15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.nitronews.com.br/blog 300 true
7 dicas incríveis para aumentar a conversão das suas landing pages

7 dicas incríveis para aumentar a conversão das suas landing pages

O marketing digital vem modificando a forma como vendemos e compramos, seja em formatos digitais ou até mesmo em presenciais. Uma das grandes vantagens é que essa nova realidade está exigindo menos investimentos financeiros e oferece dados relevantes que nos dizem muito sobre nosso público-alvo. As landing pages, por exemplo, são poderosas e capazes de indicar quem tem ou não interesse pelo o que oferecemos e quem de fato escolheu trocar alguns dados pessoais em troca de um material de valor.

Se você ainda está iniciando os seus conhecimentos em landing pages como estratégia na sua empresa, não se preocupe. Hoje vamos abordar em detalhes o poder dessa ferramenta, lhe dar dicas sobre como aumentar a conversão e, consequentemente, gerar mais leads para que seu time de vendas feche mais negócios utilizando menos investimentos de recursos como tempo e dinheiro.

O fato é a maioria das landing page não convertem, pois não seguem algumas regras essenciais. Com 7 dicas incríveis nós lhe ensinaremos a criar landing pages de alta conversão. 

Mas, primeiro, vamos esclarecer o básico:

O que é uma landing page?

O que é uma landing page?

A tradução deste termo é “página de aterrisagem”, entretanto, a tradução não é tão importante quanto o conceito em torno deste termo.

Há duas formas em que esse termo pode ser abordado. Primeiro, uma landing page pode ser qualquer página do seu site que um usuário chegou. Por exemplo, se ele acessou o seu site diretamente em uma página do seu blog, procurando algum termo no Google, essa página de entrada é também uma landing Page, em termos de Google Analytics.

O que queremos deixar claro aqui é que a landing page dentro da área de marketing digital não é a página de entrada do seu site. As landing pages são como se fosse um outdoor virtual (interativo) que tem o objetivo de converter ou captar lead.

As landing pages são uma parte separada do site da empresa, não fazendo parte do esqueleto de desenvolvimento e elas podem ser criadas para divulgar eventos, promoções ou entregar algum material que tenha valor agregado ao seu público.

Por que usar uma landing page?

Somos, a todo o momento, bombardeados de informações a todo o momento, tanto de outros amigos quanto de marcas. Como se destacar entre tantos conteúdos, exigir o mínimo de tempo dos usuários e ainda conseguir alguma informação deles que é relevante para o seu time de vendas? Por meio da landing page!

Uma landing page elimina as distrações removendo a navegação com o intuito de capturar a atenção total do visitante. Ou seja, você pode orientar seu visitante para onde deseja que ele vá: para seu formulário de lead. Em resumo, as páginas de destino foram projetadas especificamente para criar conversões.

Para converter, o usuário realmente necessita estar interessado no que você está oferecendo. 

A mágica das landing pages acontece, pois é possível segmentar as ofertas, criando, por exemplo, uma landing page para cada campanha de marketing. Com isso feito, é possível também segmentar os leads, sabendo exatamente quem tem interesse por cada produto ou serviço que você oferece.

Quando você tem esses valiosos dados em mãos, a comunicação e a nutrição desses leads se tornam cada vez mais relevante, educando-os e acompanhando-os por meio da jornada de compra, até que eles estejam “maduros” suficientes para converter em uma venda para a sua empresa. Conhecido, de forma técnica por Lead Scoring, onde quanto maior o número do scoring, mais perto o lead está de fechar a venda.

Em adicional a tudo isso, há outra razão que faz com que as empresas invistam fortemente em landing pages. Quem é da área de vendas sabe o quanto de tempo e dinheiro é investido para conquistar um cliente novo. São ligações, pesquisas, muita conversa, reuniões e diversas apresentações. Quanto mais técnica for à venda, mais complexa ela é.

As landing pages e o marketing digital possibilitam o seu time a já chegar no cliente com “meio caminho andado”, pois como o cliente já acessou o material na landing page, você sabe que algum tipo de interesse ele tem no que você oferece.

