View Through Conversions

Tudo sobre Entregabilidade em Email Marketing

Criar uma campanha de email marketing bem sucedida envolve uma série de cuidados para que a sua mensagem seja atraente e acessível ao público. Detalhes como o dia e horário da campanha, a linha de assunto e até o tamanho das imagens podem influenciar os resultados do seu email marketing, mas isso de nada adianta se a sua mensagem não chega até a caixa de entrada dos seus contatos.

Por isso, é necessário que você se atente também à entregabilidade do email marketing, e é sobre isso que vamos conversar!

O que é entregabilidade? Por que é importante? Quais são as boas práticas? Continue lendo e descubra!

O que é entregabilidade?

Taxa de entregabilidade

Entregabilidade é a taxa que mede quantas das mensagens que você enviou passaram pelos filtros e autenticações dos serviços provedores de email e chegaram até a caixa de entrada dos seus contatos.

A taxa de entregabilidade ideal fica entre 98% e 99%, então fique de olho nas métricas das suas campanhas para se certificar de que os seus contatos estão recebendo suas mensagens.

Caso a sua taxa de entregabilidade fique abaixo dos 95%, talvez seja hora de rever a sua lista de contatos - você provavelmente tem muitos emails inválidos na sua base de contatos. A solução é trabalhar na higienização e enviar suas mensagens para os contatos que realmente estão interessados em seus produtos ou serviços. Mas isso é papo pra depois!

Diferença entre entrega e entregabilidade

Estes dois termos, bastante semelhantes, podem confundir os usuários. Então vamos conversar sobre as diferenças entre entrega e entregabilidade para que você entenda como ambas funcionam, e possa ajustar suas campanhas futuras para não comprometer os seus resultados.

Diferença entre entrega e entregabilidade
Entrega Entregabilidade

De maneira bastante resumida, a entrega é a taxa que mede quantos emails saíram do seu serviço de email marketing e chegaram ao servidor do seu destinatário (perceba que chegam até o servidor, e não até o destinatário em si). Já a entregabilidade se refere à quantidade de emails que passam pelas autenticações necessárias e chegam de fato à caixa de entrada dos seus clientes (e aqui estamos falando realmente da caixa de entrada, e não da caixa de SPAM ou outras).

Porque a entregabilidade do email marketing é importante?

Bom, se você está enviando email marketing é porque deseja transmitir uma mensagem aos seus contatos, certo? Pode ser uma promoção, uma notícia ou apenas uma mensagem de boas-vindas. Mas esse esforço não vale absolutamente nada se o email marketing não chega até o destinatário. Por isso, é fundamental acompanhar as taxas de entregabilidade para ter certeza de que o seu email marketing está cumprindo o seu papel e que você não está trabalhando à toa.

Acompanhar essa métrica também é importante para que você faça ajustes, caso seja necessário. Daqui a pouco vamos falar sobre as boas práticas que garantem que a sua mensagem seja entregue corretamente para os seus contatos, fique ligado!

Os dados da entregabilidade do email marketing

1 em cada5 emails enviados nunca chega ao seu destino.

- Return Path
Ícone enviados nunca chega ao seu destino

Os sinais que os consumidores dão na caixa de entrada

Como mencionamos anteriormente, alguns provedores de email (como o Gmail e o Yahoo) interpretam as ações dos usuários como sinais de como os emails de cada remetente devem ser tratados. Ou seja, se um usuário não dá atenção para a sua mensagem, esses programas entenderão que ela é irrelevante.

Confira quais são as ações em que você precisa prestar atenção

Email excluído antes da leitura

Quando um usuário exclui o seu email sem ler, o provedor entende que as mensagens desse destinatário não são interessantes ou relevantes. Nesse momento o seu email é sinalizado com uma bandeira amarela - ou seja, se o usuário agir da mesma maneira nas suas próximas campanhas, as suas futuras mensagens irão parar na caixa de SPAM.

O que é reputação de IP?

Ícone sobre a reputação do IP

Cada vez que você envia um email marketing, os provedores de serviços de email (como Gmail, Yahoo, Outlook e outros) avaliam o seu score, que é baseado nas campanhas anteriores realizados pelo mesmo endereço de IP. Quanto maior a sua “nota”, maior a probabilidade do seu email marketing ser entregue nas caixas de entrada dos seus contatos, e vice-versa. Se você (ou outra empresa que utiliza o mesmo IP) não realizou as campanhas de acordo com as boas práticas do email marketing, o seu score pode ser reduzido - e suas campanhas futuros comprometidos.

