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Como definir o orçamento para suas campanhas de email marketing em 2020

O email, tradicional meio de comunicação e marketing desde os primórdios da internet, resistiu às mudanças que vieram com inovações como o Twitter, Facebook, mobile e até o RSS. O que ajudou o email a se tornar um meio de comunicação valioso ao longo do tempo é sua evolução constante. Desde mensagens de texto sem formatação a emails altamente direcionados e automatizados, hoje recursos como design codificado em HTML e CSS, interatividade, vídeos e até feeds ao vivo são comuns.

Não é por acaso que o número de usuários de email deve crescer para 4,4 bilhões em 2023. Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Adestra, 68% dos adolescentes e 73% dos millennials consideram o email seu meio de comunicação preferido.

Do ponto de vista do marketing, o retorno do investimento em email marketing é sensacional; uma pesquisa da Litmus concluiu que a média do ROI do email marketing é de US$ 38 por cada dólar investido. Aqui no Brasil os resultados são igualmente satisfatórios, e as empresas que desenvolvem um trabalho sério, com planejamento e investimento consistentes, também têm um retorno alto.

Dito isto, quanto se deve investir em email marketing? Quais são os fatores que determinam o valor que você gastará? Vamos conferir:

Fatores a considerar na hora de definir seu orçamento para email marketing em 2020

Como é a qualidade da sua lista de emails?

Como é a qualidade da sua lista de emails

Sua lista deve ser organizada e composta por assinantes que optaram por receber seus emails. Os assinantes inativos da sua lista podem prejudicar os resultados de suas campanhas. É necessário higienizar a sua lista em intervalos regulares, a fim de obter o melhor ROI com o email marketing. O Nitronews, por exemplo, classifica os seus contatos e faz a higienização do seu mailing periodicamente – mantendo assim a sua lista apenas com contatos de qualidade.

Quais são as suas necessidades em termos de design?

Quais são as suas necessidades em termos de design

Antes de qualquer coisa, é preciso primeiro definir o objetivo das suas campanhas de email para determinar quais serão as suas necessidades de design. Você pode usar um template (um modelo de email preexistente e reutilizável) ou deve investir em um design único e personalizado? Emails elaborados de forma complexa ou aqueles que apresentam interatividade exigem que você gaste mais dinheiro. Além disso, você precisa garantir que o modelo seja responsivo e renderizado em todos os dispositivos.

Você investe em relatórios e análises de desempenho de campanhas?

Você investe em relatórios e análises de desempenho de campanhas

A análise dos resultados de suas campanhas de email é essencial, pois ajuda a saber o desempenho ou não de suas campanhas. O volume de emails, as taxas de abertura, a taxa de cliques e a taxa de conversão precisam ser testados, pois somente dessa maneira você saberá se linha de assunto, pré-cabeçalho, design, texto e chamadas à ação estão funcionando da maneira planejada. Analisar essas informações irá ajudá-lo a maximizar seus resultados, já que você poderá ajustar sua campanha de acordo. O rastreamento e os relatórios (métricas como aberturas e cliques) devem estar incluídos no provedor de serviços de email. Se não estiver, procure outro. Nossa sugestão é o Nitronews, claro.

Você usa um provedor de serviços de email, como o Nitronews?

Você usa um provedor de serviços de email, como o Nitronews

Um provedor de serviços de email ajuda a enviar mensagens direcionadas, garante a entrega e fornece dados valiosos em seus relatórios. A maioria dos problemas de entregabilidade está associada às listas de email, mas o provedor de serviços de email certo pode ajudá-lo a resolver muitas dessas falhas. A plataforma que você escolhe desempenha um papel importante na determinação da quantia gasta em marketing por email. O Nitronews, por exemplo, permite que você contrate planos mensais ou compre créditos de acordo com as suas necessidades. Assim fica fácil determinar o seu orçamento e acompanhar o ROI das suas campanhas de email marketing.

Como estabelecer o orçamento para sua campanha de email

Definir o orçamento para uma campanha de email marketing pode ser um processo demorado, mas ter uma ideia clara do custo da sua campanha ajudará a determinar se a atividade gerará um retorno sobre o seu investimento.

