15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://blog.nitronews.com.br 300
Websites que vendem

Websites que vendem: Como converter visitantes em clientes?

O que fazer com um tráfego que não se converte em clientes? Uma das questões mais comentadas no mundo digital: Como fazer com que visitantes virem clientes em meu site? É óbvio que não existe uma fórmula do bolo. Cada nicho terá uma melhor maneira de converter seus clientes, mas há alguns passos em comum independente do seu modelo de negócio.

Já pensou você ter um tráfego imenso e não conseguir converter sequer em leads? Será que o problema está nos seus visitantes? Com toda certeza não. Existe uma linha de padrões e raciocínios lógicos que ajudam a aumentar suas conversões.

Quer aprender como melhor fazer esse processo? Vem com a gente!

Qualidade em conteúdo

Uma das primeiras e mais básicas estratégias de um website é a necessidade de ter conteúdos qualificados e extremamente captadores. Busque trazer a dor de seu cliente, os problemas que ela gera e de que maneira a sua empresa é a plataforma certa para trazer essa solução. Sem usar os conteúdos de maneiras estratégica, será impossível fazer esse processo com excelência.

A melhor forma de criar seu conteúdo é entender qual a linguagem que você deve usar para chamar atenção do seu público. Você deve ser formal, descontraído, técnico? Bom, isso dependerá de quem é o seu cliente.

Sabendo o tom que você irá abordar, agora concentre-se em escrever o essencial para que seu visitante se interesse por seu produto. Aproveite as seções iniciais do seu site para responder a pergunta “o que minha empresa faz” “porque você precisa do meu produto” e “o que ele pode fazer para melhorar sua vida”. Essas perguntas podem parecer banais, mas resumem boa parte do que o usuário precisa saber para comprar.

Entretanto, há de se ter cuidado em não escrever demais, ou colocar explicações que tirem o foco da conversão. Muitos sites colocam uma seção de “sobre a empresa” logo no começo da página. Isso não ajuda o usuário a entender o produto e suas vantagens, e ainda ocupa um lugar precioso no site.

Lembre-se, em geral, boa parte dos usuários não lê a página de “quem somos” de cabo a rabo, porque não é esse conteúdo que vai fazer ele decidir se vai pedir um orçamento ou não.

Não importa se sua empresa tem 80 anos de mercado, se ela não tiver o benefício X ou Y, o cliente não vai se interessar pelo serviço ou produto. Em suma, priorize o seu conteúdo vendedor antes do conteúdo institucional.

Além disso, outro ponto importante são as headlines do site. Crie headlines atraentes e destacadas, que instiguem a curiosidade do leitor e fujam do lugar comum. Títulos criativos e chamadas marketeiras são elementos muito importantes para aumentar a conversão.

Prova social: Depoimentos de clientes

Sabe quando aquele amigo falou da qualidade do carro A, ou a sua amiga comentou do delicioso alimento B? Provavelmente você comprou ou ficou com muita vontade de obter esses produtos, certo?. Na realidade, a prova social ainda continua sendo uma das melhores maneiras de aumentar a confiança que os outros têm em sua marca, e, com isso, aumentar suas conversões.

O fato de outras pessoas – as vezes parecidas com você – terem gostado de um produto e terem recomendado esse produto por meio de uma avaliação pode ser um fator decisivo para gerar uma venda. As pessoas confiam no que os outros confiam.

A prova social é como se fosse um boca a boca digital, que dá credibilidade ao seu negócio, quebra objeções e ainda mostra casos de sucesso de outros clientes. Coloque as provas sociais na sua página inicial ou em sua landing page e sempre tente evidenciar o nome da empresa e se possível colocar um link para o trabalho que você fez ou uma foto. Isso tudo deixa os depoimentos com mais legitimidade e agrega mais valor.

Proposta de serviço: Seja claro e específico

Quanto mais você der voltas na questão de apresentar seu pacote de serviço e/ou produtos, mais gera desconfiança em seu público. Se você quiser transformar seu público em clientes, seja direto, claro e específico. Se você propõe ideias vagas ou muito milagrosas, as pessoas irão desconfiar, já que a internet é um terreno que está cheio de golpistas.

Portanto, quanto mais direto e específico nas páginas de capturas e conversão, melhor para sua empresa e lucro. Agora… Se você se julgar esperto demais, provavelmente vai distanciar seu público-alvo gerando suspeitas negativas. Descreva tudo de maneira direta e simples sem perder a classe necessária para conquistar seus clientes.

CTA: Use-a com moderação

Chamadas de ação são um dos elementos mais importantes para aumentar conversões. Os CTA são responsáveis por levar o usuário a praticar uma determinada ação, seja pedir um orçamento, enviar uma mensagem ou comprar um produto.

Mas assim como qualquer coisa na vida, se usado em excesso, estraga o conjunto da obra. Use os CTA na medida certa, sem parecer algo forçado.