Quanto maior a sua “nota”, maior a probabilidade do seu email marketing ser entregue nas caixas de entrada dos seus contatos

O que afeta a reputação do IP

O fator principal para ter uma reputação impecável é seguir as boas práticas do email marketing. Ou seja, você não pode enviar mensagens não solicitadas, comprar listas, criar emails muito pesados ou usar termos muito usados por spammers como compre, grátis, urgente, etc. Cada uma dessas ações é facilmente identificada pelos provedores de email, e são punidas com a diminuição da reputação.

Como manter a reputação em alta

Para manter a reputação do IP, o indicado é que você realize a higienização da sua lista regularmente para remover os contatos inativos e desengajados. Outro fator que pesa bastante na reputação é o número de reclamações de SPAM que seus emails recebem - ou seja, é fundamental que você envie suas mensagens somente para usuários que fizeram o opt-in. Também é importante que os destinatários interajam com o seu conteúdo, aumentando as taxas de engajamento. Quanto mais engajamento, maior a reputação.

IP dedicado ou compartilhado: qual o melhor?
Ícone sobre IP compartilhado

O IP compartilhado geralmente é consideravelmente mais barato do que o dedicado, e é indicado para pequenas e médias empresas que não têm uma base gigantesca de contatos.

Ícone sobre IP dedicado

o IP dedicado é especialmente indicado para clientes que têm bases de contatos muito grandes ou realizam muitas campanhas todos os dias

Uma grande vantagem do IP compartilhado é que você pode começar a enviar emails imediatamente após a contratação, sem necessidade de aquecimento de IP (leia mais sobre o assunto abaixo). O lado ruim de usar um IP compartilhado é que você não compartilha só o IP com outras empresas - compartilha também a reputação. Se alguém que usa o mesmo IP disparar um SPAM, todos são prejudicados pela redução no score. As empresas de email marketing, entretanto, geralmente acompanham as métricas que podem afetar a reputação para garantir que ninguém seja prejudicado.

Uma das grandes vantagens de usar um IP dedicado é que os serviços de certificação, como o Senderscore Certified, exigem um endereço dedicado dos usuários. E, ao acompanhar as métricas, você pode fazer ajustes imediatos para resolver qualquer problema relacionado à reputação das suas campanhas. Na lista das desvantagens de usar um IP dedicado é que, além de pagar mais pelo serviço, você terá que esperar cerca de 30 dias para que o aquecimento do IP seja realizado. Não sabe o que é aquecimento de IP? Continue lendo!

Aquecimento de IP

Quando você contrata um IP dedicado para as suas campanhas, é designado um IP ou uma faixa de IPs exclusiva para seu domínio. Porém os provedores de email têm algumas regras para novos IPs que podem prejudicar as suas primeiras campanhas, e é por isso que se aconselha o aquecimento de IP.

Para mostrar aos provedores que as suas campanhas são genuínas existe uma série de ações que devem ser tomadas nos 30 primeiros dias de um IP.

Ícone sobre segmentar

Entre elas, recomenda-se segmentar a lista e enviar emails apenas para os inscritos recentes,

que têm mais chance de se engajar com o seu conteúdo e menor probabilidade de sinalizar o seu email como SPAM. Também é fundamental que nesse período de “testes” as suas campanhas não tenham mais do que 5% de bounces (emails devolvidos por endereço inválido) e 0,1% de sinalizações de SPAM - caso o IP ultrapasse esses números, a recomendação é recomeçar o aquecimento. Depois disso, basta aumentar gradativamente o número de emails enviados até que acabem os 30 dias.

Esse processo de aquecimento de IP é extremamente importante para que você tenha o maior alcance possível com as suas campanhas, portanto deve ser realizado com muito cuidado.

Aqui no Nitronews somos especialistas

e podemos configurar e aquecer seu IP para que suas mensagens tenham o impacto que você deseja ao trabalhar com email marketing!