7 dicas incríveis de conversão de landing pages

Veja nossas dicas para você e a sua equipe de marketing construírem landing pages de sucessos e de alta conversão:

1. Há 3 elementos essenciais

Há 3 elementos essenciais

Qualquer landing page, não importa a área de atuação da sua empresa, deve sempre ter esses 3 elementos:

• Oferta

• Formulário

• CTA (call to action)

E vamos além, não há a necessidade de ter mais nenhum elemento além disso.

2. Regras básicas das landing pages

Outras dicas de ouro que você pode levar para qualquer construção de uma landing page:

Objetividade: não enrole. Você tem poucos segundos para convencer o lead de que esse conteúdo “é para ele”. Já deixe claro, de forma objetiva, o que você está prometendo.

Técnicas de copywriting: é uma técnica de escrita que incentiva o cliente a converter. Elas incluem gatilhos mentais (falaremos sobre eles mais adiante) e linguagem acessível.

Conteúdo principal sem a necessidade de rolagem: o lead deve encontrar logo no início da landing page o que é o assunto abordado. Ele ter que rolar o mouse para baixo é mais uma ação que você espera que ele tome. Não corra esse risco e deixe tudo que é importante no topo da página.

Imagens chamam a atenção: por isso, use-as de maneira inteligente. Utilize fatores como: algo inusitado, inesperado, com cores diferenciadas e imagens de alta qualidade para chamar, de alguma forma a atenção do seu lead.

Dê destaque ao CTA: deixe claro o que você espera do lead. O CTA deve ser destacado e muito claro para que o lead compreenda em poucos segundos o que você espera que ele faça.

3. Utilize gatilhos mentais

Utilize gatilhos mentais

Você sabia que um ser humano toma, em média 35 mil decisões , todos os dias? Elas vão desde as mais simples, sobre qual roupa irá vestir ou se vai escovar os dentes antes de tomar banho, até as mais complexas que envolvem consumo e investimentos financeiros.

Esse dado justifica a importância dos gatilhos mentais. Eles são responsáveis por aguçar alguma emoção no ser humano. Essa técnica incentiva o cliente a tomar uma decisão de forma praticamente imediata. Veja alguns gatilhos mentais que se encaixam perfeitamente na conversão de landing pages:

Escassez: esse é um dos mais poderosos, pois ele dá a sensação de urgência. Esse gatilho mental pode ser utilizado em landing pages por meio dos termos: Último em estoque, Vagas limitadas, Conteúdo exclusivo, Apenas para os 20 primeiros, Lançamento de apenas 100 unidades no Brasil.

Urgência: um simples relógio estimando o tempo em que aquela oferta ou aquele conteúdo será dado de forma “gratuita” já é o uso de uma das técnicas de urgência.

Novidade: todos gostam de novidades, principalmente se é sobre um assunto que realmente interessam a eles. Por isso, lançamento de produtos e serviços é um grande gatilho mental de novidade. Entretanto, é necessário que esse público já tenha sido segmentado e que você saiba que ele tem interesse por essa novidade.

Exclusividade: o ser humano ama ser exclusivo e se sentir importante. Portanto, se você criar uma campanha onde você oferecerá algo de forma exclusiva, esse pode ser um poderoso gatilho mental para você aplicar em uma landing page entregando essa promessa de exclusividade.

4. Utilize verbos no imperativo

Utilize verbos no imperativo

Vamos lhe mostrar a importância do uso dos verbos imperativos por meio de um exemplo. Veja esses dois títulos de landing page:

1. Uma solução completa para você organizar a sua vida.

2. Organize sua vida de forma definitiva!

Você nota que o segundo título, com o verbo imperativo é muito mais chamativo e oferece mais chances do lead se interessar pelo assunto? A continuação deste conteúdo pode ser um subtítulo simples, dando mais informações sobre como organizar. Pode ser através de soluções de armazenamentos, por exemplo.

5. Menos é mais

Menos é mais

Entregue somente o suficiente para o seu cliente. Informações adicionais e muito conteúdo não são bem-vindos em landing pages. Se o cliente chegou até ali, é porque algum interesse no que você oferece ele já tem. Você só precisa dar aquele cheque mate final. Por isso, mantenha tudo simples, chamativo e com pouco conteúdo.

