de cada destinatário. O gerenciamento de fluxo de conteúdo pode se tornar um pesadelo, se executado manualmente, e pode piorar se a empresa não tem pessoal suficiente para atender a toda demanda.

A beleza de automatizar as sequências de email é que ele simplifica a complexa tarefa de criar um email do zero.  Enviar ofertas de produtos específicos para os clientes torna-se fácil – e aumenta consideravelmente o número de conversões.

3) Modelos eficazes

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As empresas não podem falar pessoalmente com cada cliente. Assim, um modelo de email é a melhor maneira de se comunicar de modo personalizado e simples. Os modelos permitem a personalização em grande escala. Apresentação de produtos, notícias da empresa e novidades da marca podem ser compartilhadas com muita eficiência por meio de modelos.

As plataformas de envio de emails, como o Nitronews, disponibilizam uma infinidade de opções de modelos, além de permitir a personalização. A estratégia pode dar muito certo: 61% dos consumidores gostam de receber emails promocionais semanalmente e 38% gostariam que os emails fossem enviados com mais frequência. Um email com boa aparência satisfaz os consumidores e aumenta o reconhecimento da sua marca!

4) Envio em massa

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Um mailing ético e eficiente é construído ao longo dos anos, com os contatos dos clientes realmente interessados nas novidades das empresas. Esses bancos de dados são enormes e se baseiam no fato de que os consumidores estavam interessados em um produto que é semelhante ao que a sua empresa oferece. Se um cliente comprou uma lavadora na sua empresa, é plausível que no futuro ele tenha interesse em uma secadora, certo?

Enviar manualmente emails para milhares de pessoas que possam estar interessadas em seu produto é impossível. Por isso, a ferramenta de email marketing deve ter o recurso de envio em massa para suas listas segmentadas. É a maneira mais fácil e eficaz de enviar sua mensagem.

5) Listas de email ilimitadas

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LinkedIn, contatos comerciais, redes sociais, conferências e seminários e rede pessoal são apenas alguns lugares onde você pode encontrar grandes quantidades de leads. É essencial que todos esses leads sejam separados em listas para que você possa chegar até eles com mensagens segmentadas e mais eficazes.

Essa separação também é essencial porque sua empresa vai criar vários estilos de conteúdo original para serem enviados à sua rede. Imagine a tarefa de desmarcar cada destinatário para o qual esse email não deve ir! A automação de emails vem com um recurso de listas em que um conjunto de pessoas pode ser compilado em uma lista e o envio de conteúdo pode ser otimizado de acordo.

Esse recurso é básico, mas é essencial para criar uma campanha de email marketing perfeita e bem-sucedida. Segundo pesquisas, as campanhas segmentadas recebem 100,95% mais cliques dos que as campanhas não segmentadas.

6) Email Analytics

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Como profissional de marketing, é seu dever saber exatamente as estatísticas por trás da jornada do seu email e isso pode ser automatizado também. As ferramentas de envio de email marketing mais completas, como o Nitronews, possuem os recursos necessários para monitorar se o destinatário abriu o email, se clicou em algum link ou se efetuou uma compra. Esses dados ajudam você a concluir se a campanha de email foi ou não bem-sucedida.

A combinação de métricas disponíveis para rastrear emails é grande. Portanto, é recomendável que você rastreie apenas aquelas que são importantes para a sua empresa – dessa maneira você torna o seu trabalho mais simples e eficiente.

7) Integração perfeita com software de terceiros

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A ferramenta de automação de email que uma empresa escolhe para seu marketing deve ter a capacidade de integrar-se a softwares de terceiros. Isso ocorre porque um software externo pode ter sucesso na resolução de uma necessidade única da empresa.

Essa integração também é importante para que esses os profissionais de marketing possam desenvolver novas ideias no envio das mensagens por email da empresa. As possibilidades se multiplicam quando a integração é uma realidade!

Gostou das dicas para melhorar os seus envios através da automação no email marketing? Deixe seu comentário abaixo!

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