Autenticações no Email Marketing

Além de aquecer o IP e enviar mensagens conforme as boas práticas do email marketing, é necessário usar algumas autenticações para garantir que o seu email seja entregue nas caixas de entrada de seus contatos. Ao usar o Nitronews você não precisa se preocupar com isso, pois a nossa equipe de suporte técnico está à disposição para auxiliar nas configurações de sua conta, mas é importante conhecer e saber como funcionam. Continue lendo para saber mais sobre as autenticações de email marketing!

O que é SPF

SPF é uma sigla que significa Sender Policy Framework e é uma autenticação que garante que outros servidores não possam mandar mensagens em nome do seu domínio. Ou seja, ao usar o SPF, você impede que o nome da sua empresa seja utilizado em fraudes e scams que são bem comuns em emails.

Ícone sobre SPF

o SPF, você impede que o nome da sua empresa seja utilizado em fraudes e scams que são bem comuns em emails.

Quando o seu email chega até o servidor do destinatário, ele é analisado e, caso possua o SPF, direcionado ao destinatário. O SPF é configurado junto ao DNS com uma entrada .txt que garante que o seu email tem autorização para enviar mensagens através daquele domínio.

O que é DKIM

DKIM, sigla para Domain Keys Identified Mail, é um mecanismo para autenticação de email baseado na criptografia de chaves públicas. Através do uso do DKIM, as organizações assinam digitalmente as mensagens que enviam, permitindo ao receptor confirmar a autenticidade da mensagem. A assinatura digital é verificada através da chave pública obtida por meio de consulta ao DNS do domínio.

Ícone sobre DKIM

Através do uso do DKIM, as organizações assinam digitalmente as mensagens que enviam, permitindo ao receptor confirmar a autenticidade da mensagem.

Ao contrário do SPF mencionado antes, que verifica somente o "envelope", o DKIM verifica o cabeçalho da mensagem. Alguns passos são necessários para habilitar o DKIM, como: criar um par de chaves pública e privada; deixar a chave pública disponível via DNS, de forma semelhante à publicação do SPF; colocar a chave privada no MTA responsável pelo envio das mensagens. Para utilizar o DKIM no envio de mensagens basta assinar cada email com a chave privada colocada no MTA. Esta assinatura é enviada como um campo adicional do cabeçalho.

Por outro lado, os servidores realizam as seguintes ações para verificar a autenticidade de uma mensagem recebida: obter a chave pública do domínio do From: via DNS; ou verificar a assinatura da mensagem. Essa verificação pode chegar a três conclusões:

  • 1) a assinatura é válida e a mensagem vem realmente do domínio indicado no campo From:;
  • 2) a assinatura não é válida, o que leva a mensagem a ser marcada como suspeita ou ser recusada;
  • 3) o domínio do remetente não possui um registro DKIM, não sendo possível usar a informação de DKIM como critério de decisão.
O que é DMARC

Quando os provedores de email perceberam que apenas o SPF e o DKIM não eram suficientes para barrar todos os casos de SPAM e phishing que circulam na internet, foi criado o DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting and Conformance). A função dele é se fundir às validações existentes para unificá-las, e assim reduzir o potencial de fraudes e mensagens não solicitadas.

Ícone sobre DMARC

A função dele é se fundir às validações existentes para unificá-las, e assim reduzir o potencial de fraudes e mensagens não solicitadas.

Quando o DMARC é implementado, ele indica aos servidores como agir ao receber a mensagem enviada. Os maiores provedores de email, por sua vez, só deixam passar os emails que tenham todas as autenticações - por isso, ter o DMARC configurado no domínio é essencial para o sucesso das suas campanhas. Além de barrar as mensagens fraudulentas, algumas ferramentas, como o Outlook e o Gmail, enviam relatórios listando os emails que estão causando problemas. Assim as empresas podem identificar se estão sendo vítimas de fraude ou se a configuração das validações está errada.

Aliás, é muito importante configurar o DMARC corretamente para que as validações sejam eficazes, garantindo que suas mensagens serão entregues corretamente. O DMARC é um complemento para o SPF e para o DKIM, então é fundamental aplicá-los em conjunto, com as configurações certas, para que suas mensagens não sejam barradas antes de chegar ao destino pretendido.

