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Tendências em Email Marketing para 2021

Estar atento para as novidades e quais são as novidades para os próximos anos é sempre uma boa forma de estar conectado com o que o público está esperando. Mas você sabe quais são as tendências em e-mail marketing para 2021?

Sabemos que cada vez mais está em evolução a forma como criamos uma comunicação com o público-alvo ou com nossas personas. E não podemos deixar de lado o poder do e-mail marketing para converter e fidelizar clientes.

Entretanto, assim como outras ferramentas do marketing digital, essa também passa por diversas modificações conforme os anos, buscando sempre oferecer a solução que as pessoas precisam.

Se você já atua com essa ferramenta, sabe o quanto é importante seguir de acordo com as estratégias estabelecidas e em constante contato com o destinatário. Entretanto, se você ainda não conhece esse mecanismo, fique atento: essa pode ser uma novidade capaz de atingir o seu público!

Está preparado? Então vamos conferir quais são as tendências em e-mail marketing para 2021. Vamos lá?

O que é e-mail marketing?

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Antes mesmo de continuar com as novidades para esse ano, vale ressaltar o que é o e-mail marketing.

De acordo com números Radicati Email Statistics Report, em 2020 o número de usuários de e-mail chegou aos 3 bilhões! É muita gente utilizando a mesma plataforma para se comunicar, não é mesmo?

E para poder conversar com todas essas pessoas, da maneira adequada, é fundamental estar atento às novidades e saber o que é o e-mail marketing.

Para quem já atua com marketing digital, vai saber que essa é uma das ferramentas principais e que deve fazer parte de qualquer estratégia de comunicação.

O e-mail marketing é utilizado para auxiliar na conversão dos clientes, para manter um canal de comunicação e até mesmo para informar as novidades da sua empresa.

É claro que como qualquer ferramenta, essa solução deve ser utilizada da forma correta, respeitando os tempos de envio e até mesmo a lista de pessoas que devem receber o conteúdo.

Quando não há esse cuidado e curadoria com o material e com o tempo ideal, em vez de ser uma ferramenta valiosa, o e-mail marketing pode prejudicar a imagem da sua empresa com o seu público.

Portanto, não há dúvidas de que a estratégia precisa ser pensada e criada por especialistas. 

E-mail marketing: quando usar?

Essa é outra dúvida importante e que também precisa ser esclarecida: qual é o momento ideal para utilizar o e-mail marketing?

Muitas empresas, por falta de experiência ou até mesmo por ansiedade, acabam enviando o conteúdo no momento errado, atrapalhando o relacionamento com o destinatário.

Por isso, ter em mente como deve ser o fluxo dos e-mails, datas e o público correto são só algumas das formas de estar seguro sobre a estratégia adotada.

Lembre-se: essa é uma ferramenta poderosa e que pode trazer muitos acessos e vendas! Mas você precisa saber quando ela precisa ser ativada.

Para deixar esses momentos mais claros, vamos mencionar algumas ocasiões que pedem o disparo de um e-mail marketing. Confira.

• Após a compra de um produto

O momento que sucede a compra de um produto é sempre uma hora especial para o comprador e para a empresa.

Então, nada mais legal do que ter um e-mail preparado para enviar ao cliente, não é mesmo? Essa função pode ser utilizada nos casos de primeira compra, ou seja, após o primeiro contato com a marca.

Esse espaço pode ser utilizado para parabenizar o cliente sobre a compra ou até mesmo para ressaltar alguma informação importante sobre o produto.

A dica é utilizar esse mecanismo apenas após a primeira compra, afinal, essa pode ser uma ótima forma de começar um relacionamento.

• Contando as novidades do mês

Esse é um dos formatos mais conhecidos e utilizados, a famosa newsletter. Esse espaço é utilizado para contar as novidades da semana ou até mesmo do mês!

Com notícias, fotos e muito conteúdo, esse e-mail pode ser um pouco mais extenso e deve ser enviado com muita cautela!

