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Comunicação direta com o consumidor: o futuro do email marketing

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Se antigamente os profissionais de marketing sabiam exatamente onde e quando atingir o seu público-alvo (com um anúncio no jornal ou comercial no intervalo da novela), hoje em dia são os consumidores que gerenciam as suas comunicações. Os usuários abrem sua caixa de email na hora em que bem entendem, verificam o celular quando têm vontade, e assistem televisão da maneira que preferem – pode ser através de streaming, de reprises, ou da maneira tradicional.

Ou seja, o marketing mudou e só vai permanecer no jogo quem souber se adaptar a essa nova realidade. O email marketing, assim como todo o marketing, está se tornando cada vez mais uma experiência personalizada, pensada exclusivamente para cada consumidor. O usuário está no controle do seu consumo de mídia, e só alcançará o sucesso quem entender isso.

Em artigo publicado pelo Litmus, o vice-presidente de marketing de produtos da Salesforce Marketing Cloud, Eric Stahl, afirma que o email marketing sai na frente nessa nova realidade, já que conta com duas grandes vantagens: é um marketing baseado na permissão do usuário, e pode ter acesso a muitas informações sobre o cliente e suas preferências. Ele lembra que o endereço de email é a chave para muitos serviços usados pelos usuários, como o Facebook e o Google.

As vantagens do email marketing do futuro

Segundo Stahl, os profissionais de marketing do futuro poderão se beneficiar dessas informações para oferecer um alto nível de personalização, com um ponto de vista único das preferências dos consumidores. O email marketing vai ser o centro de convergência de negócios, físicos ou digitais.

Os envios serão completamente baseados em horário e localização. Com base no histórico do consumidor, assim como em suas preferências e tendências de comportamento, será possível automatizar um email marketing que irá de acordo com suas necessidades. E quando um email marketing encontra as necessidades do consumidor, o que acontece? Conversão.

Um relatório para cada consumidor

E com tamanho nível de personalização, é inevitável que cada consumidor seja tratado como único dentro das empresas de marketing. Cada indivíduo terá o seu ciclo de compras, e esse ciclo será respeitado dentro das organizações. Cada resultado será acompanhado individualmente. A união das informações com a automação permitirá que a comunicação seja direta, assim como o acompanhamento dos resultados.

Assim será cada vez mais fácil reconhecer os padrões de comportamento e enviar comunicações mais personalizadas, permitindo que o consumidor seja fidelizado muito mais facilmente.

Não subestime a importância do conteúdo de qualidade

Porém, o conteúdo de qualidade continuará sendo uma peça fundamental no ciclo de vendas por email marketing. Não adianta monitorar o comportamento do consumidor e enviar o email na hora exata se o assunto não inspirar o usuário a abrir o seu email, por exemplo.

Por isso, comece desde já a se preparar para esse novo cenário. Crie conteúdo relevante e de qualidade, construa relações de confiança, e torne a sua marca um grande nome nesse novo cenário que se aproxima com o futuro do email marketing.

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