Boas Práticas que aumentam a Entregabilidade

Para garantir a qualidade das mensagens que chegam até a caixa de entrada dos usuários, os provedores utilizam outros critérios para avaliar cada email que recebem. São detalhes aparentemente pequenos, mas que possuem um papel determinante no sucesso de cada campanha de email marketing. Continue lendo e confira quais são as boas práticas de email marketing que podem afetar a sua entregabilidade:

HTML
Ícone sobre código em HTML

Usar um código HTML de qualidade, sem problemas na formatação, é um indicativo de que se trata de uma mensagem séria, de um remetente de confiança. Códigos muito bagunçados podem afetar a reputação do seu envio e mandar sua mensagem direto para a caixa de SPAM (às vezes os emails são bloqueados antes, e não chegam a lugar algum).

Também é importante ressaltar que mensagens compostas apenas com imagens incorporadas não são vistas com bons olhos pelos provedores de serviços de email - a menos que sejam enviadas por pessoas de confiança, em caráter pessoal. O HTML é uma solução muito melhor, pois evita o famoso “clique aqui para ver a imagem” que, convenhamos, ninguém clica. Mas isso não é motivo para se preocupar, caso você não entenda nada de programação.

Ícone logotipo Nitronews

Os bons serviços de email marketing, como o Nitronews, oferecem templates prontos que você pode utilizar para elaborar suas mensagens da maneira fácil e rápida, e enviar sem nenhuma preocupação.

Qualidade da lista de contatos
Ícone sobre qualidade da lista de contatos

A gente sabe que comprar lista de contatos parece uma boa ideia, e muitas empresas fazem esse investimento acreditando realmente que irão aumentar o alcance das suas mensagens. Mas na realidade o ato de comprar lista de contatos pode prejudicar seriamente as suas campanhas , já que essas listas não são verificadas e contam com inúmeros contatos desatualizados ou inexistentes. Os servidores de email, inclusive, usam alguns emails abandonados como spam traps. Ou seja, as empresas que enviam mensagens para esses endereços são imediatamente classificadas como spammers, já que a única maneira de obter os emails é através da compra de listas.

Por isso, é fundamental que você conquiste os seus contatos e monte a sua segmentação de maneira orgânica.

Pode demorar um pouco mais, mas você terá a certeza de que cada contato tem real interesse no seu conteúdo e poderá efetuar uma compra a qualquer momento.

Higienização de basesHigienização de bases

Manter a sua base de contatos atualizada é fundamental para ter uma boa entregabilidade no seu email marketing. Se você não prestar atenção e seguir enviando emails para contatos inativos ou inexistentes, os servidores de email vão entender que você está usando listas compradas ou que não obteve autorização de seus usuários para o envio. E isso vai diminuir consideravelmente a sua reputação e, consequentemente, a sua entregabilidade.

A solução para esse problema é, além de realizar campanhas apenas para indivíduos que expressaram claramente o desejo de receber seus emails, manter a sua lista sempre atualizada. Como fazer isso? É simples: acompanhe as suas campanhas e veja quais emails foram devolvidos. Depois, delete esses contatos da sua lista sem dó nem piedade. A gente sabe o quanto é difícil conquistar um novo cliente, mas recuperar a reputação é um desafio ainda maior.

Ícone higienização automaticamente periodicamente

Se você não tem tempo para esse acompanhamento, não tem problema: ferramentas de envio de email marketing de qualidade, como o Nitronews, realizam essa higienização automaticamente periodicamente

Conteúdo relevante

Não é exagero quando os maiores especialistas e gurus do Marketing Digital afirmam que o “conteúdo é rei”. O conteúdo é o alicerce de qualquer campanha de marketing, e você deve compartilhar informações realmente úteis com seus clientes para que seus emails mantenham as taxas de entregabilidade em alta.

Ícone conteúdo é rei

O “conteúdo é rei”. O conteúdo é o alicerce de qualquer campanha de marketing, e você deve compartilhar informações realmente úteis com seus clientes

Isso não significa que você não deve oferecer seus produtos e serviços através do email marketing. Afinal, o objetivo final de cada envio é a venda, a conversão. Mas é necessário que você conheça os seus usuários e segmente-os corretamente para enviar apenas os conteúdos (inclusive comerciais) que se encaixam dentro das necessidades de cada um.

