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E-mail marketing no Outlook.com: guia prático sobre o assunto

A mudança do Hotmail para o Outlook.com acarretou uma série de impactos em se tratando das ações de Email Marketing.

Já que o objetivo do Outlook.com é trazer mais organização às mensagens dos usuários, facilitando o manuseio, principalmente para encontrar e-mails antigos, espera-se que esse webmail atraia muitos novos adeptos com o passar do tempo.

Além de ser mais veloz do que o extinto Hotmail, ele também supera os seus concorrentes, no entanto algumas características do Outlook.com pedem uma atenção maior na hora de utilizar a ferramenta de email marketing.

Acompanhe este post e saiba tudo que precisa para dominar o Email Marketing no Outlook.com!

Configurações de Email Marketing para Outlook.com

O webmail Outlook.com apresenta configurações bastante particulares que geram receio nos email designers, visto que, sem a configuração adequada, o Email Marketing enviado para um usuário Outlook.com poderá sofrer bloqueios ou não funcionar corretamente.

Entenda como funciona e o que precisa ser feito para evitar esses bugs!

Opt-Out no Email Marketing

Opt-Out é um link no qual o usuário poderá solicitar a remoção do seu endereço de email da lista de contatos da empresa no momento que ele desejar. Essa ferramenta no Outlook.com já aparece no menu de resposta da mensagem, para quem usa o padrão list-unsubscribe.

No caso de o usuário não utilizar o padrão list-unsubscribe, ele poderá bloquear o remetente, bem como excluir todas as mensagens recebidas anteriormente daquele remetente.

Com isso, ao enviar e-mails marketing sem utilizar um programa adequado, que ofereça a ferramenta de opt-out automaticamente, corre-se o risco de ser bloqueado por quem os recebe no Outlook.com.

Até mesmo as empresas de grande porte podem sofrer esse bloqueio, caso utilizem sistemas internos de Intranets que não tenham a configuração correta para Email Marketing.

O ideal, nesse caso, é contar com uma plataforma de envios que siga adequadamente os padrões do Outlook.com, evitando esses bloqueios e possíveis bugs no recebimento do Email Marketing.

Identificar remetentes confiáveis

No Outlook.com também tem a possibilidade de configurar os usuários confiáveis, assim como os bloqueados, de modo que, ao receber e-mails daquele remetente, não vá para o lixo eletrônico.

As mensagens dos usuários confiáveis chegam na caixa de entrada com uma indicação verde, ideal para evitar práticas criminosas em instituições, como phishing com nomes de bancos, etc.

Esse ícone chega para os usuários que possuem uma combinação de autenticação como SPF, Sender ID e DKIM, que têm reputação positiva.

Diante disso, o Email Marketing enviado precisa passar por essas configurações, antes de ser enviado, para que seja considerado um remetente confiável pelo Outlook.com.

Essa forma de categorizar a confiabilidade dos e-mails é uma característica específica do Outlook.com. Uma certificação semelhante pode ser vista na Caixa Prioritária do Gmail e em aplicações da Apple, que são configuradas mediante a frequência de interação entre os usuários.

A proposta do Outlook.com é expor os remetentes considerados confiáveis para aumentar a segurança da comunicação, de modo especial entre instituições financeiras e empresas de software.

Múltiplas contas de Email

Outra funcionalidade do Outlook.com é a permissão para que outras contas de email, que não pertençam a Outlook.com ou Hotmail.com, recebam mensagens dentro da plataforma. Ou seja, mesmo sendo Gmail ou Yahoo!, os usuários podem utilizar o Outlook.com para receber suas mensagens.

Assim, a plataforma usada para o envio do Email Marketing precisa entregar um relatório específico do email de destino, para que o contato abra a mensagem recebida.

Limpeza automática

Mantendo o seu objetivo em evidência, o Outlook.com ainda conta com uma ferramenta de agendamento de limpeza automática. Com ela, o usuário consegue agendar um determinado período para que ocorra a remoção de mensagens, escolhendo também os remetentes a serem excluídos.

Essa é uma facilidade para quem deseja excluir mensagens mais antigas, que foram recebidas em 3, 10, 30 e até 60 dias.

É preciso demonstrar cuidado com essa ferramenta, visto que a depender da configuração utilizada para limpeza automática, algumas mensagens que nem foram lidas ainda podem ser apagadas.

