15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.nitronews.com.br/blog 300 true

Reforce a sua marca com storytelling nas datas comemorativas

O que empresas como a rede de supermercados gaúcha Zaffari e a loja de departamentos britânica John Lewis têm em comum? Ambas apostam em storytelling para encantar seus consumidores na época do Natal. Com vídeos de produção impecável e roteiros emocionantes – com os quais todo mundo pode se identificar – as companhias podem até não gerar vendas com essas peças, mas alcançam algo ainda mais valioso e que dura o ano inteiro: geram buzz e reforçam suas marcas de maneira impressionante. Os comerciais viralizam na internet, dão origem a memes e atravessam fronteiras, o que é o sonho de qualquer profissional de marketing.

Nos dois casos citados o investimento é grande – cada inserção na televisão custa milhares de reais (libras, no caso da John Lewis), mas a boa notícia é que você pode trabalhar com storytelling sem gastar tanto. E também usando outras plataformas, como o email marketing.

A seguir, a gente compartilha algumas dicas para usar o storytelling de maneira eficaz:

Conte uma boa história familiar

É inegável que o ser humano é atraído por boas histórias. Desde sempre a gente presta atenção em livros, novelas, seriados, filmes e qualquer outra trama envolvente. E já que estamos falando de Natal, nessa época são as histórias familiares que funcionam de melhor maneira. E não precisamos ir muito longe para nos inspirarmos: toda família tem seus dramas, seus triunfos e seus momentos de alegria que podem servir como base para as histórias que a sua marca vai contar.

Escolha a plataforma ideal para a sua história

Os formatos para contar uma boa história são muitos: além de vídeos (que podem sim alcançar sucesso no YouTube, sem a necessidade de veiculação no horário nobre da televisão), você pode investir em áudios para veiculação em ferramentas como o Spotify, pode criar uma landing page interativa que conte uma história, pode criar uma persona para “falar” em primeira pessoa nas redes sociais e pode também apostar no poder do email marketing para gerar curiosidade e direcionar tráfego para a sua história.

Emocione o seu público

O grande segredo para uma boa ação de storytelling é emocionar. Crie a sua trama com bastante planejamento, e pense em uma história de superação, com obstáculos que devem ser transpostos pelos protagonistas. O Zaffari, por exemplo, usou o caso dos dois irmãos que não chegavam a um acordo sobre a antiga casa dos pais, enquanto a John Lewis apostou na história do cão que não podia usar o pula-pula pois estava trancado em casa. O final feliz é indispensável!

Não limite o storytelling ao Natal

Embora o uso de storytelling seja muito eficaz nas ações de Natal, você também pode usar o recurso em outras datas como Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Mães e Páscoa. Adapte o roteiro para cada ocasião, e não perca a oportunidade de veicular o seu produto casualmente durante a narrativa. Dessa maneira, além de reforçar a sua marca você estará induzindo sutilmente a compra do produto que você oferece.

Post anterior
Aposte no visual festivo nas datas comemorativas
Próximo post
Acessibilidade no email marketing

Aprenda sobre marketing digital!

Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

Email cadastrado com sucesso!