Uma boa maneira de descobrir quais são os conteúdos que mais interessam a cada uma das suas listas é criar uma persona que represente cada perfil de consumidor. Você pode ter segmentações específicas para cada gênero, cada faixa de idade, cada nível de escolaridade, e assim por diante. O importante é que, a cada email enviado, você estreite laços e continue convencendo os consumidores a abrir e conferir suas mensagens. Dessa maneira, os servidores de email vão entender que o seu conteúdo é relevante, e suas mensagens sempre serão entregues da maneira apropriada, na caixa de entrada dos seus contatos.

A importância de usar uma empresa de confiança para o envio do seu email marketing

Não importa se você está começando ou se já trabalha com email marketing. É importante se certificar de que você está usando uma empresa de confiança para o disparo das suas mensagens. Uma empresa que preza pela qualidade entregará o seu email com segurança e confiabilidade - já que você está investindo em email marketing, é bom ter a certeza de que a sua mensagem será entregue, não é mesmo?

Nos colocamos à disposição de qualquer um que deseja melhorar seus índices de entregabilidade. Estar no mercado há anos é apenas um dos diferenciais do Nitronews. Nós dominamos as boas práticas de envio, aquecemos o seu IP e acompanhamos os resultados das suas campanhas (com higienização automática da base sempre que necessário), o que garante a entrega na caixa de entrada de seus contatos na data e hora que você achar mais conveniente.

Para saber mais sobre o Nitronews e conferir nossos planos (inclusive os gratuitos), clique aqui: https://www.nitronews.com.br/

Tipos de endereços de email que prejudicam sua reputação

Você sabia que existem diversos tipos de emails que podem prejudicar sua reputação e comprometer suas campanhas de email marketing? Eles podem reduzir a sua taxa de entrega e até gerar bloqueios em sua conta. Para ajudá-lo, vamos listar os tipos de endereço de email mais perigosos para as suas campanhas de email marketing, explicar como funcionam e como você pode evitá-los em suas bases de emails.

As campanhas de email marketing são parte essencial da estratégia de marketing digital das empresas. Mas é preciso ter uma boa reputação para conseguir uma boa entregabilidade e alcançar um ROI satisfatório (ou seja, ter um bom retorno pelos seus investimentos e esforços).

Ícone contatos que estejam interessados

Para conseguir isso, é preciso garantir que sua base de emails contenha apenas contatos que estejam interessados no que a sua empresa tem a dizer.

É a reputação que vai determinar como o servidor do email de seus contatos destinatários vai enxergar e classificar seu email.

Dependendo de sua reputação, você corre o risco de suas mensagens serem marcadas automaticamente como spam e sequer serem abertas.

Ícone dependendo de sua reputação

Mas não é apenas com os descadastros de usuários desinteressados que você deve se preocupar para garantir uma boa reputação. Existem diversos tipos de emails que, mesmo não sendo necessariamente inválidos, prejudicam a sua campanha de email marketing e reduzem suas taxas de entrega. Esses emails podem até gerar bloqueios severos em sua conta de email marketing.

Agora vamos falar sobre todos os tipos de email perigosos que você precisa conhecer para evitar prejudicar sua reputação e, assim, auxiliar no sucesso de suas campanhas de email marketing

Nos próximos tópicos, você vai conhecer os seguintes tipos de email e como retirá-los de sua base de contatos:

Os Spam traps funcionam como verdadeiras armadilhas armadas para identificar e punir os emails que enviam spam. Caso você envie emails para alguma conta spam trap, será capturado em suas armadilhas e sua entregabilidade será drasticamente afetada. Ou seja, os provedores de emails identificarão sua conta como spam e não vão entregar suas mensagens aos destinatários. Então tome cuidado!

Bom, basicamente, existem dois tipos de spam traps: os spam traps novos (ou puros) e osspam traps reciclados.

Os spam traps novos são endereços de email criados especificamente para atuar como spam traps. Ou seja, eles nunca pertenceram a usuários reais. Quem possui spam traps desse tipo em sua base de contatos, com certeza comprou listas de emails ou realizou uma harvesting (ou varredura) com um programa que busca emails na web. Esses programas buscam – fazem uma varredura – em websites e fóruns, por exemplo, endereços de emails para agregar em sua segmentação.

Por isso, é importante construir sua base de emails de forma orgânica com usuários interessados de verdade em seu conteúdo.

Já os spam traps reciclados, são endereços de email que já pertenceram algum dia a um usuário real, que pode até ter realizado cadastros e interagido com campanhas de email marketing, mas que agora abandonou e fechou sua conta.

