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Email marketing e datas comemorativas

As datas comemorativas são oportunidades únicas para quem divulga seus produtos ou serviços através de email marketing. São datas em que boa parte dos consumidores faz compras para presentear, ou mesmo para si mesmo: é decoração para a casa, preparação de ceias e refeições especiais, enfim, diversas oportunidades para efetuar conversões e aumentar o seu lucro.

Porém, cada data comemorativa tem suas particularidades. É necessário planejar com calma e levar em consideração diversos fatores que influenciam cada uma delas, como época, público-alvo e estratégia de vendas. Por isso, vamos preparar uma série de artigos sobre email marketing nas datas comemorativas, para que você possa alcançar o melhor resultado possível em cada uma delas.

Mas antes de falar especificamente sobre cada data, vamos falar sobre o planejamento de campanhas para datas comemorativas? Confira essas dicas para planejar com cuidado cada uma das suas campanhas:

– Monte um calendário

É fundamental que a cada ano você faça um planejamento completo das datas comemorativas que você vai explorar na sua estratégia de comunicação. Um bom começo é consultar um calendário como o datascomemorativas.me para que possa visualizar todas as oportunidades que o calendário oferece durante o ano. Não menospreze nenhuma data: enquanto o Natal traz excelentes oportunidades para quase todo mundo, datas menos lembradas como o Dia da Secretária também podem ser interessantes para o seu negócio. Se você gerencia o marketing de uma floricultura, por exemplo, pode aproveitar o Dia da Natureza para fazer boas vendas!

– Planeje com antecedência

O tempo faz muita diferença na qualidade do email marketing que você dispara. Não adianta enviar uma peça de dia dos pais na data: se você quer vender presentes para os filhos, precisa mandar email marketing com sugestões de presentes com algumas semanas de antecedência, para que o consumidor tenha tempo hábil de efetuar a compra, recebê-la e entregar ao pai no segundo domingo de Agosto. Mas isso não quer dizer que você não pode enviar um email comemorativo para os pais do seu mailing na data – de preferência com frete grátis ou algum outro mimo que pode alavancar ainda mais as suas vendas.

– Pense em conteúdos especiais

Aproveite essa antecedência com que está planejando a sua campanha para preparar conteúdos especiais e trabalhados com detalhes. Quando você decide enviar uma peça de email marketing em cima da hora, perde a oportunidade de desenvolver conteúdos especiais que podem destacar a sua empresa. Use os meses que antecedem o envio das campanhas para criar vídeos, gifs, infográficos, posts para blog, testes e outros conteúdos que vão capturar a atenção do consumidor e aumentar suas chances de conversão.

– Segmente suas listas

Com tempo, você também pode se preparar melhor para o envio das campanhas de datas comemorativas segmentando os seus contatos para ter precisão cirúrgica na hora de enviar seu email marketing. Durante o planejamento, divida seus contatos em listas onde os destinatários terão real interesse em seu conteúdo. Não faz sentido enviar email comemorativo de dia dos pais para mulheres ou adolescentes, por exemplo. Segmentando você tem envios muito mais eficientes e com maiores conversões.

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