Não adianta usar essa ferramenta todo dia! A periodicidade deve variar entre semana e mês, conforme o fluxo de informação que você consegue produzir.

Lembrando: o exagero pode desmotivar a abertura do e-mail e influenciar a sua estratégia.

• Para avisar sobre um novo serviço/produto

Essa também é uma ótima forma de utilizar o e-mail marketing, para avisar sobre um novo serviço ou produto que está disponível para os clientes.

Nesse caso, o conteúdo pode ser pensado com uma linguagem mais direcionada às vendas, com o uso de gatilhos e de CTAs.

Aqui o importante é que o cliente abra o e-mail e que seja direcionado para a página de vendas, não é mesmo?

• Depois da desistência de um produto

Essa é outra dica que pode facilitar a utilização da ferramenta na sua empresa. Muitas vezes, entramos em uma página, vemos um produto e chegamos até a colocar o item no carrinho.

Entretanto, por algum motivo, acabamos desistindo da compra, deixando de seguir com os próximos passos.

O e-mail marketing também pode te ajudar a compreender o motivo da compra não ser finalizada e como você pode oferecer, novamente, o produto para uma pessoa que quase comprou.

Utilizando essa ferramenta de forma inteligente é possível conseguir ótimos resultados.

Tendências em E-mail Marketing para 2021

Agora que você já sabe em quais momentos o uso do e-mail marketing pode ser uma boa alternativa, chegou a hora de saber quais são as tendências para esse ano.

Com o passar do tempo e com a utilização dessa ferramenta, foi possível identificar gatilhos e formatos que não são tão agradáveis para determinados públicos.

É claro que cada persona vai apresentar determinados gostos e hábitos, mas é importante conhecer aquilo que não será aceito por quem consome o seu produto ou solução.

Afinal, essa é a forma mais segura de garantir que a sua empresa não vai oferecer algo que possa ser ruim ou inadequado, não é mesmo.

Você pode até não acreditar, mas a média mensal de e-mails enviados é de 1.38 milhões, de acordo com dados da Marketingland.

E, para chamar a atenção no meio desse monte de mensagem, é fundamental estar ligado nas tendências. Então confira a nossa lista!

O bold está em alta

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É fato que o título precisa chamar a atenção de quem recebe o seu e-mail, afinal, se isso não for atrativo não será possível despertar a curiosidade.

Durante muito tempo foi discutido qual deveria ser o tamanho ideal do título e como ele deveria aparecer para o cliente.

E, para reforçar esses questionamentos, esse ano nasce uma nova tendência: o negrito no título.

Como mencionado acima, sabemos que as pessoas recebem inúmeros e-mail durante o dia, então, o bold pode ser uma saída para destacar a sua mensagem. Assim como qualquer novidade, é fundamental utilizar esse mecanismo de forma controlada e analítica, destacando os envios mais importantes.

Mudança nos fundos

Essa também é outra tendência que vai deixar muitos profissionais divididos: o uso de fundos escuros.

Por muito tempo foi sustentada a ideia de que o fundo do material deveria ser em branco ou até mesmo em cores mais claras. É claro que essa ideia é defendida por conta da facilidade na leitura.

Entretanto, muitos acreditam que esse mecanismo torna todos os e-mails iguais e que o fundo escuro pode ser um mecanismo para deixar a mensagem personalizada.

É claro que deve haver o cuidado para não deixar a mensagem equivocada, dificultando a leitura. Mas um teste pode ser feito, não é mesmo?

Imagens destacadas

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Esse é outro ponto que pode fazer a diferença na comunicação com o seu público. Por muitos anos, focamos a atenção apenas no texto, no título, na lista de envio e esquecemos de detalhes que fazem toda a diferença, como as imagens.

Afinal, quem nunca recebeu aquele e-mail com fotos sem tratamento e em tamanhos reduzidos?