Os provedores de email reativam esses endereços e os utilizam para saber quem continua realizando envio para eles.

Quando recebem emails, eles sinalizam massivamente ao provedor que as mensagens são lixo eletrônico (ou spam) e podem até mesmo bloquear futuras campanhas de email marketing.

Ícone como evitar
Como Evitar?

Os spam traps não geram erros de envio, mas recebem os emails normalmente. Além disso, seus endereços de email não são fáceis de monitorar, pois não são endereços suspeitos.

Mas, então, como saber se algum email da sua base de emails é um spam trap? Bom, não tem muito como. Mas para evitar cair nessa armadilha,

é importante eliminar de sua base de dados os endereços que não tenham tido nenhum engajamento durante o período de 3 a 6 meses, em média.

Além disso, utilizar uma ferramenta de verificação de segurança de emails (existem muitas no mercado), pode te ajudar a identificar e remover emails com grande potencial de serem spam traps.

Os emails descartáveis são utilizados principalmente por pessoas que querem realizar cadastros ou adquirir serviços e não querem fornecer seu email real e ter suas caixas de entrada lotadas de spam. Isso porque, hoje em dia, é comum que lojas tenham seus dados hackeados ou vendam suas bases de endereços de email.

Ícone apenas algumas horas

cada vez mais usuários estão criando emails descartáveis que funcionam por apenas algumas horas.

Para evitar isso, cada vez mais usuários estão criando emails descartáveis que funcionam por apenas algumas horas. Assim, eles reencaminham os emails necessários para o cadastro para o email real da pessoa e depois desaparecem sem deixar rastros.

O maior problema desse tipo de email é que, como o email se torna inválido depois de algumas horas, eles geram bouces (erros de envio) para o seu remetente. Acontece que quando uma mensagem enviada tem mais de 30% de bounces do total de destinatários, pode ocorrer o bloqueio da conta

Ícone como evitar
Como Evitar?

Neste caso, a melhor solução é utilizar uma ferramenta de verificação de segurança de emails para ajudar a identificar e remover emails que estão inativos. O validador de emails vai ajudá-lo a identificar os emails inativos e não correr o risco de prejudicar sua reputação ou ter sua conta bloqueada.

Os scraped emails são emails vindos de uma técnica spammer chamada scraping (que em inglês remete ao verbo “raspar”). A técnica consiste em encontrar domínios válidos – normalmente de emails corporativos – e chutar os nomes mais comuns e possíveis de acertar, como vendas@, financeiro@ ou @comercial@, por exemplo.

Scraped emails

“Mas eu não sou um spammer” é o que você pode estar dizendo agora. Porém, como essa prática cresceu no mercado, os provedores estão duas vezes mais espertos para monitorar esse tipo de endereços.

Ícone como evitar
Como Evitar?

Nesse caso, prefira ter em sua base, emails corporativos cujos destinatários sejam pessoas e não departamentos. Por exemplo, não envie para [email protected]; prefira enviar para a [email protected].

prefira ter em sua base, emails corporativos cujos destinatários sejam pessoas e não departamentos

Como a rotatividade em empresas é grande, as chances de o email do funcionário da vez do “departamento financeiro”, por exemplo, acabar classificando o seu email como spam é grande. Isso mesmo se o funcionário anterior tenha apresentado grande engajamento.

Além disso, ferramentas de verificação de segurança de emails também podem auxiliar a identificar scraped emails para você poder retirá-los de sua base de contatos.

Os Junk emails são emails cujos endereços contém caracteres sem sentido, sequências numéricas ou palavrões.

Junk emails

É preciso ficar atento a esse tipo de email, pois além da grande possibilidade de não existir usuários reais por trás dessas contas, eles podem prejudicar sua taxa de entregabilidade. Os emails cujos endereços contêm palavrões podem acionar sistemas antispam, que possuem filtros de palavras. Assim, seu email poderá ser bloqueado na entrega e sua reputação vai sofrer um grande impacto.

Já os emails numéricos normalmente pertencem a sistemas bancários, que possuem filtros antispam fortes e vão ignorar seus emails. Nesse caso, a falta de engajamento é o que prejudicará a sua reputação.

Ícone como evitar
Como Evitar?

