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Como criar uma campanha de reengajamento por email marketing

Cada novo assinante para a sua lista de emails é uma conquista. Convencer alguém a receber as suas mensagens dá mais trabalho do que se pensa, mas o esforço não termina por aí. No começo do relacionamento cada email é uma festa, mas é possível que o destinatário perca o interesse nas suas mensagens depois de um tempo.

Não é culpa sua, nem dele. Simplesmente acontece. Mas o lado bom é que você pode reconquistar os seus assinantes inativos, com algumas técnicas que se provaram bastante eficazes.

É fundamental que você desenvolva uma campanha de reengajamento, porque ter muitos assinantes inativos em sua lista pode afetar sua reputação. Os provedores de serviços de internet monitoram as taxas de abertura e se você tiver uma baixa taxa de e-mail aberto há chances de que o seus e-mails sejam enviados para a pasta de spam.

Além disso, é mais fácil e mais barato manter clientes existentes do que adquirir novos prospects. É por isso que a reconquista de seus assinantes de email com uma campanha de reengajamento torna-se essencial.

Mas como fazer isso? Aqui está um guia abrangente, passo a passo, para ajudá-lo a executar uma campanha de reengajamento:

  1. Identifique seus assinantes inativos

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O primeiro passo é determinar um período de tempo com base no qual você irá separar seus assinantes inativos de assinantes ativos. Os assinantes inativos podem ser os que não abriram um email nos últimos 90 dias, por exemplo. Outra maneira que você pode ter uma lista de assinantes inativos é buscando aqueles assinantes que não abriram 10 ou mais emails que você enviou.

Uma análise da frequência em que você envia um email para seus assinantes e o tipo de conteúdo que você enviou ajudará você a determinar um cronograma para segregar os assinantes inativos. Algumas empresas de email marketing, como o Nitronews, classificam automaticamente os usuários. Você pode utilizar essa classificação para determinar quem são os seus contatos desengajados.

  1. Planeje uma estratégia

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Agora que você tem uma lista de assinantes inativos, você precisa de um plano de estratégia para reengajá-los com sua marca. Existem dois fatores importantes em que você precisa se concentrar se desejar fazer sua campanha de sucesso no reencaminhamento:

Primeiro fator: o horário de envio

Tenha em mente que você está tentando reconquistar os assinantes que pararam de abrir seus e-mails. Entre as muitas razões possíveis por trás disso pode estar o horário de envio das suas mensagens. Faça uma pequena pesquisa sobre os horários em que eles vão querer se envolver com seu e-mail. Os horários em que eles abriram seus emails também podem ajudar –  descubra isso. Uma dica importante: se seus assinantes são donos de empresas ou pessoas que estão bastante ocupadas, você pode enviar seus emails no final do dia.

Segundo fator: o conteúdo do email

Os emails de reengajamento se tratam da reativação do relacionamento que você já compartilhou com seus assinantes e clientes. O conteúdo do seu email desempenha um papel crucial aqui. É essencial que você escreva algo que chame a atenção ou faça com que eles se reconectem com você. Então na sua linha de assunto ou texto do email você precisa fazer algo sensacional. Personalizar os emails também terá um impacto positivo no sucesso da sua campanha.

Existem dois fatores que podem ajudar você a se conectar bem com seu assinante inativo: emoção e humor. Você pode fazer uso de qualquer um desses (juntos, ainda melhor!) para criar um texto incrível.

  1. Envie os emails planejados

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Para tirar o máximo proveito da sua campanha de reengajamento, você deve enviar uma série de emails para os contatos inativos. O ideal são três emails, que vamos ver a seguir:

Email 1- Chamar atenção

O objetivo do primeiro email da série é chamar a atenção do seu contato. Jogue a carta emocional, se necessárip. Uma pequena pesquisa sobre o comportamento do assinante em seu site e sobre seu histórico de compras pode orientá-lo na criação do conteúdo certo. Seja útil, compartilhe links para o seu último ebook ou post no blog. Além disso, você pode solicitar para definir suas preferências de conteúdo, frequência e horário do email.

Email 2- Fornecer valor

Espere duas semanas depois de enviar o primeiro email. Haverá alguns contatos que vão abrir o seu email de reengajamento, mas muitos que ainda não. Diga-lhes que se preocupa com seu tempo e escolha e que não quer continuar enviando emails se não estiverem interessados. Ao mesmo tempo, informe-os sobre as mudanças que você fez em seus produtos / serviços / políticas ou lembre-os sobre os benefícios que eles perderão ao deixar sua lista de e-mail. Mantenha o tom amigável e informe que respeitará a sua escolha.

E-mail 3- Deixe-o decidir

Aguarde mais duas semanas. Novamente, haverá alguns assinantes que ainda não abriram seu segundo e-mail. Mas vale a pena uma última tentativa antes de terminar o relacionamento. Criar uma sensação de urgência é uma boa ideia: diga aos assinantes que você irá removê-los da sua lista se eles não optarem por continuar recebendo seus emails. Outra maneira para reengajar nesta fase é oferecer um desconto. Você também pode oferecer a opção de se conectar a outros canais como seus perfis nas redes sociais.

  1. Automatize

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A automação de email é uma ferramenta que facilita a vida de cada profissional de marketing. Seu projeto de reengajamento também pode ser automatizado. Além disso, você pode remover contatos que não se envolvam com sua marca mesmo após os contatos de reengajamento.

  1. Analise os resultados

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O objetivo do reengajamento é conquistar os assinantes que não se envolvem em suas campanhas, e também cancelar os assinantes aqueles que não demonstraram interesse na sua campanha.

Ao final dessa campanha, você terá as duas listas: daqueles que ainda se interessam pelo seu conteúdo e daqueles que ignoraram os seus emails. Então, o que fazer agora?

Para aqueles que voltaram a engajar, adicione-os a um novo fluxo de mensagens e não à sua lista regular de assinantes. Isso porque você precisa lidar com eles de forma diferente e não enviar seus emails promocionais, mas sim emails mais específicos levando-os para a conversão.

Para aqueles que não voltaram a abrir seus emails, é hora de dizer adeus. E essa é a melhor opção porque, ao permanecer na sua lista e não abrir o seu e-mail, eles só vão dificultar a sua capacidade de entrega e as suas campanhas futuras.

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