15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.nitronews.com.br/blog 300 true

Como humanizar o email marketing automatizado e conquistar mais clientes

A automação de marketing é uma ferramenta muito eficaz para aumentar as conversões e melhorar a segmentação de clientes. Especialistas na área consideram a automatização o avanço mais significativo em vendas e marketing desde o surgimento do CRM, já que nos dá a oportunidade de estabelecer uma comunicação personalizada com todos os usuários – e também economiza tempo no envio de mensagens manuais. Estudos recentes mostraram que a automação de marketing aumenta em até 14,5% a produtividade e em 12,2% a redução nos custos de marketing. Ou seja, vale a pena apostar no email marketing automatizado para tornar sua empresa mais eficiente e lucrativa.

No email marketing, a automação permite que os profissionais enviem emails oportunos e relevantes para os assinantes com base em suas atividades, sem a necessidade de fazer isso manualmente. No entanto, é importante que os emails automatizados tenham um toque humano e não pareçam terem sido gerados por bots.

Por que a humanização é importante?

A humanização cultiva relacionamentos – quando você humaniza seus emails, os inscritos começam a sentir que estão tendo uma conversa real com uma pessoa real. Eles não sentem que estão sendo manipulados e comercializados por uma entidade sem rosto atrás de uma tela. Ou seja, a humanização faz sua marca ganhar vida.

Ao tornar sua comunicação mais humanizada, você incentiva o contato – os inscritos começam a se sentir como se estivessem em uma conversa e respondem mais aos seus emails. Isso estimula o contato entre sua empresa e o público-alvo, o que ajuda a construir uma conexão mais profunda e emocional.

A humanização torna sua empresa diferente: quando você começa a humanizar, seus emails passam a se destacar nas caixas de entrada, aumentando, assim, a taxa de abertura e as métricas de engajamento.

O que significa humanizar seu email marketing?

Humanizar seu email marketing significa torná-lo mais pessoal e identificável. Isso não significa que você não deve usar ferramentas de automação de marketing, mas significa se esforçar para dar ao destinatário a sensação de que ele está se relacionando com outro ser humano.

Existem várias maneiras de humanizar seus emails automáticos, como programar seus emails para horários em que as pessoas estão acordadas e trabalhando (não às 6:00 da manhã), adaptar o conteúdo de acordo com as informações que você possui sobre seus assinantes ou usar seu nome para assinar o email.

Humanizar é o mesmo que personalizar?

Embora pareçam semelhantes, a humanização do email marketing não é o mesmo que personalizar.

A humanização significa fazer escolhas em relação ao conteúdo e ao cronograma de entrega de seus emails, que se aproxima ao que os destinatários poderiam esperar se um ser humano estivesse escrevendo cada mensagem. Já a personalização são as “regras” que você pode inserir no seu email marketing para que o sistema preencha com informações dos usuários que o receberão. Por exemplo, você pode inserir o nome do destinatário na linha de assunto de um email graças à personalização.

Quando a humanização não funciona?

Apesar de ser extremamente benéfica, a humanização não funciona bem para todas as empresas. Imagine uma gigante como a Apple. Não seria um pouco estranho se todos os emails que você recebesse deles fossem enviados e assinados pelo CEO Tim Cook? Ou se todos os emails da Amazon fossem assinados por Jeff Bezos? Com certeza, esses emails não teriam nenhuma credibilidade, já que o assinante perceberá imediatamente que não é real.

Enquanto usuários, não esperamos emails humanizados de grandes empresas. E a humanização geralmente não funciona para negócios de grandes proporções. Dito isso, para empresas de pequeno a médio porte, blogs e sites de comércio eletrônico (ou seja, a maioria de vocês que está lendo este post), a humanização é uma estratégia de email marketing muito importante e eficaz.

Por isso, vamos compartilhar algumas dicas simples e práticas para humanizar seus emails automatizados. Continue lendo e confira!

Dicas para humanizar o email marketing

Escolha um bom nome de remetente e assine seus emails

Escolha um bom nome de remetente e assine seus emails

Quando você envia um email usando um nome real junto com o nome da sua empresa, as pessoas têm naturalmente uma tendência maior a lê-lo. Isso porque as pessoas usam nomes, e não suas identidades corporativas, em conversas reais. Como mencionamos anteriormente, as pessoas se sentem como se estivessem participando de uma conversa real, com uma pessoa real.

Além disso, o nome do remetente dos emails automáticos deve criar credibilidade para o assinante. Um email “no reply” é a pior coisa que você pode fazer, já que demonstra desinteresse em qualquer comunicação com o cliente. Os emails automáticos mais eficazes são aqueles que parecem ter sido enviados por um funcionário real.