Para evitar esse tipo de email, faça uma revisão constante na sua base de dados e utilize ferramentas de verificação e segurança de emails.

Mesmo que suas mensagens não acabem classificadas como spam, as chances de engajamento são baixíssimas. E para ter sucesso com suas campanhas, é importante ter em sua base de emails apenas contato de qualidade.

Como você viu, emails que ficam longos períodos sem engajamento são potenciais spamtraps reciclados. Só isso já deveria ser o suficiente para você considerar eliminá-los de sua base de emails.

Emails com longos períodos sem engajamento

Ainda que a média de emails convertidos em spamtraps reciclados não seja tão grande frente ao total de emails sem engajamento em sua base, acreditamos que não vale a pena correr esse risco. Sabe por quê?

Há uma outra ótima razão para você considerar remover esses emails: eles podem afetar sua taxa de entregabilidade. Mas como?

Bom, um dos principais aspectos que os provedores de email levam em conta nos seus algoritmos para classificar o encaminhamento de emails para a caixa de entrada ou para o spam é o total de engajamento que suas campanhas têm no geral. A taxa de engajamento, neste caso, é o total de abertura dos seus emails.

Se muitos dos seus destinatários não abrem nunca os seus emails, a sua taxa de engajamento está sendo severamente prejudicada.

Pode ser melhor retirar esses emails de sua base, ou você corre sério risco de que seus emails passem a ser encaminhados diretamente para a caixa de spam.

Ícone como evitar
Como Evitar?

Revise constantemente sua base de emails e esteja atento a emails que estejam a longos períodos sem interação. É possível fazer esse acompanhamento com o auxílio de programas específicos, mas é importante manter um histórico das campanhas.

De qualquer forma, não hesite em remover emails que há tempos não tenham engajamento. Afinal, o seu objetivo com a campanha é alcançar contatos de qualidade e, assim, gerar novos clientes para o seu produto ou serviço ou aumentar o interesse por sua marca. Contatos sem engajamento podem prejudicar isso.

Esses são aqueles emails que pertencem a sistemas automatizados e não a usuários reais. Eles são emails que enviam respostas automáticas e que certamente não vão interagir com as suas campanhas.

Sistemas automatizados

Pertencem a sistemas automatizados e não a usuários reais

Ícone como evitar
Como Evitar?

Com o crescimento dos e-commerces, esses emails são cada vez mais comuns. Por isso, é possível que você tenha emails desse tipo em sua base de contatos sem nem perceber.

Assim, é importante manter sua base de emails enxuta e com qualidade, revisando constantemente seus contatos e acompanhando os emails que não apresentam interação.

Os emails com histórico de bloqueios não são emails inválidos e, assim, não gerarão bounces. Porém, eles também devem ser analisados cuidadosamente.

Ícone hard bounces

Trata-se de um tipo de email que já foi classificado por ferramentas de email marketing como hard bounces (emails inválidos), mas são emails válidos.

Isso acontece pois quando se tenta diversas vezes enviar um email para um destinatário sem sucesso, o provedor desse destinatário tende a bloquear os recebimentos desse remetente. O bloqueio, assim, é causado por filtros do provedor ou firewalls.

Ícone como evitar
Como Evitar?

Não se pode confiar apenas em seu validador de emails na hora de disparar suas campanhas de email marketing. Seu validador identificará apenas os emails válidos ou não.

Para evitar esses emails é preciso acompanhar os relatórios de sua ferramenta de envio realizar uma análise local, cruzando seu histórico de dados e os dados locais de sua base de emails.

Os endereços de email chamados de Accept-all (aceita tudo) ou também conhecidos como Catch-all (pega tudo) são contas de email com o domínio configurado para receber qualquer coisa que venha antes do arroba (@). Ou seja, qualquer palavra ou texto será aceito, desta forma [email protected] será um email considerado existente e alguma caixa de email do domínio receberá as mensagens.

Essa aceitação de todos os endereços é comumente usado em pequenas empresas para garantir o recebimento de qualquer email que tenha sido enviado a eles, independentemente de erros de digitação.

Além disso, estes também são encontrados em organizações governamentais, médicas e educacionais maiores. Muitas vezes estes são emails válidos.

No entanto, algumas organizações podem utilizar essa configuração como um recurso de segurança para evitar emails não solicitados.

