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Guia completo sobre como mapear seus clientes em potencial e aumentar suas vendas

Um guia completo sobre como mapear seus clientes em potencial e aumentar suas vendas

Um guia completo sobre como mapear seus clientes em potencial e aumentar suas vendas

Aumentar as vendas e captar clientes é o foco principal de todas as empresas e muitas são as estratégias adotadas para realizar essas ações. Com o crescimento da era digital, essas estratégias se tornaram ainda mais fortes e poderosas.

Ao desenvolver uma ação para aumentar as vendas, é necessário saber exatamente quem é seu público-alvo e o que fazer para convertê-los em clientes.

Tão importante quanto captar novos clientes é fidelizar os atuais. Por isso elaboramos esse post para te ajudar a planejar as melhores estratégias de captação e fidelização de clientes e assim aumentar suas vendas.

1) Procure conhecer bem o seu potencial cliente

Procure conhecer bem o seu potencial cliente

O primeiro passo para uma boa estratégia de atração, é mapear a sua persona. Você precisa conhecer os interesses, as objeções e as dores do público que você quer atingir. Suas comunicações precisam ser direcionadas à sua persona para despertar o interesse dela.

2) Invista em um portifólio voltado para sua persona

Invista em um portifólio voltado para sua persona

Seus produtos e serviços precisam ser a solução para seu potencial cliente resolver os problemas dele. Deixe claro para sua persona que seu produto ou serviço vai agregar muito valor para ela.

3) Crie um site funcional

Crie um site funcional

É muito importante que seu site seja inteligente e adaptado para dispositivos mobile. Além disso, ele precisa ser funcional para levar o cliente de forma natural ao próximo passo, como por exemplo, clicar no botão que vai levá-lo a uma landing page ou a um cupom de desconto.

4) Aposte em mídias e conteúdos segmentados

Aposte em mídias e conteúdos segmentados

Hoje existem muitas ferramentas de rankeamento e segmentação de anúncios por interesse, pesquisa, idade entre outros, o que pode ajudar a encontrar o perfil exato do seu futuro cliente. Muito importante também segmentar seu marketing de conteúdo e enviar aos seus leads apenas comunicações que serão realmente úteis para eles para que seu e-mail não vá parar na lixeira ou na caixa de spam.

5) Interaja com seus prospects de forma natural

Interaja com seus prospects de forma natural

Crie uma interação automatizada com seus prospects, mas que seja de forma natural, por exemplo: ao enviar um e-mail deixe-o mais personalizado possível. Não envie mensagens “engessadas” como um robô. Crie um diálogo com seus leads e permita que eles decidam se querem receber uma ligação ou agendar um contato presencial para orçamento e etc. Outra forma de interagir naturalmente é estar presente nas redes sociais e utilizá-las para se aproximar ainda mais dos seus prospects e conhecer os gostos e os hábitos deles.

6) Utilize o funil de vendas

Funil de vendas

Não necessariamente o seu produto principal será vendido logo no primeiro contato, por isso é importante definir um funil de vendas. O topo do funil é a parte mais ampla, onde seus futuros clientes terão o primeiro contato com sua empresa ou com seu site. Depois temos o meio de funil, onde começamos a filtrar os leads que realmente estão interessados nos seus produtos ou serviços. Neste ponto o usuário busca por mais informações e por resolução dos seus problemas. Já no fundo do funil, é onde seus leads podem se converter em clientes, pois eles já conheceram as opções disponíveis e já estão avaliando a possibilidade de efetivar a compra. Nesse estágio a empresa precisa mostrar seu diferencial para encantar o cliente.

O funil é importante para que o prospect primeiro se interesse e crie uma relação de confiança em você e no seu produto ou serviço, e que ele passe por toda a jornada do consumidor de forma espontânea até chegar à venda de fato.

7) Seja profissional e crie uma experiência única para seu cliente

Seja profissional e crie uma experiência única para seus clientes

Como já dito acima, fidelizar o cliente é mais ou tão importante quanto atrair. Por isso, se você já conseguiu fazer com que ele comprasse seu produto ou serviço, garanta o melhor atendimento possível. Trate seu cliente de forma única e diferenciada para que ele fique totalmente satisfeito e que volte a comprar com você em um segundo momento. Afinal, cliente satisfeito é também um cliente fiel e que indica para outras pessoas.

8) Invista em treinamentos para o seu time e quebre as objeções

Treinamento para seu time

Para concluir esse processo é importante que toda a sua equipe esteja alinhada e capacitada para contornar as objeções dos clientes e fechar o negócio. É muito importante que sempre exista um alinhamento entre as equipes de vendas/atendimento e marketing e, para isso, é preciso investir em treinamentos de capacitação e definir claramente as funções de cada um.

9) Invista em produtos e serviços de qualidade

Invista em produtos e serviços de qualidade

O consumidor tem se tornado cada vez mais exigente, e por isso é fundamental que, seja o que for que você tenha a oferecer, seja de qualidade. A sua empresa e sua marca precisam se tornar referências para o cliente e buscar se aperfeiçoar cada dia mais.

10) Peça um feedback aos clientes

Peça um feedback aos clientes

É importante ouvir a opinião dos seus compradores para saber o grau de satisfação deles com seus produtos ou serviços. Utilize um sistema de automação, como um CRM, para você gerenciar o volume de clientes com atendimento personalizado.

Outra dica para fidelizar o cliente é desenvolver ações como sorteios ou premiações nas redes sociais em datas comemorativas, como Natal, dia das mães e dos pais etc.

11) Fique de olho nos concorrentes

Fique de olho nos concorrentes

Por último, mas não menos importante, esteja sempre atento às estratégias dos seus principais concorrentes. O objetivo não é copiá-los, mas sim ver o que eles estão fazendo e pensar o que a sua empresa pode oferecer de melhor e de diferencial para seus clientes em relação aos outros.

Atrair novos clientes é uma demanda contínua de todos os segmentos de negócio, e as ações para isso precisam estar sempre atualizadas e de acordo com a era do marketing digital, afinal de contas, você não quer ficar pra trás não é mesmo?

Aplique essas dicas no dia a dia da sua empresa e veja como elas podem ajudar a alavancar os seus negócios de forma mais rápida do que você imagina.

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