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Youtube Analytics: mensure sua performance e ganhe mais views!

Youtube Analytics: mensure sua performance e ganhe mais views!

 

A cada dia que passa, os conteúdos em formato de vídeo vêm alcançando mais força no ramo do marketing digital. O que antes era apenas uma opção ou vertente de publicações de sites, blogs e redes sociais, tornou-se uma das principais formas de conteúdo. Isso porque a dinâmica e a facilidade visual proporcionada pelo vídeo tem atraído mais os olhares dos internautas que não dispõem de tempo para ler grandes textos e demandam por conteúdos curtos.

 

Não podemos negar que o Youtube é a plataforma de vídeos mais importante na rede até os dias de hoje. Suas extensas funcionalidades proporcionam diversas possibilidades de publicação e interação com o seu público, a partir de um canal próprio e dinâmico.

 

Porém, não basta somente pensar no conteúdo para os seus seguidores e postá-los com certa frequência. Mensurar os resultados dos mesmos também é uma tarefa crucial para adequar seu canal às demandas dos seguidores.

 

Youtube Analytics

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Para isso, o Youtube passou a disponibilizar a função de analytics, como já faz o Google, para interpretação de dados e métricas dos seus vídeos publicados e do seu canal. Com o nome de Youtube Analytics, essa função está disponível na própria plataforma do site.

 

Com essa ferramenta, é possível aprender mais sobre o seu público e sobre as reações dos mesmos em relação ao seu canal e publicações, gerando assim, mais leads (que são os possíveis futuros clientes que visitam seu canal) e aumentando suas vendas.

 

Métricas principais

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As métricas mensuradas geram relatórios totalmente atualizados, com dados sobre tempo de visualização dos visitantes nos vídeos e na sua página, informações demográficas, origens de tráfego, entre outras. Veja a seguir as principais métricas:

 

  • Exibições: com essa métrica, é possível medir quantas pessoas acessaram o link do seu vídeo e o assistiram. Apesar disso, não é possível medir se elas visualizaram o vídeo até o final ou não.
  • Duração média de visualização: essa métrica consegue o detalhe que não conseguimos mensurar na de exibições: saber se as pessoas estão assistindo seus vídeos até o fim ou não.
  • Tempo assistido: nessa é possível saber quantos minutos ao todo, as pessoas levaram assistindo seus vídeos no Youtube.
  • Retenção de público: pode-se mensurar o engajamento do público com seus conteúdos, vendo o quanto dos seus vídeos está sendo consumido.
  • Informações demográficas: aqui é possível saber quem está sendo atingido, demograficamente, com os seus vídeos. Assim, é possível mensurar seu público e focar esforços onde não está sendo alcançado.
  • Locais de reprodução: saber quais sites ou blogs estão compartilhando seus vídeos e quanto ele está sendo reproduzido nesses locais.
  • Origens de tráfego: é possível saber em qual pesquisa seus vídeos estão sendo mais encontrados, se é dentro da pesquisa do Youtube, nos vídeos relacionados, etc.

 

Outras métricas em formatos de relatórios, também permitem analisar mais sobre os dispositivos que acessam seus vídeos. A métrica de dispositivo permite ver onde os seus vídeos estão sendo reproduzidos com mais frequência, se é no tablet, smartphone, computador ou outras formas.

 

Essa é uma das métricas mais importantes, já que é possível mensurar os dispositivos-alvo do seu conteúdo e otimizá-los para os mesmos. Caso ele seja mais assistido por smartphones, por exemplo, será necessário otimizar o conteúdo para que seja mais curto e dinâmico.

 

Com o Youtube Analytics é possível saber mais a fundo sobre o comportamento dos seus próprios seguidores, como a métrica de inscritos. Com ela, sabe-se de onde seus inscritos vieram, em questões demográficas, quantos e quando cada novo assinante surgiu. Com essa métrica, é possível mensurar se algum conteúdo ou formato novo de vídeo publicado acabou gerando mais inscrições, por exemplo, intensificando ou não sua produção.

 

As opiniões de quem vê seu vídeo, também podem ser quantificadas. Através de gráficos de likes e dislikes, dá para ter uma noção da opinião do seu público sobre a linguagem, produção, assuntos, entre outros detalhes que permitem repensar os seus vídeos, se necessário. Os comentários nos vídeos são unidos e analisados na ferramenta, além dos compartilhamentos que também são mensurados.

 

Benefícios

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É importante ressaltar que, como os textos e anúncios, os vídeos também são geradores de vendas e vem sendo cada vez mais difundidos como ferramenta principal para isso. Como já podemos observar nas métricas principais, essa ferramenta do Youtube se tornou crucial para conseguir entender o seu público, adaptar seus conteúdos para suas demandas e, assim, conseguir mais views.

 

Toda a mensuração de público, de visualizações, comentários, dispositivos mais usados, entre outras, vão impulsionar sua estratégia de Marketing Digital e melhorar os conteúdos produzidos.

 

Mas como faço para começar?

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Não é tão difícil usar o Google Analytics como muitos pensam. Primeiro, é preciso acessar o seu canal no Youtube, fazendo o seu login no site. Clique em meu canal e em seguida, é possível ver a opção Gerenciador de Vídeos, que vai levá-lo para a sua lista de vídeos publicados.

 

Ao lado esquerdo, haverá um menu com a opção Analytics. Basta clicar nele e você será redirecionado para uma visão geral do canal, que é a primeira opção do menu do Analytics. Abaixo dele, estão as opções das métricas mencionadas acima, como tempo de exibição, informações demográficas, entre tantas outras.

 

Apesar de, na configuração padrão da ferramenta, serem fornecidos os dados referentes aos últimos 28 dias, é possível escolher para cada métrica o intervalo de tempo para a análise. Para obter os resultados de mensuração, basta clicar na opção de métrica que deseja, que o próprio Youtube Analytics monta os gráficos e gera os números quantificados automaticamente pelo sistema. Não é preciso inserir dados ou informações para isso.

 

Curso do Youtube

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Caso queira saber mais sobre como manusear e utilizar o máximo dessa ferramenta, o próprio Youtube, em sua vertente Youtube Creators, disponibiliza um curso online para ensinar como as mensurações podem lhe ajudar em cada métrica e esclarecer dúvidas comuns, entre outras funcionalidades que ainda não estejam claras para os usuários. São 6 aulas divididas por tópicos, com uma exame final do curso.

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