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Como reduzir as taxas de cancelamento de assinatura de email

O cancelamento de assinaturas é uma faca de dois gumes. De um lado, você tem pessoas querendo parar de receber as suas mensagens – o que nunca é bom para o ego. Por outro lado, a sua lista está fazendo auto-limpeza – o que é positivo, já que enviar emails para usuários não engajados pode prejudicar as suas campanhas. Mas você sempre se perguntará se poderia ter feito algo para manter esses assinantes, não é? Neste artigo, queremos conversar com você sobre suas listas de email. Ou seja, como reduzir os cancelamentos de email dessas listas.

Primeiro, se quisermos reduzir os cancelamentos, precisamos saber como está nossa taxa de cancelamento de assinatura.

Por que facilitar o cancelamento da inscrição?

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Para começar, você quer deixar o cliente com uma impressão positiva de sua marca. Não há sentido em reter destinatários que não abrem ou se envolvem com seus emails. Na verdade, isso afetará negativamente sua entregabilidade.

O outro motivo para facilitar a inscrição é que essa é uma exigência do nosso código de autorregulamentação para a prática de email marketing (CAPEM). Segundo o código, todo email marketing deve ter um link visível para descadastro e as empresas têm até 48 horas para retirar um link da sua base de cadastros após a solicitação.

Qual é uma boa taxa de cancelamento de inscrição?

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Geralmente, uma taxa de cancelamento de inscrição abaixo de 0,5% é uma boa taxa de cancelamento de inscrição para uma campanha de email. Uma taxa abaixo de 0,2% geralmente indica que você está fazendo um excelente trabalho, e uma taxa acima de 0,5% significa que você pode melhorar o seu email marketing.

Se esse é o seu caso, confira as nossas dicas para ajudar a reduzir o cancelamento de assinaturas de email:

Use uma combinação de opt-ins duplos e únicos

Qual é a diferença entre o opt-in único e o duplo? Um opt-in único significa apenas que o assinante não precisa confirmar sua inscrição. Com um opt-in duplo, o assinante precisa confirmar, geralmente clicando em um link enviado por email após a conclusão da inscrição do formulário inicial.

Opt-ins únicos são mais fáceis para o usuário e a maneira mais rápida de criar uma lista, mas eles também são menos respeitosos com a privacidade de seus assinantes. E o seu endereço de email pode ficar facilmente entulhado de dados incorretos, prejudicando a reputação do remetente.

Já os opt-ins duplos oferecem proteção de lista de melhor qualidade e a oportunidade de se comunicar com os assinantes imediatamente por meio do email de confirmação. No lado negativo, o processo de otimização dupla resulta em crescimento de lista mais lento e, possivelmente, em endereços de email perdidos porque alguns usuários podem simplesmente nunca concluir o processo de inscrição.

Segmente sua lista de emails

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A chave para o marketing eficaz é transmitir sua mensagem para as pessoas certas no momento certo. E segmentar sua lista de email pode ajudar você a fazer isso.

Você pode criar listas segmentadas usando qualquer número ou tipo de dados, como dados demográficos, como idade e local, ou segmentação comportamental, como navegação e atividade de compra.

O resultado final é que as campanhas altamente direcionadas funcionam. Em um estudo conduzido pela Klaviyo, campanhas altamente segmentadas obtiveram melhores taxas de abertura, taxas de cliques e maior receita média por destinatário. E os números de cancelamentos de assinatura foram menores.

Defina seus segmentos por pelo menos duas condições. A primeira condição deve estar relacionada aos comportamentos de uma pessoa, como valores de compras anteriores ou frequência ou histórico de carrinho abandonado. A segunda condição deve estar relacionada à demografia.

Crie conteúdo útil (e relevante!)

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Agora que você tem seus segmentos, precisa enviar emails que sejam convertidos. Mas por onde começar?

Comece com um objetivo.

Como na maioria das coisas na vida, você começa com um objetivo. O que você espera conseguir com este email? Você está tentando aumentar a receita? Você quer aumentar os números das suas redes sociais? É importante ter um objetivo claro para definir sua estratégia e qual tipo de conteúdo será criado.

Defina sua estratégia

Você sabe qual é o seu objetivo, então o que vai te levar até lá? Se o seu objetivo é aumentar a receita, você tem um produto em mente?

Decida quem se importa

Você quer aumentar a receita e você tem este produto incrível para fazê-lo. Quem se importa? Talvez uma pergunta melhor seja esta: que tipo de pessoa se importa? O que mais eles compram? Quanto eles gastam? De onde eles são?