Use uma linguagem coloquial e natural

O texto do seu email deve refletir que é escrito por uma pessoa real, e que entende as necessidades do assinante. Ou seja, deve ser escrito em uma linguagem com a qual o assinante se identifique e não com o tom formal ou excessivamente comercial que algumas empresas utilizam – acaba sendo um discurso de vendas que não produz resultados. Para garantir que seus emails automatizados sejam tão eficazes quanto aqueles enviados manualmente, você deve enviar emails que soem como uma conversa, ao invés do velho discurso “Compre nosso produto”.

Use um retrato na assinatura de email

Use um retrato na assinatura de email

Incluir uma foto (os retratos profissionais são a melhor opção nesse caso) do remetente do email é uma estratégia de humanização bastante eficaz. As imagens são ferramentas poderosas que ajudam você a se conectar com seu assinante. Quando você usa uma fotografia, os inscritos mais uma vez têm a impressão de que é uma pessoa real que envia os emails.

Contextualize seu email

Muitas vezes, os profissionais de marketing esquecem de contextualizar os emails automatizados e eles acabam sendo contraproducentes, já que chegam até o destinatário sem objetivo claro. E aí, obviamente, o destinatário do email não vai efetuar nenhuma ação desejada. Você deve sempre criar relevância em todos os seus emails e seguir o mesmo raciocínio da mensagem inicial. Tente recapitular a interação anterior brevemente para que o assinante possa lembrar do que está acontecendo e se conectar com o email.

Personalize os emails da maneira certa

Vá além da personalização de primeiro nome e crie rascunhos de emails personalizados de acordo com a atividade do assinante. Por exemplo, você pode criar perfis de seus clientes para descobrir como eles preferem ser abordados.

Agradeça seus assinantes

Agradeça seus assinantes

As pessoas gostam de ser valorizadas. Faça com que cada um dos seus assinantes sinta-se reconhecido, importante e especial. É por isso que usar um simples “obrigada” em sua campanha de email marketing pode ajudar seus assinantes a se sentirem mais envolvidos. Use uma linguagem acolhedora e calorosa em seus emails de boas-vindas, usando a primeira pessoa. Essa dica é muito simples de implementar. Em seu primeiro email, apenas agradeça ao usuário por se inscrever. Dá pouco trabalho e funciona incrivelmente bem.

Envie emails de follow up apropriadamente

Envie e-mails de follow up apropriadamente

Muitas vezes, o usuário recebe vários emails de vendas de diferentes pessoas que trabalham na mesma empresa. Obviamente, não é uma experiência agradável para o destinatário. Organize os seus contatos e seu esquema de envio de emails automatizados para que o usuário não seja abordado repetidamente com as mesmas mensagens.

Configure um intervalo de tempo apropriado entre os emails automatizados

Configure um intervalo de tempo apropriado entre os e-mails automatizados

Com frequência os profissionais de marketing sobrecarregam os assinantes com muitos emails automáticos de uma só vez. Esta não é uma boa prática, pois pode levar ao cancelamento da assinatura – ou pior, ter seus emails marcados como spam. Mantenha um intervalo de tempo razoável entre os emails automáticos e certifique-se de que eles tenham relevância entre si, e também com a atividade do assinante.

Dê espaço para intervenção humana caso necessário

Dê espaço para intervenção humana caso necessário

A automação não substitui a intervenção humana. Embora os bots tenham facilitado as coisas, é altamente recomendável que você abra caminho para a intervenção humana no momento certo e facilite uma comunicação mais eficaz. Nem tudo pode ser transmitido da maneira correta por meio de emails automatizados, então é fundamental certificar-se de que os seus clientes terão suas dúvidas respondidas e problemas resolvidos de outra maneira. Mantenha a humanidade viva em sua automação de email e crie uma experiência melhor para os assinantes. Em vez de enviar emails genéricos direcionados a uma ampla faixa de população, use a automação humanizada para agregar valor com mensagens personalizadas.

Faça uma pergunta

Faça uma pergunta

Outra ótima maneira de envolver mais os assinantes em seus emails automatizados é fazer uma pergunta simples. As perguntas são uma excelente maneira de incentivar as conversas, pois provocam diretamente respostas dos leitores.

Algumas empresas optam por enviar um email de boas-vindas assinado pelo CEO, que pergunta o motivo da inscrição do usuário. Uma pergunta como essa também obtém um ótimo benefício colateral, que é um feedback inestimável de seus usuários sobre o que eles esperam alcançar com seu produto/serviço.

PS – Use um PS

Um PS (do latim “post scriptum”, que quer dizer escrito depois) no final de um email é uma ferramenta muito poderosa. Não só ajuda na humanização, mas também ajuda a destacar textos ou links importantes. Isso ocorre porque nossos olhos são automaticamente atraídos para o conteúdo separado do resto 😉

Agora que você já conheceu o poder do PS, que tal deixar um comentário abaixo?

Post anterior
17 estratégias para vender mais com o email marketing
segmentação do email marketing
Próximo post
Dicas para melhorar a segmentação do email marketing

Aprenda sobre marketing digital!

Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

Email cadastrado com sucesso!