15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://blog.nitronews.com.br 300

Tipos de ferramentas de email marketing

Existem dois tipos de ferramentas disponíveis no mercado: os aplicativos no modelo ASP (Application Service Provider) e os Softwares Instalados. Neste capítulo explicaremos as vantagens e desvantagens de cada modelo.

Modelo ASP – Application Service Provider

Aplicativos no modelo ASP correspondem a um sistema que funciona on-line, sendo acessado pela Internet através de navegadores (browsers). Em outras palavras, o sistema ASP pode ser visto como um “website”, porém com acesso restrito apenas aos seus usuários.

Vantagens

  1. Integração do sistema com cadastro do website.
  • Custo reduzindo, visto que o modelo não requer cópias do software para diferentes clientes (computadores).
  • Possibilidade de acesso remoto; ou seja, o sistema é acessado em qualquer computador que possui conexão à Internet.
  • Manutenção e atualizações instantâneas pela equipe de desenvolvimento.
  • Não é necessário fazer download e instalação de software.
  • Redução de custos internos em TI.

Desvantagens

  • A falta de conexão à Internet impossibilita o acesso ao sistema
  • Pode haver congestionamento na navegação ou lentidão dependendo da disponibilidade dos serviços de provedor.

Modelo Softwares Instalados

Esta outra modalidade de aplicativos para envio email marketing, ainda bastante utilizada, está ficando para trás por possuir uma série de desvantagens que listaremos logo abaixo. Para utilizar este tipo de aplicativo, é necessário que se baixe e instale o programa no computador, assim como seu programa de email ou o próprio Windows. Alguns desses aplicativos são de distribuição gratuita para o envio de poucos emails, sendo necessário comprar uma versão mais completa para envios maiores.

Vantagens

  • Não é necessário conexão com a Internet para acessar o programa, exceto no momento do envio.
  • Menor vulnerabilidade a ataques externos por não estar em um ambiente compartilhado como a Internet

Desvantagens

  • Necessidade de instalação do software no computador, ocupando, assim, espaço em disco e processamento do PC
  • Indisponibilidade de acesso em qualquer computador
  • O custo cresce na medida em que há necessidade de possuir outras cópias do aplicativo
  • Dificuldade de integração do sistema com o website
  • Dificuldade da manutenção de melhorias e atualizações.
Post anterior
Reduzindo emails rejeitados em email marketing
Próximo post
Vantagens do email marketing

0 Comentário

    Deixe uma resposta

    Aprenda sobre marketing digital!

    Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

    Email cadastrado com sucesso!