15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://blog.nitronews.com.br 300
gamificação

Use a gamificação na sua estratégia de marketing

Os jogos eletrônicos atraem cada vez mais usuários. Não importa a plataforma: pode ser em um console de videogame, pela internet ou até pelo celular. As pessoas usam esses jogos para se divertir, se distrair e até para aprender, já que muitos títulos são conhecidos por estimular o raciocínio.

O prazer proporcionado pelos jogos é facilmente explicado pelo sistema de recompensas. Ao finalizar uma fase, você ganha pontos, distintivos, ou sobe no ranking geral. A punição do jogo também é bastante motivadora: ninguém gosta de ver um “game over” na tela, não é mesmo?

E você pode usar esses mesmos princípios em sua estratégia de marketing. A gamificação é uma tendência cada vez mais adotada por diversas marcas para envolver os consumidores. Confira algumas maneiras que você pode usar a gamificação na sua estratégia de marketing:

Emblemas de conquistas

Os emblemas já são muito vistos nos fóruns da internet, como o Trip Advisor. Quanto mais um usuário colabora, maior o seu status dentro da comunidade. Aqui no Brasil, o Mercado Livre já adota um sistema semelhante e classifica os usuários de acordo com o número de compras realizadas dentro da plataforma. É uma maneira de reconhecer e recompensar os clientes mais fiéis.

Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade se tornaram populares nas companhias aéreas, mas podem ser aplicados em qualquer tipo de negócio. O funcionamento é relativamente simples: a cada compra, o cliente ganha pontos ou créditos que podem ser revertidos em descontos em novas compras. Você pode determinar um prazo de validade para que o consumidor se motive a ganhar o benefício logo.

Pontuação

Também é possível implementar um sistema de pontuação que apele para o senso de competição dos usuários. As pessoas costumam responder bem e querem estar no topo do ranking. Determine pontos para cada ação e crie recompensas para os líderes do ranking.

Gostou das dicas? Não esqueça de deixar seu comentário abaixo!

erros de marketing
Post anterior
Erros de marketing que você pode evitar
convencer pessoas
Próximo post
5 maneiras de convencer pessoas

0 Comentário

    Deixe uma resposta

    Aprenda sobre marketing digital!

    Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

    Email cadastrado com sucesso!