Então, para se destacar, uma saída pode ser o uso de imagens tratadas, com cores e formatos que realçam a identidade da sua marca.

Para os mais ousados, ainda é possível optar por fotos tridimensionais, tornando o e-mail algo ainda mais único entre você e o seu cliente. Gostou dessa dica?

Use e abuse do gradiente

Essa também é outra tendência que vai encantar aqueles que estão mais ligados nas modas e que gostam de inovar.

É fato que nos últimos meses o gradiente passou a fazer parte do nosso dia a dia, seja na moda ou até mesmo nas paletas de cores.

E essa dica pode tornar a sua mensagem única e cheia de estilo. Acha que vale a pena tentar?

Cores pouco saturadas

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Ainda pensando no design e no formato da comunicação, as cores podem sim criar uma identidade mais próxima ao cliente.

E, para auxiliar nesse padrão, as cores menos saturadas são as queridinhas da vez. Com uma estética mais natural e próxima do normal, esse detalhe pode fazer toda a diferença para quem sempre está ligado à estética.

O monocromático voltou

Ainda nos detalhes que compõem o design, o monocromático será uma das tendências em e-mail marketing para 2021.

Isso porque estamos mais acostumados a ver essa combinação em diversos setores, como na moda e até mesmo no aparecimento de novas marcas.

Para quem não conhece ou não se lembra, monocromático é a combinação da mesma cor em tons diferentes.

Um exemplo pode ser um e-mail pensado com um fundo todo azul, mas com diversos tons. Seria capaz de testar essa novidade com a sua marca?

Animações ilustradas

As animações também voltaram para ficar. Essa técnica começou a ganhar destaque no tempo em que redes sociais como o Tumblr estavam em alta.

Depois de um tempo, essa tendência ficou de lado, mas agora volta com tudo para mudar a forma de se comunicar!

Com a animação e a ilustração, a sua mensagem pode ser recebida com um tom de leveza e sofisticação.

Essa novidade pode ser utilizada em marcas que atuam com o público adolescente ou até mesmo feminino, especialmente no mundo da moda.

Uma linguagem próxima

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Essa sempre será uma tendência que merece atenção e que estará em alta: a forma como você escolhe se comunicar com o seu público.

É fato que as pessoas já estão cansadas daquela linguagem padrão e distante, feita para a massa.

O cuidado com as palavras, o tom da conversa e a sutileza são aspectos que podem fazer a diferença entre você e o seu concorrente.

Pensando nisso, é importante que você saiba como deve se comunicar com o seu público. Opte por mensagens direcionadas, que trazem a sensação de exclusividade e importância para quem está lendo.

Você vai observar como o número de e-mails abertos vai aumentar quando a sua empresa começar a se comunicar da forma correta.

Avalie o tamanho de cada e-mail

Por último, mas não menos importante, está o cuidado com o tamanho do e-mail que está sendo produzido.

Não se esqueça de que conteúdos muito extensos devem ser adotados apenas em ocasiões especiais.

Com a correria do dia a dia, é normal que as pessoas não tenham tanto tempo para ler ou até mesmo para destinar a determinado assunto.

Então, na maioria das vezes, a sua comunicação deve ser feita de forma leve, objetiva e rápida, sempre incentivando uma ação no final do texto.

Essa ação pode direcionar o usuário para o site, landing page ou até mesmo para as redes sociais da instituição.

Não esqueça que o pouco pode ser eficiente, na maioria dos casos.

Gostou de conferir quais são as tendências em e-mail marketing para 2021? Está disposto a tentar quais delas na sua comunicação?

Se estiver precisando de ajuda para repensar o seu fluxo de e-mail ou até mesmo para definir os próximos passos da sua estratégia, conte com a nossa equipe.

Somos especializados em trazer o melhor resultado para o seu negócio, pensando sempre no público e nas melhores opções.

Não deixe de acompanhar o nosso blog para ficar de olho nas novidades, viu? Até a próxima.

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