Ícone como evitar
Como Evitar?

A regra geral é não enviar para tais endereços de email, visando preservar a reputação do IP e domínio remetente.

Ferramentas úteis para melhorar a entregabilidade

Existem no mercado algumas ferramentas, pagas ou não, que podem auxiliar na melhora da entregabilidade do seu email marketing. Confira as nossas sugestões:

Logotipo Optinmonster https://optinmonster.com

Se você tem dificuldades para criar (ou aumentar) sua lista de contatos de forma orgânica, o Optinmonster pode ser bastante útil. Segundo a ferramenta, 70% dos visitantes nunca retornam a um site, e o objetivo é capturar esses contatos para que a sua empresa possa seguir impactando-os com conteúdo de qualidade. Com o Optinmonster você pode realizar testes A/B, segmentar suas listas, criar pop-ups para atrair a atenção dos visitantes e mensurar seus resultados com a ferramenta de análise oferecida pelo serviço.

Logotipo Hello Bar https://www.hellobar.com

Criada por Neil Patel, um dos mais conhecidos gurus do Marketing Digital mundial, essa ferramenta também promete aumentar o número de inscritos na sua newsletter através de uma barra superior bastante discreta - mas que oferece excelentes resultados. Você pode personalizar a barra e os campos de captação de acordo com suas preferências: basta configurar a sua barra no próprio site, gerar um código HTML e instalá-la em seu site Wordpress através de um plugin próprio.

Logotipo VWO https://vwo.com

O Visual Web Optimizer é uma excelente ferramenta para realizar testes A/B, mas a sua funcionalidade mais impressionante é o “mapa do calor” (também chamado de heat map), que mostra onde os usuários estão clicando mais e apontando o ponteiro do mouse durante a leitura do seu email marketing. Dessa maneira, você consegue mapear as suas mensagens e identificar quais são os pontos que chamam mais atenção da sua audiência.

Logotipo Button Optmizer http://buttonoptimizer.com

Uma das partes mais importante de um email marketing, especialmente os comerciais, é o botão de CTA (call to action), que deve ser chamativo e fácil de clicar em qualquer dispositivo. Com o Button Optmizer é simples e rápido criar um botão bastante eficiente, com efeitos como sombras e ícones, entre outros. Depois de pronto, basta copiar o código (CSS ou PNG) e inserir na sua mensagem.

Logotipo PutsMail https://putsmail.com

Embora a maioria das empresas de email marketing ofereçam a possibilidade de realizar campanhas teste, muitas vezes os profissionais sentem falta de receber uma cópia funcional na caixa de entrada e ver como a mensagem é entregue na prática. E essa é a função do PutsMail, ferramenta desenvolvida pela Litmus: basta inserir o assunto, o código HTML e até 10 contatos de email para que recebam uma prévia da mensagem. Além disso, é possível enviar até versões para o Apple Watch.

7 Ferramentas úteis para melhorar a entregabilidade do seu email marketing
Ferramentas úteis para melhorar a entregabilidade Optinmonster Hello Bar Visual Web Optmizer Button Optmizer PutsMail
Concluindo...

Como você pôde descobrir ao longo desse conteúdo, criar uma campanha de email marketing bem sucedida depende de diversos fatores. Porém, antes de trabalhar no desenvolvimento das suas mensagens, é necessário se concentrar na entregabilidade do email marketing - um trabalho que começa bem antes do primeiro envio.

É necessário ter cuidado com a qualidade do servidor, com a sua lista de contatos, e até com as palavras e imagens utilizadas no email marketing para garantir que a sua mensagem seja entregue na caixa de entrada, e não na caixa de SPAM.

Aqui no Nitronews estamos prontos para aquecer o IP, oferecer todas as autenticações e ajudar nossos clientes a criar as melhores campanhas de email marketing do mercado.

Além disso, nossa ferramenta conta com diversas funcionalidades que fazem a diferença na entregabilidade de suas mensagens, como higienização da base etemplates HTML. Se você não tem tempo para pensar em todos os detalhes da sua campanha, conte conosco.

E boas entregas!

Fontes:

E-book “As métricas secretas da entregabilidade 2019”, Return Path https://www.antispam.br As ferramentas de email marketing mais importantes https://blog.nitronews.com.br/ferramentas-de-email-marketing
Conclusão