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o potencial dos emails transacionais

Utilize todo o potencial dos emails transacionais

Quando se trata de email marketing, a maioria das pessoas pensa apenas nos emails promocionais. No entanto, existem outros emails extremamente importantes, os chamados emails transacionais. Essas mensagens transacionais devem ser parte fundamental de sua estratégia de email marketing para construir uma reputação confiável e um ótimo atendimento ao cliente.

O que é um email transacional?

Os emails transacionais estão relacionados à atividade da conta e são acionados por determinadas ações em um site ou aplicativo. Os profissionais de marketing geralmente se referem a ele como email transacional, mas, na verdade, o email transacional é apenas uma fração dos emails acionados.

O objetivo desses emails automatizados é assegurar ao cliente que um processo foi iniciado ou concluído. Por esse motivo, você precisa automatizar esse processo para poder enviar os emails certos para a pessoa certa, no momento certo.

Você deve personalizar essas mensagens para torná-las relevantes para os destinatários. Seria pouco profissional enviar emails padronizados sem as informações de que os destinatários realmente precisam, concorda? O cliente espera receber esses emails. Essas mensagens transacionais mostram que você é confiável e se esforça para mantê-lo informado sobre sua compra.

Uma ótima estratégia de marketing por email transacional também ajuda a melhorar o atendimento ao cliente que você fornece. Imagine a seguinte situação: se você não enviar um email de confirmação do pedido quando o cliente fizer uma compra, ele vai se perguntar se você recebeu o pedido. O cliente vai entrar em contato com você por email ou por mensagem nas redes sociais, causando um aborrecimento desnecessário. Melhor evitar.

Qual é a diferença entre email transacional e email marketing?

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Você envia um email marketing quando deseja promover seu produto, enquanto os emails transacionais se comunicam com os clientes com base em suas ações.

De um modo geral, os emails transacionais são mais eficazes do que os emails promocionais. Eles oferecem uma ótima oportunidade para impulsionar suas vendas!

Por que os emails transacionais são tão bem sucedidos?

O motivo é muito simples. Os clientes abrem esses emails quase todas as vezes porque querem ler as informações de confirmação, envio ou outras informações relacionadas ao produto.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Experian, os emails transacionais têm um ROI entre 2 e 5 vezes maior do que os emails promocionais.

As taxas de abertura e clique dos emails transacionais são 8 vezes mais altas que as taxas do email marketing. Isso significa que esses emails oferecem a você a oportunidade de fazer vendas cruzadas ou fazer com que seus clientes sigam você nas redes sociais, por exemplo.

Como construir a sequência de email transacional?

como construir a sequência de emails transacionais

Sua estratégia de email transacional depende do seu produto ou serviço. Certifique-se de mapear a jornada do cliente e criar uma mensagem para cada etapa.

Aqui está um exemplo de como você pode construir suas mensagens de email transacionais de comércio eletrônico em uma ordem lógica:

  1. Envie o email de confirmação quando o visitante do site se inscreveu em seu boletim informativo ou criou uma conta.
  2. Envie um email de boas-vindas assim que o destinatário confirmar seu endereço de email. Diga ao destinatário quem você é e o que ele pode esperar de você.
  3. Envie o email de confirmação do pedido quando o cliente concluir o processo de compra no seu e-commerce. Inclua as informações importantes dos itens como o nome do item, cor, preço, material, endereço de entrega, etc.
  4. Envie o email de recuperação do carrinho de compras se o visitante sair da sua loja virtual sem comprar os itens que colocou no carrinho.
  5. Envie o recibo do item ou serviço comprado.
  6. Envie as informações de envio dos produtos, como a data de envio e o nome da empresa de transporte.
  7. Envie as informações de entrega quando os itens chegarem ao endereço.
  8. Envie uma pesquisa para pedir feedback do cliente. Você pode usar essas informações para melhorar seu serviço ou incluir a classificação positiva na página do seu produto.

Como são as linhas de assunto dos emails transacionais?