Imagine que você entra em uma loja de roupas em um shopping center. Você  acha que seria eficiente se, ao entrar no banheiro da loja, tivesse um cartaz escrito “50% DE DESCONTO”? Acho que não, porque esse não é o lugar adequado para usar uma chamada para ação. Além de poluir visualmente, não é o momento/lugar certo para abordar o visitante. Isso acontece exatamente da mesma forma em uma loja virtual!

Use os CTAs de forma estratégica. Após explicar os benefícios do seu produto ou serviço, você deve colocar um CTA. Na primeira seção do seu site, assim que as pessoas entram, é essencial também que tenha algum CTA, seja no menu ou na própria seção inicial.

E lembre-se de destacar seus CTA’s com uma cor que seja diferente do restante do site, e também você pode utilizar negrito e caixa alta para deixar a tipografia mais evidenciada.

A necessidade de perceber através de métricas e seus resultados também será de grande auxílio. Veja quais CTAs convertem-se mais em ações dentro do seu site e como isso está afetando seus resultados.

Cada nicho é um mundo totalmente específico. É melhor pedir para o conteúdo ser compartilhado na internet? Ou você tem melhor resultado levando seu tráfego para um formulário de orçamento?

Para verificar onde seus usuários mais clicam e se os seus CTAs estão estrategicamente posicionados, você pode utilizar ferramentas de heatmap, como a HotJar, que identifica as zonas de calor e mostra em quais partes do site a taxa de cliques é maior.

A importância dos vídeos

Usar um vídeo no site é uma das armas de captação e conversão mais poderosas da internet. O “boom” dos vídeos parece não parar mais. Com um baixo custo de investimento, qualidade no conteúdo e uma estratégia bem montada, temos certeza que sairá na frente de seus concorrentes caso use pelo menos um vídeo em sua página principal.

Autoridade, identidade, captura e grande conversão. Se você ainda não está usando vídeos, é um fato que está perdendo tempo. Quantas vezes você já ficou preso assistindo um bom vídeo na internet? E o pior é que às vezes você nem é o público-alvo do nicho em questão, mas se viu preso ao assistir o conteúdo de tão interessante.

Uma boa alternativa para os vídeos, são os vídeos animados, que contam através de uma narrativa divertida como o seu produto pode ajudar a resolver uma dor específica do usuário.

Garantias: Use sempre que possível

Nada melhor do que quando você está pensando em comprar qualquer serviço ou produto na internet e bate de frente com aquela frase: Garantia de (tanto tempo), ou até mesmo a famosa frase: “ sucesso ou seu dinheiro de volta”.

Está se tornando tão corriqueira no meio da internet a questão da garantia, que quando ela está acrescentada ao pacote, a conversão se torna bem maior. Caso seja viável para o seu modelo de negócio, utilize as garantias como um elemento de conversão, mas atenção! Não prometa o que você não pode cumprir.

Se você for dono de uma loja virtual ofereça a primeira devolução do produto totalmente grátis e reembolso integral. Se você vende produtos digitais, ofereça uma garantia de 30 dias, e reembolso em caso de insatisfação. Se você for um site de assinatura, ofereça um trial de 7 dias grátis para o cliente se sentir mais confiante e experimentar seu serviço.

Copywriting: Palavras que vendem

Hoje é praticamente impossível encontrar bons sites de vendas que não possuem um conteúdo vendedor, baseado em técnicas de copywriting. Logo se você está lendo esse artigo e não sabe nada sobre Copywriting, sugerimos que faça uma rápida pesquisa no Google. Algumas das possíveis técnicas além de instigar o seu usuário, te levará a conversões mais rápidas e em massa.

Imagina aquela promoção relâmpago que sai quando você está fazendo compras no supermercado? Já viu quantas pessoas correm até o produto? Muitas delas compram sem ao menos precisar… Sabe o que é isso? Jogar com a questão da escassez e emergência!

“Corre para cá que já está acabando”, “temos mais três produtos desse só!”. E quando você chega lá, tem um monte deles.

Conclusão

Em suma, espero que tenha ficado claro que um conteúdo de qualidade é a base para todas as estratégias de conversão. Após ter seu conteúdo desenvolvido, na linguagem certa e nos lugares certos, comece a olhar os outros pontos citados.

A questão da prova social também será um fator importante para alavancar seu negócio. Lembre-se que as pessoas não gostam de comprar de uma empresa que ninguém comprou antes.

Além disso, não se esqueça de ser direto e claro em suas propostas, isso evitará suspeitas de fraudes ou mentiras. Também preocupe-se em usar os vídeos como uma arma letal, tenha pelo menos um em sua página de vendas.

Encaminhando para o final, é fundamental que você use garantias quando oferecer seus serviços. E, por último mas não menos importante, usar uma copywriting de qualidade é essencial para ativar os gatilhos mentais em seus visitantes e fazerem eles acreditarem no seu produto ou serviço.

8 lições de UX para Email Marketing
Post anterior
8 lições de UX para aplicar nas suas campanhas de email marketing
Próximo post
Como enviar emails de carrinho abandonado que geram conversões

0 Comentário

    Deixe uma resposta

    Aprenda sobre marketing digital!

    Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

    Email cadastrado com sucesso!