Escreva sua mensagem

Qual a sua história? Qual é o seu call to action? Existem tantas estratégias de marketing por aí, o que você vai escolher? Você vai usar o marketing para este produto como uma chance de empurrar sua marca, criar um sentimento de exclusividade ou escassez, oferecer frete grátis? Você já usou este produto com um grupo de teste e quer compartilhar seus resultados usando prova social? Crie sua mensagem em torno do que motivará seu público.

Entregue sua mensagem

Como estamos falando especificamente de email marketing, é importante que você use uma ferramenta especializada como o Nitronews para entregar as suas mensagens. Caso você deseje utilizar outros canais, como as redes sociais, certifique-se de ter uma campanha coesa.

Crie linhas de assunto ótimas

Você está pronto para enviar seu email, mas não consegue pensar em uma linha de assunto criativa e convincente. Você simplesmente não sabe o que digitar para convencer seus contatos a abrir e ler o email em vez de excluí-lo.

Estatisticamente, as linhas de assunto de email mais bem sucedidas contém entre 3 a 5 palavras, 14 a 24 caracteres, 1 a 4 emojis e são escritas em maiúsculas. Mas, o melhor conselho que podemos dar para criar a linha de assunto perfeita é escrevê-la de maneira humanizada e que aproxime sua empresa do leitor.

Personalize seu email

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Você sabia que 74% dos profissionais de marketing dizem que a personalização direcionada aumenta o envolvimento do cliente? Emails personalizados também oferecem taxas de transação 6 vezes mais altas. Com bilhões de emails sendo enviados todos os dias, a personalização pode fazer com que seus emails se destaquem.

Para que suas mensagens pareçam mais pessoais, escreva-as como se estivesse escrevendo para uma pessoa. Como o papo fluiria se você estivesse conversando com seu cliente favorito? É dessa maneira que você deve escrever o seu email.

Você pode usar uma campanha opt-in para obter nomes e endereços de email de seus visitantes para adicionar às suas listas de email. Eles podem ser usados ​​para personalizar seu email marketing e criar campanhas segmentadas para assinantes em seu site também.

Envie emails na frequência certa

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Não existe uma regra para a frequência de email. Mas uma coisa é certa: se você enviar poucos emails, poderá ser esquecido. E se enviar muitos, você pode acabar na caixa de spam.

Esta é uma ótima oportunidade para testar ou simplesmente perguntar aos seus assinantes. Você pode segmentá-los com base nas respostas deles e configurar seus emails para sair nas frequências solicitadas, por exemplo.

Comece com uma frequência que você poderá manter e certifique-se de definir essas expectativas em seu email de boas-vindas. Quando você conseguir produzir mais conteúdo de marketing por email, pesquise seus inscritos para ver se eles têm interesse em ver mais conteúdo seu.

Otimize seus emails para celular

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Atualmente os emails estão sendo abertos mais no celular do que no computador, e esses números tendem a continuar crescendo em favor do celular com o passar do tempo.

Otimizar seus emails para celular é muito fácil:

Preste atenção ao texto do pré-editor

Sua linha de assunto é importante no celular, mas você também deve prestar atenção ao texto de pré-cabeçalho que aparece com seu email em um dispositivo móvel. Este texto é carregado antes do corpo do email e deve ser usado para destacar informações importantes.

Mantenha o conteúdo curto

3 segundos é sobre tudo o que você tem para conquistar um usuário móvel. Isso é tudo o que é necessário para que eles decidam se vão ou não aceitar sua chamada para ação ou excluir seu email.

Vá ao ponto imediatamente. Mantenha o seu call to action e o texto importante acima da dobra, para que esteja tudo ao alcance dos olhos do consumidor. Torne mais fácil para eles fazerem o que você quer que eles façam.

Crie ícones e botões de call to action amigáveis para os usuários de dispositivos móveis

Mais uma vez, queremos facilitar a participação das pessoas. Isso significa que qualquer call to action ou qualquer coisa clicável precisa ser grande o suficiente para realmente clicar sem precisar aumentar o zoom, incluindo campos de formulário. O mínimo padrão para botões sensíveis ao toque é de 44 × 44 pixels.

Aumente fontes e reduza imagens

Suas fontes devem ser grandes o suficiente para que o leitor médio possa ver as coisas a uma distância de aproximadamente um braço. Você quer que seus usuários possam ler seus emails sem precisar aumentar ou diminuir o zoom.

As imagens devem ser otimizadas usando um plug-in de otimização de imagens ou software para reduzi-las. Se os usuários estiverem lendo seus emails em dispositivos móveis, eles podem ou não ter acesso a Wi-Fi, por isso, queremos ter certeza de que seu email não está sendo gravado em seu plano de dados. Se você não conseguir tornar as imagens eficientes, ignore-as.

