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Os riscos dos reviews falsos no Google My Business

Todo dono de negócio quer aparecer bem na busca do Google. Colocar o seu empreendimento no topo da página significa receber mais clientes – e, consequentemente, aumentar o faturamento. O Google disponibiliza uma ferramenta para os donos de negócio chamada Google My Business (antigamente chamada de Google Places), onde você pode cadastrar informações e receber reviews dos seus clientes. Quando você se cadastra (você pode fazer o seu aqui), o seu negócio aparece com destaque na busca, em um quadrado exibido no lado direito da tela.

Entretanto, algumas pessoas não se contentam em ter uma boa colocação na busca e também tentam derrubar a concorrência postando reviews negativos falsos. Existem até agências especializadas em SEO que oferecem esse serviço e organizam verdadeiros “mutirões” para derrubar a concorrência com avaliações mentirosas.

Nem vamos discutir essa prática do ponto de vista ético. É errado e pronto. Mas além de moralmente questionável, a postagem de reviews falsos pode trazer sérias consequências para a sua estratégia de Marketing Digital.

Para começar, postar reviews falsos é contra as regras do Google. Isso quer dizer que as avaliações que forem identificadas como falsas são imediatamente apagadas. E podem trazer maiores consequências para quem as escreveu – e se você depende do Google para divulgar o seu negócio, não é uma boa ideia quebrar as suas regras, não é mesmo?

E mais do que quebrar as regras do Google, dar esse falso testemunho pode ser até contra a lei. Em Nova York, 19 empresas de SEO foram multadas por conta da prática. No Brasil não há legislação específica, mas pode ser apenas uma questão de tempo para que iniciativas similares sejam acionadas juridicamente por aqui também.

Por isso, a nossa recomendação sempre é que você cresça seu negócio de maneira orgânica, com reviews verdadeiros. Aproveite as opiniões dos seus clientes para tornar seu negócio ainda melhor, e esqueça a concorrência.

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