Linhas de assunto para emails transacionais devem ser claras e diretas ao ponto.

Aqui estão alguns exemplos das linhas de assunto transacionais:

– Parabéns! Você se inscreveu em nossa newsletter.

– Seu pedido na XXXX foi feito.

– Seu pedido na XXXXX saiu para entrega.

– Solicitação para alterar sua senha

Quais são as práticas recomendadas para emails transacionais?

Sua estratégia de email transacional deve se concentrar na necessidade do cliente. Trata-se de fornecer informações e ajuda quando necessário.

Personalize os emails transacionais

personalize os emails transacionais

Inclua informações personalizadas em seus emails transacionais, como nome do cliente, foto, nome, preço e quantidade do item comprado, número do pedido, data do pedido, data de envio e data de entrega.

Não transforme seu email transacional em promocional

Você pode incluir algumas ofertas aqui ou ali, mas geralmente, seus emails transacionais devem ser sobre a própria atividade da conta.

Inclua informações de contato

inclua dados de contato

Sempre surgem problemas ou os clientes têm dúvidas, por isso é fundamental fornecer um endereço de email, número de telefone e endereço em seu email transacional. Facilite o contato com você.

Evite usar um email naoresponda@xxxxx.com

Evite enviar seus emails transacionais de endereços de não resposta. É mais fácil apenas responder. Talvez você deva tentar incluir um link de bate-papo também se tiver suporte por chat.

Alinhe os modelos de email transacional com sua marca

Quando o cliente lê seu email, ele deve ser capaz de reconhecer sua marca imediatamente. Use seu logotipo, cor da marca e fontes para tornar seus emails familiares para o cliente.

Enfatize o frete grátis

enfatize o frete grátis

Este é importante quando você envia um email de recuperação do carrinho de compras. Os clientes abandonam suas cestas por vários motivos. Oferecer frete grátis pode fazê-los mudar de ideia!

Dicas para aproveitar todo o potencial dos emails transacionais

Para um destinatário, email é email. No entanto, para um profissional de marketing, o email é um cordão umbilical que não só vincula as marcas aos consumidores, mas também unifica e harmoniza tudo, desde a descoberta até a conscientização e vendas até a realização, ao mesmo tempo em que fundem os muitos caminhos do labirinto omnichannel.

O email transacional merece um olhar mais atento para que possamos realmente entender suas complexidades e liberar todo o seu potencial.

Mantenha os emails transacionais separados dos promocionais

mantenha os emails transacionais separados dos promocionais

O email marketing e o email transacional sempre devem ser enviados de dois IPs diferentes. A razão para isso tem a ver com como os receptores reagem e respondem a esses diferentes tipos de comunicação.

As mensagens transacionais não estão sujeitas aos mesmos requisitos das comerciais. Os remetentes não precisam ter um endereço de correspondência físico no corpo de uma mensagem transacional. Além disso, as mensagens transacionais não exigem um link de cancelamento de inscrição, desde que sejam geradas em resposta a uma ação iniciada pelo destinatário e fechem o ciclo da ação, seja uma solicitação, uma compra ou qualquer outra coisa.

Devido à incrível capacidade do email transacional de alcançar destinatários e fornecer valor real esperado, é importante separá-lo dos emails de marketing no nível do endereço IP, de modo que a reputação de um IP comercial não prejudique a reputação de seus emails transacionais.

Quando os remetentes optam por usar o mesmo IP para enviar email marketing e email transacional, eles correm o risco de serem bloqueados por coisas como segmentação incorreta e segmentação de uma promoção de feriado. Quando um provedor de email bloqueia ou encaminha essas mensagens para a pasta de SPAM, todos os emails transacionais seguirão o mesmo caminho, agravando o problema.

Separar os fluxos comerciais de mensagens transacionais no nível do endereço IP tem um benefício adicional: relatórios exclusivos. Com essa separação, os remetentes podem ver com absoluta clareza como suas decisões afetam cada fluxo de correspondência individualmente, permitindo correções de curso mais rápidas e mais simples, se necessário.

