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psicologia das cores

Use a psicologia das cores na sua estratégia de marketing

Quando se trata de construir uma campanha de marketing, pode ser difícil saber por onde começar. Você pode ter uma ideia, mas torná-la realidade e transmitir sua mensagem da maneira que você idealizou será sempre mais difícil do que o planejado.

Geralmente, você quer que seu conteúdo ressoe com seu público de alguma maneira e que ele reaja e se envolva com sua campanha. Se você deseja educar, informar ou despertar o desejo por seu produto ou serviço, a escolha de cor pode ajudá-lo a evocar uma emoção e transmitir a sua mensagem de maneira mais precisa.

Usando cores

psicologia das cores

Então, como despertar a emoção certa em seu público quando há um monte de outros profissionais de marketing tentando transmitir a mesma mensagem?

A resposta pode estar nas cores: os psicólogos acreditam que a cor está ligada à emoção e pode denotar sentimentos ou provocar ações. É importante que as marcas adotem essas dicas emocionais e as use em harmonia com o marketing.

Marca e Cor

psicologia das cores

Cada marca tem uma identidade que foi formada ao longo dos anos, que mostra sua personalidade e oferta de produtos. São essas cores e estilos que tornam as marcas instantaneamente reconhecíveis para seus consumidores e potenciais clientes.

O papel que as cores desempenham na marca é parte da sua identidade. Certamente não é coincidência que o vermelho seja a cor da Coca-Cola: o vermelho é uma cor considerada cheia de energia, força, paixão e poder.

O uso das cores nos sites

psicologia das cores

Como uma das formas mais poderosas de comunicação não-verbal do marketing, a cor pode transmitir imediatamente significado e mensagem. Isso precisa ser visível em toda a sua marca, não apenas no logotipo.

Embora seja importante usar suas cores e estilo em tudo, também é importante usar a cor adequadamente. Reserve um tempo para entender o significado por trás de cores específicas e use-as no momento certo. Também é importante usar variações de estilo e cor quando apropriado.

Por exemplo, o uso de cores no seu site precisa ser adaptável para uma boa legibilidade e usabilidade online. Encontrar um bom equilíbrio com o contraste também pode ajudá-lo a destacar mensagens importantes. Os contrastes bem proporcionados podem ajudar a reduzir a tensão ocular e, portanto, tornar os usuários mais confortáveis. E se você deseja encorajar o usuário a realizar uma ação específica, você pode usar cor e contraste para fazê-lo.

A experiência online de um usuário deve ser agradável, então use fontes que tornem seu site fácil de ler. O texto escuro em um fundo claro é o mais usado, pois é o mais legível.

Cor e Persuasão

psicologia das cores

A teoria das cores é um tópico complexo. Embora existam muitas ideias sobre o que a cor significa, a pesquisa realmente mostra que as preferências pessoais, as diferenças culturais, o contexto e as experiências anteriores fazem parte da forma como vemos a cor individualmente.

A adequação da cor é outra consideração. Por exemplo, é improvável que a Harley use o rosa millenial que está tão na moda, porque não é apropriado para a imagem “masculina” que a empresa construiu.

No entanto, certas cores são sinônimas de emoções e, portanto, se usadas corretamente, podem ajudar a criar um conteúdo emotivo forte.

Reconhecimento de cores e marcas

Como as pessoas percebem as cores tem um efeito direto nas suas conversões. Eles clicarão no seu botão de CTA? Será que eles lerão seu gráfico? Será que notarão sua caixa de assinatura de email?

De acordo com pesquisas realizadas pelo Institute for Color Research e pela Kissmetrics, as pessoas fazem um julgamento sobre o seu conteúdo em 90 segundos ou menos, e até 90% desse julgamento é influenciado pelas cores que eles veem.

Na verdade, a cor ajuda as pessoas a reconhecer sua marca em até 80%. É importante escolher sua cor com cuidado e se manter fiel a ela.

Quais as cores?

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Amarelo

Amarelo proporciona uma ideia de alegria, felicidade, alegria, otimismo. O amarelo tem um dos efeitos psicológicos mais poderosos, enquanto também é a cor mais fácil de ver. Você sabia que o amarelo é a primeira cor que os bebês reconhecem?

Sempre que você precisa aumentar a confiança do consumidor ou fornecer inspiração, use amarelo.

Utilize o amarelo para transmitir felicidade, otimismo e calor. O amarelo estimula os processos mentais, estimula o sistema nervoso, ativa a memória e encoraja a comunicação. É a cor ideal para usar nas vitrines da sua loja!

Laranja

O laranja tem um efeito psicológico muito interessante, pois combina o poder e a energia do vermelho com a simpatia e diversão do amarelo. A mistura faz do laranja uma boa representação do conforto físico na forma de calor, comida e abrigo.

