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Defina o seu orçamento de Marketing para o próximo ano

O final do ano está chegando. 2017 passou correndo e já estamos em novembro: logo vem a Black Friday e em seguida chega o Natal, duas das principais datas para os negócios.

O encerramento do ano também significa uma reflexão sobre o que foi feito nos últimos 12 meses, mas principalmente é o momento de planejar suas ações de Marketing para 2018. É hora de pensar nos seus objetivos, o que você fará para alcançá-los e, principalmente, quanto vai gastar no processo.

O Marketing é uma das principais áreas para o bom funcionamento da empresa. Afinal, ele é responsável por atrair novos clientes, e também por fidelizar os consumidores antigos. Portanto, reserve um bom tempo para planejar as ações no próximo ano e definir o orçamento de Marketing.

Hoje vamos dar algumas dicas para você montar o seu orçamento de Marketing para o próximo ano. Confira:

Avalie os resultados de anos anteriores

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Antes de qualquer coisa, você precisa avaliar as suas ações de Marketing em anos anteriores para entender o que funciona ou não dentro da estratégia da sua empresa. Essa é a hora de analisar cuidadosamente cada um dos seus relatórios para identificar quais foram as ações que trouxeram um bom retorno para o seu investimento de Marketing.

E mesmo em meios que geralmente dão bons resultados, como email marketing, links patrocinados e redes sociais, é importante que você fique de olho aos detalhes: quais foram os posts que geraram mais engajamento? Qual email trouxe mais conversões? Estamos focando nas palavras-chave certas?

Dessa maneira você consegue planejar as ações de Marketing para o próximo ano de maneira mais assertiva e focada em resultados. Em tempos de crise é importante focar nas ações que trarão retorno para o seu investimento.

Liste os seus objetivos

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Depois de fazer esse flashback e refletir sobre as ações de Marketing do passado, é hora de pensar no futuro. E a melhor maneira de iniciar qualquer planejamento é focar nos seus objetivos. Por isso, pergunte-se: onde você deseja chegar em 2018?

O objetivo final é, obviamente, fechar mais negócios e aumentar o faturamento. Mas como o Marketing pode levá-lo até lá? Você deseja que mais pessoas conheçam a sua empresa? Ou quer reforçar a sua marca junto àqueles que já são seus clientes? Quer desenvolver ações de marketing viral para divulgar sua marca de maneira mais orgânica? Aumentar o número de clientes que retornam para fazer novas compras na sua loja?

Ao definir esses objetivos, será infinitamente mais fácil decidir quais serão as suas ações de Marketing no próximo ano. Faça uma lista e tenha ela em mente na hora do planejamento.

Planeje as suas ações

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Agora que você já sabe aonde quer chegar e quais ações costumam trazer melhores resultados, é hora de planejar suas iniciativas de Marketing do ano. Você pode investir em marketing de conteúdo, redes sociais, links patrocinados, vídeos para YouTube, influenciadores, participação em eventos ou produção de eventos próprios, entre outras coisas.

Essa é a hora de ser criativo e pensar fora da caixa: como você pode se diferenciar da concorrência e alcançar os melhores resultados possíveis com as suas ações? Não tenha medo de ser ousado se você acredita em uma ideia – as ações de Marketing mais bem sucedidas são aquelas que saem da curva e apresentam algo novo no mercado.

Não se esqueça de buscar referências: veja o que está sendo feito no seu segmento para se inspirar, mas lembre-se de sempre superar a concorrência. É a reputação da sua marca que está em jogo, então tenha certeza de dar o seu melhor tanto durante o planejamento quanto durante a execução.

Trabalhe no orçamento

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Depois de botar todas as suas ideias no papel, por mais loucas que sejam, começa a parte mais chata do planejamento: avaliar e definir o orçamento. Essa é a hora de trabalhar junto com as suas equipes administrativas e financeiras para ver se você terá a verba necessária para executar as ações planejadas.

O primeiro passo é ver quanto cada ação irá custar. Faça uma pesquisa detalhada para apresentar um número que represente quanto o setor de Marketing irá custar durante o ano. Não esqueça de salários, licenças de programas, e de nenhum detalhe das suas ações. Digamos que você fará uma sessão de fotos: não basta orçar os cachês de fotógrafo e modelos, você tem que pensar em cenário, iluminação e até nos lanches que serão servidos no camarim.

No caso de ações como email marketing, redes sociais e links patrocinados, essa é a hora de pensar se a sua verba em 2017 foi suficiente. Essa é a hora de decidir se o valor será mantido, aumentado ou até diminuído. Se possível, acrescente uma margem de 20% a mais ao seu orçamento total para você ter mais segurança durante o ano.

Defina prioridades

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Depois de apresentar o orçamento do ano para o setor financeiro da sua empresa, é possível que o seu orçamento total não seja aprovado. Seja por falta de recursos ou por falta de confiança no retorno trazido pelo marketing, o importante é que você esteja preparado para essa possibilidade.

Nesse caso, a solução é rever o seu planejamento e definir quais são as prioridades para o Marketing nos próximos 12 meses. Como você já sabe quais são os seus objetivos, isso não será tão difícil.

Organize o calendário

Agora que o orçamento já está fechado e você já sabe exatamente o quanto poderá gastar no próximo ano, é hora de organizar o calendário das suas ações.

Leve em consideração as datas especiais, mas também as particularidades de cada mês, para distribuir as suas ações ao longo dos 12 meses. Enquanto algumas ocorrem de maneira estável durante todo o ano, como os posts em redes sociais, outras dependem muito do seu timing para ocorrer no momento exato.

Com um calendário bem organizado você será capaz de administrar o seu orçamento ao longo do ano, e também de administrar a sua equipe de uma maneira mais eficiente.

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