Ofereça descontos, incentivos e conteúdo exclusivo

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Ofereça descontos exclusivos, apenas para seus assinantes, ou crie conteúdo divertido apenas para eles. Faça com que eles se sintam realmente especiais e gostem desses mimos. Não basta enviar emails quando você quer algo. Envie emails para oferecer benefícios às vezes.

Varie os formatos de conteúdo utilizados

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Palavras em uma página precisam ser quebradas por alguma outra coisa de vez em quando. Você pode se divertir com seus emails enquanto continua fiel ao tom da marca. Teste um GIF ou vídeo, por exemplo. Talvez um questionário do tipo BuzzFeed funcione maravilhosamente bem para o seu público.

Peça feedback

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Seus inscritos têm opiniões e eles provavelmente ficariam felizes em falar sobre eles. Se você tiver dúvidas sobre se os inscritos gostam ou não gostam de algo que você está fazendo, não tenha medo de perguntar a eles.

O mesmo vale para aqueles que se desinscrevem. Não deixe que eles cliquem em um botão e desapareçam. Pergunte por que eles estão saindo. Pergunte se alguma coisa os faria ficar.

Você pode configurar uma pesquisa no seu website para obter facilmente o feedback de que precisa.

Como lidar com os cancelamentos de assinatura?

Muitas vezes, mesmo com todos os cuidados listados acima, os usuários resolvem cancelar a assinatura do seu conteúdo de email marketing. Não leve para o pessoal e aproveite esse momento para causar uma boa impressão.

Continue lendo e confira as melhores práticas para lidar com os cancelamentos de assinatura.

Deixe visível o link de cancelamento de inscrição

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Não estamos sugerindo que você coloque o link de cancelamento de assinatura no topo de todos os emails em letras brilhantes e em negrito. Mas o link de cancelamento de inscrição deve ser fácil encontrar e, obviamente, funcionar.

A maioria das newsletters têm os links na parte inferior, para que os clientes procurem primeiro. Certifique-se de que eles encontrem o que estão procurando.

Adicione um link “Atualizar suas preferências”

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Pense nisso. Por que você cancela a assinatura de boletins informativos? Às vezes é porque a newsletter não é útil para você ou porque você realmente odeia a marca, mas na maioria das vezes é pura autodefesa – você só quer ter mais espaço em sua caixa de entrada. Seus clientes pensam da mesma maneira. Dê a eles a chance de mudar o relacionamento com você ao invés  de terminá-lo.

Não sabe que tipo de alternativa você deve fornecer? Aqui estão algumas ideias:

– Alterar endereço de email: às vezes, basta acessar as pessoas em um endereço de email diferente. Sem essa opção, eles precisam cancelar a inscrição e assinar novamente sua lista de email.

– Frequência: Como a maioria das pessoas está tentando limpar a caixa de entrada, oferecer uma opção de frequência mais baixa é uma ótima ideia. Se sua lista de emails regular receber emails diários, ofereça um resumo semanal. Se os seus emails saírem semanalmente, ofereça uma opção bimensal ou mensal.

– Pausa: permite que seus clientes parem de receber emails temporariamente, permitindo que eles saiam de férias sem se preocupar com a lotação da caixa de entrada.

– Formato: muitas pessoas agora leem a maioria dos seus emails em telefones ou tablets, então eles podem querer mudar de HTML para um formato de rich text com leitura mais fácil.

– Emails alternativos: se você tiver mais de uma newsletter, dê a seus clientes a chance de trocar boletins informativos.

– Canal: afinal, há muitas maneiras de os clientes se conectarem com você. Ofereça a oportunidade de alternar para um feed RSS de email, conectar-se com você nas mídias sociais ou até receber mala direta. Se o cliente quer se comunicar de outra forma, facilite!

Adicione botões de mídia social à página de cancelamento de inscrição

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Como sabemos que a maioria dos seus clientes está tentando limpar a caixa de entrada, forneça uma outra maneira de segui-lo. Escolha seus ícones sociais e coloque-os em um local visível na página de cancelamento de assinatura.

Não envie um email de confirmação

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Um email confirmando o cancelamento da inscrição e incluindo um link de nova assinatura pode parecer uma boa ideia, mas ninguém clica no link e isso se torna outro email que o cliente precisa excluir. Além disso, você está apenas pedindo para ser sinalizado como spam.

Certifique-se de que todos os cancelamentos de assinaturas tenham efeito imediato

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Se alguém cancelar sua inscrição na lista de emails, você não deseja que eles recebam mais um email, o que pode causar uma péssima impressão sobre a sua empresa.

Passar horas ou até mesmo dias aperfeiçoando seus emails e sua página de cancelamento de assinatura pode não parecer rentável, mas cada assinante que cancela a inscrição pode se tornar uma oportunidade quase tão valiosa quanto um novo inscrito, se você estiver disposto a trabalhar!

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