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Email marketing e redes sociais: competir ou somar?

Se você acha que a explosão das redes sociais pode roubar a atenção que o público dedica aos emails, está enganado. Um estudo conduzido pela Econsultancy, ao longo de 2010, mostrou que 42% dos entrevistados ainda preferem receber ofertas por e-mail, enquanto apenas 3% optam por redes sociais.

O caráter síncrono e imediatista de plataformas como Twitter e Facebook faz com que muitos usuários percam boas oportunidades de fechar negócio por não estarem de olho nas redes no exato instante em que a oferta foi publicada. Por outro lado, o email dá ao público o tempo que ele precisa para acessar e usufruir do alerta quando puder.
Mas as redes sociais e o email marketing não devem ser excludentes. Ao contrário! Veja abaixo algumas maneiras de integrar essas tecnologias, conferindo mais força e peso à sua marca.

Compartilhamento

Você já deve ter visto sites de notícia com botões do Twitter, Facebook e Orkut ao lado do título, certo? Estes são botões de compartilhamento e servem para que o usuário espalhe aquele conteúdo à sua rede de contatos.

Você também pode adicionar esses botões na sua newsletter e fazer com que o conteúdo que enviado ao seu mailing seja replicado exponencialmente. Lembre-se de deixá-los bastante visíveis e de fácil identificação, com o logo de cada rede.

Integração às redes

Redes sociais não são apenas lugares para conversar com amigos. Em sites como YouTube, Flickr e SoundCloud o foco maior é a produção, o armazenamento e o compartilhamento de conteúdo multimídia. Então, se a newsletter da sua marca tiver um vídeo, lembre-se de que ele também esteja no YouTube. As imagens poderão estar no perfil da sua empresa no Flickr. Os podcasts, no SoundCloud. A coleção de links favoritos, no Delicious. Apresentações de slides, no Slideshare e por aí vai.

É mais fácil o público encontrar a sua marca em lugares onde ele já está, do que você fazer esses clientes se deslocarem até o seu site. Use a newsletter para reunir todas essas plataformas. E não esqueça de informar todos os perfis da sua empresa nas redes sociais ao final de cada newsletter, com um visual bem atraente. Hoje em dia, onde há os logotipos de redes como Orkut, Twitter e Facebook, ali está a atenção do público.

Recomendação

Cada oferta enviada por email marketing pode render ao usuário um bom desconto se ele compartilhar a newsletter pelas redes sociais. O site de compras coletivas Groupon aposta nesse modelo. Mas uma condição é necessária: o
desconto não é dado apenas pelo compartilhamento, mas se o amigo que receber a indicação efetivar qualquer compra no seu site. Além de viralizar a oferta, você e o seu cliente saem ganhando. Quer coisa melhor?

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