Portanto, os remetentes de Email Marketing precisam estabelecer uma relação com o cliente ainda mais interativa, que gere satisfação suficiente para garantir que as mensagens serão lidas antes de serem apagadas.

Caso contrário, prejudicará a sua reputação diante do servidor, ficando como inativo.

Mensagens em HTML

Com o Outlook.com, também se pode compor uma nova mensagem em HTML, no entanto, você não consegue visualizar como fica o layout do código inserido, ocasionando inúmeras falhas na formatação de sua mensagem.

É bastante comum que o template chegue desconfigurado ao destino, prejudicando o seu Email Marketing.

Esse é mais um motivo para não utilizar e-mails do cotidiano para enviar Email Marketing, sendo necessário realmente contar com um programa especializado, que garanta a formatação adequada às mensagens em HTML.

O que funciona no Email Marketing do Outlook.com?

Em meio a essas configurações específicas do Outlook.com, é preciso saber o que funciona, afinal, para o Email Marketing nesta plataforma? Saiba agora mesmo!

  1. Imagens de fundo em células, utilizando um hack em VML.
  2. Template construído no Word
  3. Comentários condicionais em algumas versões do Outlook.
  4. Dá para usar propriedades de CSS da Microsoft (< mso-line-height-rule>, < mso-line-spacing> etc.) para favorecer que alguns recursos do email marketing funcione no Outlook, pelo HTML do template.
  5. Os templantes de email marketing têm melhor exibição na versão 2013 do Outlook Web App.

O que não funciona no Email Marketing do Outlook.com?

No Email Marketing do Outlook.com não suporta:

  • GIF animado, fazendo cortes na exibição.
  • Elementos de formulários.
  • Os vídeos e elementos SWF, ao usar tag < object> ou algumas outras do HTML5
  • Elementos do HTML5 e algumas outras propriedades de CSS, como < float>, < left>, < right> e outras.
  • Declarações abreviadas (< #666> e fonte: Arial, 16px, etc).
  • Padding em tags < p>, < div> e < img>.
  • Javascript.
  • Webfonts
  • Atributos < colspan> e < rowspan> do HTML
  • Atributos < max-width> e < max-height>.
  • Não define altura em célula vazia.
  • Propriedade < margin> do CSS
  • Atributo background do HTML e nem com o background-image do CSS em imagens de fundo.

Como contornar problemas do Email Marketing do Outlook.com

No momento de criar botões no Email marketing do Outlook, alguns desafios são encontrados, devido as versões 2007-2016. Elas são suportam a padding de CSS na tag < a>, impedindo que os botões sejam formatados no HTML de forma integral e com um espaço de clique visualmente grande.

Por isso que o botão de clique é exibido somente no texto, sem que haja um preenchimento na área do botão.

O que fazer diante desse problema?

Existem duas possibilidades: usar botões em imagens ou através do conditional comments, criando uma versão de botão com VML suportado pelo Outlook e outra para usar nos demais webmails.

As listas ordenadas, numeradas ou não, também geram problemas no Email Marketing do Outlook, visto que elas não são criadas no HTML com as tags < ol> e < ul>.

Ocorre um grande distanciamento entre os elementos das listas e a definição de margem, que resolveria a questão, não é suportada pelo Outlook.

Bugs comuns de ocorrer no Email Marketing do Outlook.com

Assim como já mencionado, ocorrem inúmeros bugs na configuração do Email Marketing do Outlook.com, conheça os mais comuns:

  • Quando o email possui altura acima de 1790 pixels, ocorre uma quebra de página, quebrando o layout do email. Conhecido por page-break, dá para evita-lo usando a tag < center> como container do template.
  • No caso de uma imagem com altura de 1728px, acontece o corte da imagem também. Sendo assim, recomenda-se dividir a imagem e fazer a montagem dela em tabelas no HTML.
  • É comum ocorrer alterações na aparência do email, principalmente quando há a presença de plugins de integração.
  • Diversas quebras no layout da página.
  • Se as configurações de zoom, tamanho de fonte e algumas outras estiverem fora dos padrões do Outlook, acontecem alterações na aparência do email.
  • Centralização automática de células.
  • Há uma altura mínima estabelecida pelas versões 2007 e 2010 do Outlook de 2px, impedindo que se crie uma linha de altura menor para espaçamento ou linhas horizontais e de borda.
  • Imagens bloqueadas quando os remetentes são desconhecidos, além de não exibir o atributo alt. Aparece apenas um comunicado de segurança em todas os espaços de imagens bloqueadas.
  • A definição de imagem precisa estar de acordo no servidor web e no HTML para que não ocorra a quebra do template.