Defina os custos de cada etapa da criação do seu email marketing

Defina os custos de cada etapa da criação do seu email marketing

Existem várias despesas associadas a uma campanha de email marketing. É importante estar ciente disso antes de começar e saber o que você deve pagar por cada um:

Redação

redação de email marketing

Ao implementar uma campanha de email marketing, faz sentido contratar um redator profissional, principalmente se você está com pressa ou não está confiante em suas habilidades como escritor. Os custos para escritores freelancers podem variar bastante, mas é justo dizer que você recebe o que paga. Se você decidir contratar um redator, não deixe de criar um briefing claro para que seu escritor entenda o que é esperado – quanto mais detalhado o resumo, melhor o conteúdo que você receberá.

Design

design

Alguns provedores de serviços de email, como o Nitronews, oferecem modelos personalizáveis; portanto, se você planeja usar um para enviar seus emails, poderá evitar esses custos.

Um email bem projetado pode levantar ou derrubar sua campanha, mas não precisa ser muito caro. Adicionar o logotipo, a cor e a formatação da empresa costuma melhorar as taxas de resposta, por isso pode valer a pena contratar um designer profissional. Os custos de um designer são semelhantes aos dos redatores – mas espere pagar mais se desejar que seu email seja excepcionalmente elaborado.

HTML

HTML

Quando você envia emails em HTML, é necessário converter seu design em código. Usar um provedor de serviços de email como o Nitronews, que fornece modelos HTML, é uma ótima maneira de garantir que sua mensagem seja bem exibida, não importa onde ela foi aberta. Mas se você decidir usar um programador, verifique se ele está familiarizado com a codificação específica para email.

Quem oferece melhor ROI: email marketing ou redes sociais?

Acabaram os dias em que os profissionais de propaganda e marketing simplesmente jogavam todo o orçamento de marketing em anúncios impressos, televisivos e de rádio. Hoje, existem muitos meios de comunicação para se conectar com clientes em potencial, portanto devemos ter certeza de que estamos aproveitando ao máximo o orçamento.

Vamos comparar o email marketing e o marketing nas mídias sociais para ver qual oferece um ROI geral melhor para atender às suas necessidades de marketing:

Quando o assunto é público-alvo

Quando o assunto é público-alvo

A tecnologia moderna permite que os profissionais de marketing definam claramente seu cliente ideal e o bombardeie com publicidade extremamente personalizada e relevante.

Quando as pessoas falam sobre o marketing de mídia social, geralmente exaltam as vantagens da publicidade direcionada. Quando comparado aos métodos mais tradicionais de publicidade, como impressos ou rádio, é muito mais fácil segmentar informações demográficas específicas nas redes sociais.

No entanto, há uma desvantagem em confiar nas redes sociais para entregar suas mensagens ao público-alvo: os usuários estão mais conscientes da publicidade online e optam cada vez mais por usar bloqueadores de anúncios. Alguns estudos sugerem que quase um quarto dos usuários da internet estão navegando com a proteção de um bloqueador de anúncios, e isso reduz significativamente o seu público-alvo.

Uma das maneiras mais eficazes de atingir seu público é através do email marketing. As campanhas não precisam (e não devem) ser explosões genéricas de email enviadas a todos os assinantes da sua lista. Os emails massivos não são tão eficazes quanto o envio de campanhas segmentadas. Use os dados que você já tem sobre seus assinantes para enviar o conteúdo mais relevante para os diferentes grupos de pessoas em sua lista. O melhor de tudo é que, quando você segue as práticas recomendadas para melhorar suas taxas de entregabilidade, sabe que sua mensagem alcançará seu público-alvo. Não é um anúncio em um site, mas um email diretamente na caixa de entrada, onde é mais provável que os usuários prestem atenção.

O marketing nas redes sociais lança uma rede mais ampla e espera atrair pessoas que podem não estar cientes de seus negócios, mas que se encaixam no seu mercado-alvo. O email marketing, por sua vez, é mais focado e visa usuários que já se inscreveram ou que até já compraram da sua empresa. Como você deve imaginar, os dois funcionam melhor como canais complementares: o marketing de mídias sociais é uma maneira poderosa de criar sua lista de email, alcançando pessoas novas e interessadas, enquanto o email marketing converte essas pessoas em clientes pagantes.

