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Email marketing segmentado: restaurantes

Você sabe quais são os assuntos pelo que o brasileiro mais se interessa na Internet? Uma pesquisa da eCMetrics, divulgada em fevereiro de 2011 mostrou que “comida” aparece em sexto lugar, despertando o interesse de 90% dos entrevistados.
A fome por informações sobre onde encontrar a comida dos desejos aparece em ferramentas de busca, nas redes sociais e, é claro, nos emails. A abordagem ao cliente de restaurantes pode acontecer de diferentes maneiras: emails marketing enviados próximo ao horário das refeições tendem a aguçar a vontade do usuário por um determinado tipo de comida. Mas não esqueça do apelo visual – fotos de pratos suculentos são indispensáveis para estimular o apetite do consumidor.

Faze campanhas de email marketing para restaurantes, no entanto, não serve apenas para deixar o público com água na boca. Elas podem – e devem! – ser úteis, especialmente para aquele cliente fiel. Por isto, ao montar uma peça, não esqueça de incluir links para que o cliente faça reserva online, assim como um número de telefone e, claro, links para todos os perfis nas redes sociais onde o seu estabelecimento estiver representado.

Informações sobre serviço de vallet ou estacionamento próprio/próximo ao local são fundamentais, assim como mapas de localização do estabelecimento e rotas que mostrem por onde chegar até ele, a partir das principais vias.

Vá direto ao ponto
A tentação de passar todas as informações sobre o seu restaurante em um único email marketing é grande. Mas resista a ela! Informação demais causa ruído e dispersa a atenção do leitor. Por isto, escolha um tema por vez e explore pontualmente. Por exemplo: opções de sobremesa pode ser o assunto de uma única newsletter. Na próxima você aborda seu cardápio de carnes. Noutra, saladas, carta de vinhos e assim sucessivamente. Seu cliente ficará melhor informado e o excesso de informações não lhe trará indigestão.

Use um tom coloquial
Sentar ao redor de uma mesa de refeições é, para muitos, um instante de descontração, de convívio social. Entre neste clima suave e escreva o email marketing em uma linguagem leve e coloquial. Experimente escrever como se você estivesse conversando presencialmente, face to face com o seu cliente. Ele vai se sentir acolhido antes mesmo de chegar o couvert.

Ofereça vantagens aos assinantes
Levar alguém a assinar uma newsletter, muitas vezes, passa por oferecer uma contrapartida. “O que eu ganho com isso?” – perguntam-se muitos usuários ao aceitarem que você “invada” sua caixa de emails periodicamente. O setor de alimentação é um dos mais férteis a promoções com cupons. Prepare promoções exclusivas e libere em suas newsletters. Ou ainda: ofereça descontos nas próximas visitas para quem deixar o seu email após a refeição, aceitando receber seu material de divulgação.

Escolha o melhor momento

Além dos horários próximos das refeições, quando a fome aperta, procure concentrar peças mais estratégicas de marketing às sextas-feiras à tarde, pois é neste momento que o público costuma programar sua agenda de lazer para o final de semana.

Dê espaço para o cliente

Não esqueça de que o email é um instrumento de comunicação de dupla via. Você fala e também escuta o que as pessoas têm a dizer. Não perca esta oportunidade de ouvir sugestões dos seus clientes. Que tal perguntar o que eles acharam da novidade no buffet de frutos do mar? Ou qual prato eles gostariam de ver no cardápio que o seu estabelecimento ainda não oferece? Ou ainda: peça para que sugiram aquela receita de família que só eles sabem, mas que pode se tornar o maior sucesso na sua cozinha. Faça do seu cliente o seu colaborador!

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