Como evitar toda essa desconfiguração?

Veja algumas dicas de como contornar os problemas de configuração no Email Marketing para Outlook.com:

  • Os contatos devem receber o email marketing com layout organizado se ele for enviado diretamente pela plataforma de envios, evitando todos esses bugs na formatação da mensagem.
  • Até mesmo as tabelas sofrem com a desconfiguração prevista pelo Outlook, por isso, ao trabalhar com larguras em % ou 10px, é importante deixar uma folga de 8% na soma total de larguras.
  • Para evitar que as margens superior e inferior fiquem descontroladas, é importante encaixar os textos em células de tabelas para controlar o espaçamento com < padding>.
  • No caso das webfonts, faz-se necessário usar a tag < font> na célula, de forma a repetir as famílias de fontes que você deseja usar.

Dicas para criar layouts no Email do Outlook

Depois de tudo que foi visto aqui, já se percebe como a criação de peças para o Outlook.com pode ser trabalhosa e gerar problemas, não é mesmo?

Normalmente, isso acontece pela falta de conhecimento sobre as especificações deste webmail para Email Marketing.

Para criar templates para Email Marketing do Outlook, é preciso usar elementos de HTML e CSS, no entanto, algumas configurações podem ser barradas por determinados provedores e dispositivos.

As inúmeras formas de interpretar o conteúdo pelo Outlook acaba afetando a responsividade do email. Primeiramente, é preciso considerar qual a versão do Outlook está sendo utilizada, pois as restrições variam em cada versão.

As versões mais antigas costumam ser compatíveis com o Internet Explorer instalado no PC, havendo uma melhor interpretação das tags e atributos do HTML usados no email.

Já as versões de 2007-2016, tem maior compatibilidade com a renderização do Microsoft Word, que prejudicam a interpretação de tags e atributos do HTML criados para o Email Marketing.

Confira algumas dicas de como garantir a responsividade do email marketing, com base nas versões utilizadas de Outlook!

Versões até Outlook 2003

  • Evite imagens em PNG com transparência, já que sofrem modificações nas configurações, devido a versão do Internet Explorer não suportar este recurso;
  • Não utilize imagens no padrão CMYK;
  • As imagens sem a tag < width> e com a definição de largura em pixels aparecem em tamanho pequeno de até 2px.

Versões Outlook 2007 até 2016

  • Priorize links de imagens para que elas funcionem como área de clique;
  • Defina as larguras de imagem na tag < img> para evitar desconfiguração do template e bloqueio da mensagem;
  • Não crie linhas de 1px de altura, visto que essa configuração não é aceita pelas versões 2007 e 2010.

O ideal é que se faça toda adequação dos templates de e-mail, baseando-se nas orientações aqui descritas. Assim, os e-mails serão lidos com a responsividade esperada e de forma compatível ao Outlook.

Com isso, você estará evitando os bloqueios de mensagens e a quebra de layout das peças pelo Outlook.

Aí está a importância de contar com o auxílio de um programa de envios especializado para email marketing, garantindo o engajamento almejado pelos leads do Outlook e dos outros webmails.

Vantagens de usar o Outlook para envio de Email Marketing

Apesar de todas as especificações necessárias para alcançar os melhores resultados na entrada do Email Marketing pelo Outlook.com, existem vantagens consideráveis no uso desta plataforma para as suas peças. Confira!

  • A entrega de e-mail acontece em alta velocidade;
  • Pode-se incluir uma quantidade ilimitada de destinatários;
  • É possível enviar e-mails para endereços diversos, como amigos, listas, etc.
  • Exclui as duplicatas automaticamente;
  • Dá para inserir e fazer a substituição de variáveis no e-mail de origem;
  • Diversidade na compatibilidade dos formatos de mensagem;
  • E-mails com anexos podem ser enviados;
  • Tem como atrasar o envio para não sobrecarregar o seu ISP;
  • É possível criar relatório de envio;
  • Os e-mails não são movidos para o lixo eletrônico do destinatário e outras.

Seguindo essas dicas, o seu Email Marketing será suportado pelo Outlook.com e alcançará os leads com a responsividade almejada!

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