Quando o assunto é compartilhamento

Quando o assunto é compartilhamento

Os anúncios de rádio e televisão fornecem comunicação unidirecional, como um monólogo: os anunciantes falam sobre seu produto ou serviço e os consumidores ouvem. Enquanto isso, as mídias sociais e o email oferecem mais oportunidades para interagir com os clientes e abrir um diálogo.

Como resultado, é mais fácil para os fãs da sua marca trazerem outras pessoas para essas conversas compartilhando suas mensagens e expandindo seu público, sem que você precise gastar um único centavo.

O envolvimento na forma de curtidas, compartilhamentos, comentários e encaminhamentos é o capital mais valioso no mundo do marketing. É por isso que vemos tantas campanhas que incluem algum tipo de elemento social ou de envolvimento. Quando alguém repassa seu conteúdo, está endossando sua marca para amigos, familiares e colegas de trabalho, o que confere maior legitimidade.

Profissionais de marketing analisaram o valor do compartilhamento e até colocaram um preço em dólar nos compartilhamentos de email e mídias sociais. Um email encaminhado por um assinante vale US$ 12,41, enquanto um compartilhamento nas redes sociais vale US$ 5,62. Claramente, um compartilhamento de email tem mais que o dobro do valor de um compartilhamento de mídia social, já que os usuários tendem a prestar mais atenção e, consequentemente, comprar mais.

Quando o assunto é alcance

Quando o assunto é alcance

Tanto o email marketing quanto o marketing nas redes sociais podem ser rastreados, permitindo que você veja quantas vezes seu anúncio foi realmente visualizado. Essas estatísticas são valiosas para acompanhar o sucesso de uma campanha e a efetividade da plataforma escolhida. Com rádio, televisão ou veículos impressos, pode ser muito mais difícil determinar o número exato de pessoas atingidas.

Um desafio nas mídias sociais é que as plataformas estão constantemente alterando os algoritmos que determinam quais postagens ou anúncios são vistos no feed dos usuários. Só porque alguém escolheu seguir sua página não significa necessariamente que verá sua atualização na página principal.

Essa é uma área em que o email marketing tem uma enorme vantagem. Não há algoritmos para escolher quais emails serão vistos e quando. Os profissionais de marketing podem ter certeza de que seu público-alvo verá seu email e assunto, desde que o usuário ainda esteja usando ativamente esse endereço de email.

Quando se trata de garantir que sua mensagem chegue à pessoa pretendida, o email marketing vence. Embora seu email possa ser interrompido por filtros de spam, a conformidade com as diretrizes básicas pode melhorar sua capacidade de entrega e garantir que seu email fique à frente do seu público. Embora as mídias sociais e o email marketing tenham clara vantagem sobre a mídia tradicional, o email marketing é uma linha direta para a caixa de entrada de alguém.

Quando o assunto é criatividade e flexibilidade

O email marketing e o marketing de mídia social permitem que as marcas saiam da fórmula pré-estabelecida dos comerciais de 30 segundos. Como resultado, ambos são métodos valiosos para o desenvolvimento de uma voz de marca com a qual os clientes possam se identificar.

Um perfil nas redes sociais pode ser uma ótima ferramenta de marketing para o desenvolvimento da voz da marca, quando usada corretamente. O email marketing oferece muitos dos mesmos benefícios que as mídias sociais, mas com um formato mais flexível que permite mais criatividade.

As campanhas de marketing não precisam apenas ser promoções de vendas, mas podem ser compostas por conteúdo de blog, vídeos ou incorporadas a uma newsletter. Embora uma postagem em rede social possa conter um link para uma postagem de blog, um email atrai as pessoas e as convence a clicar e ler mais.

A criatividade sempre fez parte do marketing, independentemente da mídia usada. O email marketing fornece apenas mais flexibilidade para a criatividade da sua empresa, permitindo que você transmita a voz da sua marca e obtenha reconhecimento.

Gostou das dicas? Entre em contato conosco para desenvolver seu orçamento de email marketing para 2020!

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