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Use e abuse da criatividade no seu email marketing

Se você costuma enviar campanhas de email marketing com frequência para os seus contatos, deve ter se deparado diversas vezes com o famoso bloqueio criativo. Pudera, haja assunto para tanto email marketing!

Mas ser criativo e tornar cada email único é mais do que uma opção, é uma necessidade. Leve em consideração que o seu cliente recebe dezenas de mensagens todos os dias, e que a sua deve se destacar na multidão.

Não basta mais ser correto no seu envio de email marketing: você tem que pensar em maneiras de tornar o seu texto divertido e interessante, mesmo para os clientes que não têm interesse em fazer compras nesse momento. Quem sabe você não seduz o consumidor dessa maneira e não aumenta a sua lucratividade?

Por isso, hoje trazemos uma série de dicas para que o seu email marketing seja mais criativo. Confira:

Fique de olho no que está acontecendo no mundo e nas redes sociais

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Ser bem informado é uma das melhores maneiras de garantir um email marketing atrativo e criativo. Você pode usar acontecimentos que foram parar no jornal ou até mesmo memes das redes sociais. Quer um exemplo? Na última semana viralizou uma conversa do Whatsapp onde uma mãe reclamava que o filho não pôde brincar com os bonecos dos Vingadores em uma casa que visitou. É ou não é uma excelente desculpa para oferecer action figures de uma maneira divertida para os seus clientes?

Conheça bem o seu público

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É importante que você saiba com quem está falando, até para que possa falar diretamente com o seu público. Por isso é muito importante que você segmente a sua lista e prepare peças de email marketing distintas para cada parcela do público que você quer atingir. Lembre-se que você está falando com pessoas de sexos distintos, diversas idades e que habitam diferentes regiões do país. Não adianta enviar um email reclamando do frio para moradores da região Nordeste, mas o pessoal do Sul com certeza vai se identificar. Portanto, crie personas para cada lista de contatos e envie emails com informações específicas – dessa maneira você estará falando diretamente com o seu consumidor e criará uma relação muito mais duradoura, além de aumentar o interesse pela sua mensagem.

Tenha o máximo cuidado na hora de elaborar o assunto do email

Já falamos disso inúmeras vezes por aqui, mas não custa reforçar: o assunto do seu email é a “porta de entrada” da mensagem, e precisa ser extremamente bem elaborado para que o consumidor tenha interesse em abri-la. Um texto conciso, mas cativante, é o ideal para que o seu contato se sinta compelido a abrir a sua mensagem. Você pode usar de recursos como emojis, hashtags e outros para tornar o campo de assunto da sua mensagem ainda mais atraente, criativo e divertido. Por outro lado, palavras como grátis, promoção e imperdível  jogam seu email na vala do lugar comum – e podem levantar suspeitas de filtros anti-spam. Melhor evitar.

Troque o nome do remetente

Ferramentas como o Nitronews permitem que você altere o nome do remetente do email marketing de maneira fácil e rápida. Porque você não usa esse recurso de maneira criativa para surpreender o seu consumidor e agregar ainda mais valor à sua mensagem? Se você utiliza o nome da empresa, que tal apostar as fichas no “fulano da (nome da empresa)” ou até mesmo em uma brincadeira que tenha relação com a mensagem que você está enviando? Só tenha cuidado em não usar essa tática com muita frequência, pois os seus leitores podem ficar confusos  ou até mesmo irritados. Não se esqueça de que o intuito aqui é surpreender, e você não alcançará esse objetivo se fizer isso com muita frequência.

Utilize gifs no seu email marketing

Os gifs são uma mania da internet, e geralmente são associados a conteúdos de humor. Por isso, lance mão desse artifício e torne o seu email mais divertido com o uso deles. Você encontra inúmeros gifs em sites como o Giphy ou fazendo uma busca simples no Google Images. Ferramentas como o Nitronews permitem a inserção de gifs como imagens no email marketing, então o seu único cuidado é não inserir um gif muito pesado – que pode tornar a visualização da sua mensagem mais lenta. De resto, é só procurar uma imagem (que pode ser de um personagem de filme ou seriado, um meme, uma reação ou qualquer outra coisa) que tenha relação com o que você está dizendo para tornar o seu email marketing muito mais criativo e divertido.

Seja bem humorado

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Não tem como ser criativo sem ser bem humorado. Deixe o seu email marketing muito mais leve e divertido fazendo uso de piadas e brincadeiras que tenham a ver com o seu ramo de negócio. Mas tenha cuidado para fazer piadas de bom gosto, e que não tenham o potencial para ofender os seus leitores. Para isso, leia bastante e esteja por dentro das piadas que correm nas redes sociais. Se necessário, assine as newsletters de outras empresas que costumam usar o bom humor nas suas comunicações para identificar a linha tênue entre o bom humor e a ofensa. Quando você acertar o ponto, é só correr pro abraço. Ninguém resiste a um email marketing com boas sacadas – sua taxa de abertura irá para as alturas, pode apostar!

Brinque com as datas especiais – e, se necessário, crie as suas próprias!

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As datas comemorativas são muito importantes nas campanhas de email marketing, e não é por acaso: nessas ocasiões as vendas costumam subir consideravelmente, já que muita gente procura presentear as pessoas especiais de suas vidas. Não deixe de usar o bom humor nessas datas e torná-las ainda mais atrativas para os seus leitores. E se você acha que as datas comemorativas atuais não beneficiam o seu negócio, que tal criar as suas próprias? Lembre-se de que comemorações como o Dia dos Namorados foram criadas por marketeiros que queriam vender os seus produtos. Ou seja, você pode fazer a mesma coisa!

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