Mantenha as mensagens transacionais livres de promoções

É comum que emails enviados por empresas misturem conteúdo comercial e conteúdo transacional ou de relacionamento. Quando um email contém os dois tipos de conteúdo, o objetivo principal da mensagem é o fator decisivo.

Veja como fazer essa determinação: se um destinatário interpretar a linha de assunto provavelmente concluiria que a mensagem contém um anúncio ou promoção de um produto ou serviço comercial ou se o conteúdo transacional ou de relacionamento da mensagem não aparece principalmente no início da mensagem , o objetivo principal da mensagem é comercial.

Então, quando uma mensagem contém os dois tipos de conteúdo – comercial e transacional ou relacionamento – se a linha de assunto levasse o destinatário a pensar que é uma mensagem comercial, é uma mensagem comercial. Da mesma forma, se a maior parte da parte transacional ou de relacionamento da mensagem não aparecer no início, é uma mensagem comercial.

“Propósito primordial” é um termo bastante ambíguo, portanto, especialistas em email têm tentado quantificar o que isso significa em termos da proporção de conteúdo comercial para transacional. A regra básica é que seus emails devem ser uma divisão de 80/20 ou 70/30 de conteúdo transacional para comercial.

Alguns remetentes pressionam esses limites não oficiais e abordam um mix de 50/50 ou mais. Outros tentam colocar grandes quantidades de conteúdo comercial na parte inferior do email, seguindo as informações transacionais, como um meio de embalar a mensagem com o máximo de potencial comercial possível.

Como não há regras claras para a quantidade de promoções em emails transacionais, os profissionais de email marketing precisarão experimentar para descobrir o que funciona para sua marca e destinatários. Porém, uma coisa permanece cristalina: se o objetivo principal for perdido, suas mensagens se tornarão comerciais por natureza.

Outra coisa a ter em mente é que, se você usar os mesmos links e sites em suas mensagens comerciais e transacionais, suas mensagens transacionais poderão ser marcadas como SPAM, pois os links e domínios no corpo da mensagem foram bloqueados ou marcados como SPAM em um fluxo de mensagens diferente.

Assim, os profissionais de marketing devem proceder com cautela ao inserir conteúdo comercial em suas mensagens.

Mantenha a identidade da marca

É importante lembrar que os emails transacionais são enviados em resposta a uma ação iniciada pelo usuário. Por que isso é importante? Se alguém fez algo para gerar uma transação, ela estará inerentemente envolvida e interessada em receber um email informando-a sobre a conclusão da transação ou alguma faceta dela.

Esses emails são mais relevantes e antecipados, gerando taxas mais altas de abertura e cliques que outras formas de email. Certifique-se de que quando você cria seus modelos transacionais, eles estão em sintonia com o resto da sua marca. Você deve investir o máximo de tempo e energia possível na criação de um modelo transacional que pareça, sinta e transmita o mesmo sentimento de marca que os emails marketing.

Não há motivos para enviar emails transacionais apenas com texto, se as demais comunicações forem HTML e coloridas. Algo tão simples quanto uma redefinição de senha é uma chance de entrar em contato com um destinatário, aumentar sua reputação geral de correspondência, usar um tom na marca e entregar uma mensagem alegre, garantindo que cada cliente possa acessar seu site e aplicativo.

Conclusão

Para finalizar, lembre-se: nem todas as mensagens acionadas são transacionais, mas todas as mensagens transacionais são acionadas. O cupom de aniversário que você pretende enviar no aniversário de alguém não é uma mensagem transacional; trate como a tática de marketing que é!

Se o usuário não tomou uma ação definida e ciente para gerá-lo, trata-se de uma mensagem acionada, independentemente do assunto, do cabeçalho e do texto. Certifique-se de saber a diferença entre essas duas categorias de mensagens para evitar o desgaste da sua reputação.

Gostou das dicas? Compartilhe nos comentários quais são as suas táticas para emails transacionais!

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