Essa dica também vale para os formulários de solicitação de informações. Se você pedir muitas informações, é bem provável que o lead não tenha paciência ou não queira disponibilizar de tudo em troca deste conteúdo que você está prometendo.

Por isso, novamente, quanto menos informações você solicitar, maiores são as chances de conversão. O ideal é sentar com o seu time de vendas e questionar quais são as informações que realmente são relevantes para que eles consigam fazer desse lead um cliente. Normalmente, os formulários que solicitam até 3 informações são os mais eficientes.

6. Faça testes A/B

Tudo dentro do marketing deve ser testado. Entretanto, a dica de ouro aqui é: troque apenas um elemento por vez. Quando você faz um teste A/B trocando vários elementos (título, imagem e call to action, por exemplo), no final dos testes você não terá condições de chegar a uma conclusão sobre o que de fato funcionou.

Um alerta importante: às vezes, uma mera troca de cor no botão do call to action já performa melhor. Por isso, invista nos detalhes para os testes A/B e conheça a cada nova landing page, um pouco mais sobre esse público segmentado.

7. Gere novas oportunidades com as “páginas de agradecimento”

Gere novas oportunidades com as “páginas de agradecimento

Quando o lead acabou de converter, ou seja, ele preencheu o formulário e irá receber o que você prometeu (conteúdo, ferramenta, promoção). Aproveite para levá-lo a uma página de agradecimento por ter acessado o conteúdo e entregue outros materiais que também possam interessar a ele.

Exemplo: supomos que a sua landing page entregou um e-book que ensina como ele deve iniciar um planejamento financeiro familiar. Na página de agradecimento, você pode também oferecer um template de planilha financeira no Excel para ele começar a colocar em prática o que vai aprender no e-book.

Há inúmeras possibilidades de você entregar ainda mais ao seu lead para que ele, aos poucos, comece a considerar a sua marca como relevante no ramo de atuação.

Por onde começar

Você entendeu a importância dessa poderosa ferramenta e não sabe por onde começar? 

Calma, pois vamos lhe ajudar. O primeiro passo é você conhecer quem é o seu público-alvo e identificar como a sua empresa (focado em produto ou serviço) pode ajudar esse público.

Lembre-se que o segredo do marketing digital é vender sem de fato vender. Você tem que vender apenas despertando o interesse do cliente por meio de alguma ajuda que você dará a ele neste momento de vida.

As estratégias de marketing digital devem ser um trabalho em equipe: de um lado, quem realmente entende do core business, de outro, profissionais de marketing tecnicamente capacitados para criar páginas que respeitem algoritmos e que saibam usar as dicas que citamos acima de forma eficiente.

Peça ajuda profissional

Peça ajuda profissional

Mesmo com diversos templates prontos de landing pages disponíveis na internet, nenhuma solução é mais completa do que você contratar uma equipe de profissionais da área para criar sua landing page. O grande benefício é que além deles estarem por dentro de todas as técnicas de desenvolvimento e adaptação de SEO para a sua landing page, você também pode utilizar outros serviços de marketing digital que combinam e entregam melhores resultados.

Conheça todo o pacote completo do marketing digital que você utilizar:

• Criação de sites de acordo com os algoritmos do Google;

• Criação de landing pages que convertem;

• Criação e codificação de e-mail marketing;

• Campanhas completas de e-mail marketing com todo o desenvolvimento da régua com pontos de contato com os clientes e leads;

• Desenvolvimento da estratégia de redes sociais;

• Inbound marketing (produção de conteúdo relevante e inteligente para o público-alvo)

• Gestão e planejamento de links patrocinados.

Esperamos que com todas essas dicas você crie uma Landing Page incrível!

Assinando um dos planos Mensais do Nitronews você cria Landing Pages ilimitadas. Abra sua conta agora.

Post anterior
Como o email marketing pode ajudar a aumentar suas vendas em tempos de coronavírus
Próximo post
10 dicas para usar o email marketing para promover sua live ou webinar

Aprenda sobre marketing digital!

Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

Email cadastrado com sucesso!