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8 erros comuns de gestão que podem prejudicar o seu negócio

Sabemos que a gestão de um negócio é determinante para o seu sucesso. Falta de controle e de planejamento podem levar muitas empresas para o buraco. Mas um gestor precisa lidar com muitas tarefas e responsabilidades, principalmente em pequenas empresas, por isso é comum ter problemas com a administração dos negócios. Muitas vezes a falta de experiência e de conhecimento também podem prejudicar a gestão de uma empresa.

Desde os pequenos detalhes até as grandes decisões, vários comportamentos e resoluções podem causar problemas para um negócio. Confira a seguir alguns dos erros mais comuns de gestão que podem prejudicar a sua empresa e fique atento para não deixar nenhum deles acontecer!

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Misturar despesas pessoais com as finanças da empresa

Negócios são negócios e você não vai conseguir acompanhar o desenvolvimento do seu se ficar misturando as finanças pessoais com as finanças da empresa. A saúde financeira do seu negócio é fundamental para que ele prospere e quando não cuidamos dela a empresa corre sérios riscos. Portanto, fique atento à contabilidade.

Tenha uma conta separada para a empresa desde o começo. Além de manter organizadas as despesas, custos e entradas, essa medida também vai ser útil na hora de fazer o Imposto de Renda, pois você não vai precisar ficar tentando lembrar quais compras e gastos foram pessoais e o que era destinado ao negócio.

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Falta de organização e de planejamento

A falta de organização não causa problemas apenas financeiros, tudo em uma empresa precisa de organização, desde os documentos até a sua mesa, passando pelos compromissos diários e processos existentes dentro do seu negócio. Bagunça pode gerar erros, esquecimentos e perda de documentos ou oportunidades importantes.

Já a falta de planejamento pode ser fatal. Às vezes um empreendedor ou gestor está muito animado com suas ideias e age de forma impulsiva, sem saber muito bem o que está fazendo. É o tipo de atitude que arrisca qualquer empresa. Ser proativo e entusiasmado não significa menosprezar a necessidade de planejamento. É claro que planejar demais e ter medo de agir também é prejudicial, busque o equilíbrio.

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Relutar em adotar tecnologias

Atualmente existem inúmeros aplicativos para ajudar na gestão do seu negócio, principalmente para fazer a gestão financeira, controlando com muito mais facilidade e precisão a administração da sua empresa.

Alguns gestores mais antigos podem relutar em aceitar a implementação da tecnologia nos processos comuns da empresa, mas esse é um recurso que certamente otimiza o trabalho, reduz os erros e melhora a eficiência. Sem falar no tempo que você economiza, já que muitos programas são integrados, fáceis de usar e ainda fornecem relatórios para te ajuda a entender melhor como vai a empresa.

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Não investir em marketing

Todo negócio precisa ser visto para ser lembrado. Como atingir seu público-alvo de forma certeira e obter resultados positivos sem investir em marketing? O marketing é fundamental para fazer essa ponte entre marca e consumidor, construindo uma relação sólida e de confiança, que fidelize o cliente.

O principal modo de conseguir isso atualmente é através do Marketing Digital, que utiliza ferramentas importantes, como redes sociais, criação de sites e blogs, anúncios e propagandas nas redes sociais e no Google, uso de e-mail marketing e de SEO. Lembre-se de que enquanto você insiste em não investir em marketing, certamente o seu concorrente que o faz está saindo na frente e roubando clientes que poderiam ser seus.

Além de poder ter um custo menos salgado do que recursos como outdoor e propagandas de TV, o marketing digital ajuda a construir sua imagem e a criar comunidades digitais em torno da sua marca.

5-nao-ter-uma-estrategia-de-marketing
Não ter uma estratégia de marketing

Há gestores que até investem em marketing digital, mas acham que é só designar um funcionário para cuidar das redes sociais ou fazer ele mesmo a função. Isso pode ser ainda mais prejudicial do que não ter uma presença digital.

Esse risco acontece porque não basta criar um perfil em uma rede social, é precisar ter um planejamento de marketing digital, com estratégias bem definidas e adequadas para o seu público.

Uma postura equivocada nas redes pode manchar a imagem do seu negócio e afastar clientes – sem contar no tempo e no dinheiro investidos de forma equivocada. Por isso, é importante contratar uma agência especializada na área, para poder contar com o trabalho de uma equipe bem preparada e engajada.

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Cortar treinamento e capacitação

Em tempos de incertezas e de crise muitas vezes é preciso apertar os cintos e fazer alguns cortes. A tentação é cortar o que parece mais fácil e que aparenta não afetar tanto o dia a dia da empresa, no caso, parar de investir em capacitação e treinamento de funcionários.

Antes de cortar esse tipo de despesa, avalie se isso realmente não vai prejudicar o desempenho do funcionário e, consequentemente, da própria empresa. Todo colaborador deve estar bem-preparado para executar suas funções e em alguns casos oferecer treinamento pode ser essencial.

7-nao-delegar-tarefas
Não delegar tarefas

Um gestor já tem inúmeras obrigações e preocupações, quando ele tenta concentrar todas as tarefas para si acaba se sobrecarregando e realizando tarefas sem tanta atenção, o que pode resultar em erros e problemas.

Além disso, quando um gestor não divide tarefas com seus colaboradores está dizendo de forma velada que não confia no trabalho e na capacidade deles. Agora pense como isso afeta de forma negativa o rendimento dos seus funcionários e o próprio clima da empresa.

8-avaliar-realidade-do-mercado-erradamente

Avaliar a realidade do mercado equivocadamente

Algumas vezes acontece do gestor estar tão entusiasmado com o negócio que acaba superestimando o mercado, tendo expectativas equivocadas em relação a sua empresa. Em outras situações, o gestor pode subestimar o mercado e o potencial da empresa e acabar precisando lidar com uma demanda que não consegue dar conta.

Os dois casos são problemáticos e podem derrubar um negócio, por isso, é preciso ter os pés no chão, fazer testes e pesquisas com grupos de interesse variados e tentar entender o mercado de forma ampla e profunda.

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1 Comentário

  • 7 de outubro de 2017 em 12:06
    Helenildo

    ola!!!
    Boa tarde.
    Muito boa essas dicas brigado.

    Resposta

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