O laranja também é conhecida por uma cor de motivação e nos transmite uma atitude positiva e um entusiasmo geral pela vida. No geral, o laranja é excelente para oferecer conforto em tempos difíceis e criar uma sensação de diversão ou liberdade em seus materiais visuais.

Utilize o laranja para transmitir simpatia, alegria e confiança. A cor estimula a atividade, estimula o apetite e encoraja a socialização. O laranja é a cor ideal para o marketing de alimentos!

Vermelho

O vermelho é uma cor muito poderosa e dinâmica que reflete nossas necessidades físicas, seja para demonstrar carinho e amor ou para retratar terror, medo e sobrevivência. O vermelho também é uma cor muito energizante que pode retratar simpatia e força, mas pode ser exigente e mostrar agressão também, dependendo do seu contexto.

No geral, se você está procurando por uma presença realmente poderosa ou para chamar a atenção de alguém, o vermelho é a sua cor.

O vermelho transmite excitação, juventude e coragem. A cor aumenta o entusiasmo, estimula a energia, aumenta a pressão sanguínea e encoraja a ação e a confiança. É a cor perfeita para anunciar sua liquidação!

Roxo

O roxo é conhecido por ser a cor da imaginação e da espiritualidade. Possui a energia e o poder do vermelho combinados com a estabilidade e a confiabilidade do azul, tornando-o um equilíbrio perfeito entre o físico e o espiritual. O roxo é frequentemente usado para mostrar luxo, lealdade, coragem, mistério e magia.

É uma cor muito intrigante, pois acalma, mas também apresenta espaço para mistério e novas ideias. É por isso que a criatividade é mais frequentemente associada à cor roxa.

O roxo transmite criatividade, sabedoria e imaginação. Ele acalma a mente e os nervos, oferece uma sensação de espiritualidade e incentiva a criatividade. É perfeito para o marketing  de produtos de beleza ou antienvelhecimento!

Azul

O azul é conhecido por sua confiabilidade. É confiável, responsável e mentalmente reconfortante. Por essa razão, é uma das cores mais apreciadas em todo o mundo, em particular entre os homens.

O azul provoca uma reação mais mental do que física. Infelizmente, também pode ser percebida como distante, fria ou hostil se usada em grandes quantidades.

Em geral, o azul é uma cor que pode trazer uma sensação de calma e confiança ao construir relacionamentos, especialmente no marketing. Evoca confiança e força, e ajuda a aumentar a produtividade. É a cor ideal para representar bancos e empresas em geral.

Verde

O verde lembra a natureza e o meio ambiente. É também uma cor equilibrada e ajuda a restaurar a sensação de bem-estar. Pode ser ligado a coisas materiais, como dinheiro.

O verde transmite paz, crescimento e saúde. Relaxa mentalmente, ajuda a aliviar a depressão, o nervosismo e a ansiedade. Oferece uma sensação de renovação, autocontrole e harmonia

O verde é a cor ideal para o marketing de empresas de produtos naturais!

Cinza

O cinza é geralmente é associado à confiabilidade e ao profissionalismo. É também uma cor muito prática e muitas vezes pode ser associada à inteligência. Evoca o intelecto, a neutralidade, mas também o pessimismo.

Rosa

O rosa é uma versão mais suave e menos intensa do vermelho, que cria uma sensação de compaixão e amor incondicional. Embora seja uma cor muito física, acalma em vez de estimular, tornando-a uma cor perfeita para cuidar, compreender e nutrir os necessitados.

O rosa é um sinal de esperança. Também é conhecido por ser muito romântico, pois mostra empatia e sensibilidade. Porém, em excesso, o rosa pode demonstrar falta de energia e até imaturidade.

A cor transmite juventude, diversão e vibração. Estimula a energia e aumenta a pressão sanguínea. É ideal no marketing para mulheres e meninas jovens.

Marrom

Embora não seja a cor mais visualmente estimulante, o marrom é ótimo para transmitir estrutura, segurança e proteção. É também uma cor muito séria e realista.

O marrom transmite calma, simplicidade e seriedade. Estimula a calma e transmite uma energia natural, relaxada. É ideal para uso em produtos de beleza masculina.

Preto

O preto é a cor da sofisticação, seriedade, controle e independência. O preto é uma ótima cor para alto contraste e de fácil legibilidade. Muito preto pode causar tristeza e negatividade, então use com moderação.

É a cor do poder, elegância e luxo. Ideal para o marketing de produtos exclusivos e de alto valor.

Branco

O branco é a cor da inocência, limpeza e paz, e também pode representar novos começos. O branco é uma ótima cor para simplicidade.

A cor ajuda na clareza mental e encoraja a superar obstáculos. Por isso, é a cor perfeita para o marketing de medicamentos e serviços de saúde.

 

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Informações: Koozai (https://www.koozai.com)

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