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Instagram: entenda como a rede social acabou se tornando um dos maiores cases do marketing digital

O mês era outubro, o ano 2010. Kevin Systrom e Mike Krieger tiveram a ideia de uma rede social que tivesse o compartilhamento e interação simultâneos de fotos e vídeos em apenas uma plataforma, com design simples e poucas ferramentas. Nascia assim o Instagram, maior rede social do segmento. O que nasceu para ser mais um entre os tantos aplicativos que eram lançados junto a modernos smartphones, tornou-se um dos principais cases de marketing digital. Se pudermos resumir o sucesso que o Instagram trouxe para a divulgação online de conteúdos digitais, em apenas uma palavra, seria ‘simplicidade’. Mas, não é só isso.

Histórico de sucesso

Historico de Sucesso

Efetivamente, o que explica o Instagram ter se tornando uma ferramenta tão importante no marketing digital das empresas? O poder de sempre inovar. Se você é usuário da rede social desde que ela foi fundada há mais de sete anos, sabe: cada recente atualização traz uma novidade e isso é primordial para que uma rede social cresça e se consolide no mercado. Reunir o compartilhamento de fotos, vídeos – que podem desaparecer a critério do usuário –, streamings, histórias e as próprias mensagens entre perfis permitiu que o Instagram chegasse onde chegou.

E é a partir do momento que o bilionário Mark Zuckerberg, criador do Facebook, adquire a rede social de compartilhamento de fotos que o Instagram se torna um dos maiores cases de sucesso do marketing digital. Isto porque a expertise do programador americano e toda a sua equipe foca em situações que possam extrair o máximo possível da publicidade sem poluir seus aplicativos e redes sociais. Foi assim que o Instagram se consolidou e hoje pode ser a melhor alternativa para divulgar os produtos da sua empresa.

Grandes empresas passaram a investir na rede social

Grandes empresas

A trilha do sucesso é mais evidente quando seguimos as pegadas dos gigantes. E o Instagram pode ser uma das principais ferramentas de marketing digital quando empresas que investem milhões em publicidade migraram seus conteúdos para lá. O melhor caso é a Nike: a marca esportiva americana ‘chegou chegando’ na rede social e já mostrou como ser eficiente na divulgação de conteúdo. Distribuiu inúmeros perfis, cada um com uma causa ou produto específico, permitindo maior interação dos usuários.

Isso, claro, chamou a atenção dos gestores da rede social, que começaram a delimitar como seriam as campanhas publicitárias dentro do próprio site ou aplicativo. Surgia, assim, o Instagram Ads que, em pouco tempo, ultrapassou o engajamento digital em campanhas que redes sociais com quase o mesmo número de usuários, como o Twitter, tinham. Nascia a forma como entendemos os anúncios atuais do Instagram e sua métricas que podem fazer uma campanha decolar.

Adaptação a mudanças

Adaptação e mudanças

O Instagram muda. E constantemente. Seus algoritmos e mudanças estruturais exigem que as empresas e os social media estejam cada vez mais ligados no que acontece no aplicativo. Isto permite que mais setores invistam no Instagram, pois observam momentos oportunos para aproveitar as novidades que a rede social traz. E, ao longo dos anos, foram muitos, com uma tendência de continuar mudando.

Isso explica porque tantas empresas têm no Instagram o seu maior case de marketing digital: elas acompanham as mudanças e se adaptam ao que a rede social oferece. Na outra ponta, campanhas desastrosas continuam insistindo em modelos já ultrapassados – e antiguidade é só em foto de museu quando o assunto é Instagram.

Números que evidenciam o sucesso

Números que evidenciam o sucesso

Se ainda restam dúvidas sobre o sucesso desta rede social, que tal comparar as receitas de publicidade com outras gigantes da internet? Em 2015, quase dois anos após o começo dos anúncios, o Instagram ultrapassou o Twitter e até o poderoso Google (sim, o mesmo que conta com o AdWords), em receita. Foram quase US$ 600 milhões, mostrando que a empresa nasceu com um futuro promissor. Hoje, tirando a principal rede social do planeta, é a segunda maior responsável pelos lucros do Facebook Inc.

Ou seja: o case de marketing digital que estamos falando aqui é consolidado e as empresas perceberam isso. Quando os anúncios foram liberadores para o Stories e o Live, os anunciantes em 2016, que eram 500 mil, passaram para um milhão em 2017. Tudo isso com apenas duas ferramentas e mudança de algoritmo que permitiu maior interatividade dos usuários. Segundo dados do próprio Instagram, quase 100 milhões de perfis entraram em contato ou interagiram com anúncios de produtos.

Panorama atual

Panorama Atual

Consolidado como uma das principais ferramentas de marketing digital do mundo todo e sendo, talvez, o principal case de anúncios que deram certo, é preciso ficar atento como o Instagram trabalha com suas publicidades e como se dá o alcance deles nos dias atuais. A rede social passou a dar mais relevância para perfis de ‘médio porte’, o qual são denominados como ‘microinfluenciadores’ no vocabulário dos social media.  Aliar a marca da empresa a perfis que fazem relativo sucesso no Instagram parece ser a mina de ouro de organizações que atuam com anúncios no Instagram.

Contudo, o mais importante é algo que parece evidente, mas que muitos deixam de lado: o Instagram cresce e em uma média maior que qualquer outra rede social – principalmente nos dispositivos móveis. Ele nasceu com essa proposta e não abandonou, ao longo de sete anos, esta prática de dar exclusividade para suas funcionalidades e, consequentemente, seus anúncios. Por isso o Instagram é um case de sucesso: apostou em um mercado de smartphones que, há cerca de cinco anos, ficou tão acessível que foi possível atingir bilhões de pessoas conectadas a aparelhos móveis.

Seja um case como o Instagram

Seja um case como instagram

Conhecendo mais sobre o histórico de sucesso desta rede social, é a vez de transformar sua empresa em case de sucesso no seu segmento de mercado. O marketing digital já deixou de ser promessa há mais de uma década: hoje, é muito mais efetivo para inúmeras empresas que lojas físicas ou apostas em publicidades já defasadas. Conhecendo como nasceu, cresceu e se consolidou o Instagram, você pode criar conteúdo sob medida para anunciar em quem entende do assunto. Assim, quem sabe, o próximo case de sucesso do marketing digital não seja a sua empresa!

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