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Use emojis na sua linha de assunto para chamar mais atenção do seu consumidor

Atualizado em 04/08/2019

Todos concordamos com a importância da linha de assunto para a sua campanha de email marketing. É o assunto que vai fazer o consumidor decidir se abre ou não a sua mensagem, e você não tem muito tempo – ou espaço – para fazer isso.

Os destinatários de sua mensagem decidirão em poucos segundos se vão abrir sua mensagem ou enviá-la para a lixeira. Portanto, você tem que ser direto, atrativo e apelativo naquele espaço de cerca de 50 caracteres. Um desafio e tanto, sem dúvida.

Uma tendência que vem se espalhando nos últimos tempos é o uso de emoticons e emojis no campo de assunto das mensagens de email marketing. Não só carinhas sorridentes, mas qualquer símbolo que tenha a ver com o seu negócio e faça sua mensagem se destacar pode ser bem vindo.

Os emoticons e emojis são usados muito por adolescentes e jovens adultos em mensagens em chats e posts em redes sociais como o Twitter, Snapchat e o Instagram, e também no WhatsApp, mas também podem agregar no seu email marketing. Com o uso das carinhas, corações, flores, coroas e mais uma infinidade de símbolos no campo de assunto, sua newsletter com certeza vai chamar muito mais atenção entre tantas mensagens que chegam à caixa de entrada do seu cliente.

Além de “enfeitar” o assunto de sua mensagem, os emoticons e emojis podem ser utilizados para substituir palavras da sua frase, dando a você mais opções (e caracteres) para a criação de uma frase atrativa para o público. Só tome cuidado para que sua mensagem seja perfeitamente compreendida pelo público.

Para encontrar os emojis e emoticons disponíveis, recomendamos o site FSymbols (http://fsymbols.com/). É só encontrar a imagem que você quer, copiar e colar no campo de assunto. Não esqueça de testar antes do envio.

Práticas recomendadas para usar emojis na linha de assunto do email marketing e maximizar os resultados da sua campanha

Você já prestou atenção na sua caixa de entrada de email?

Faça isso agora, e você verá que as mensagens com emojis na linha de assunto atraem mais atenção do que as outras. As caixas de entrada são interfaces tradicionalmente maçantes, cheias de lotes de texto. Adicionar emojis é uma maneira fantástica de se destacar com alguns detalhes coloridos – e fazer as pessoas clicarem, claro.

Mas tornar seu email visualmente atraente não é o único motivo para incorporar emojis na linha de assunto. Aqui estão outros quatro benefícios:

1) Eles ajudam a transmitir sentimentos que palavras não podem

Às vezes é difícil expressar emoções em palavras. Veja estes quatro exemplos:

“Estou tão animado.” – O ponto final não transmite muita emoção, não é?

“Estou tão animado!” – Um pouco melhor.

“ESTOU TÃO ANIMADO!” – Agora estamos chegando lá. Porém, os filtros anti-SPAM geralmente são acionados por frases escritas em caixa alta.

“Eu estou tão animado! 😁 ”- Perfeito. Agora a emoção é enfatizada sem acionar os filtros de spam.

A animação de cada mensagem é a mesma, mas os sentimentos transmitidos são diferentes. Emojis podem dar para as palavras e frases a ênfase necessária para animar ou intrigar. A inclusão deles reforça o significado da sua mensagem e, em geral, é convincente o suficiente para fazer os assinantes abrirem o email.

2) Eles adicionam personalidade à sua marca

Os consumidores de hoje respondem melhor a mensagens sutis e personalizadas. Adicionar emojis à sua estratégia de email marketing ajuda a humanizar sua marca, dando-lhe personalidade e identidade. Definir e fortalecer essa personalidade em todo o seu marketing pode, por sua vez, aumentar a notoriedade da marca.

3) Eles poupam espaço

As linhas de assunto do email são limitadas, dependendo do tamanho da caixa de entrada em cada leitor de email. Especialmente nos celulares, onde menos caracteres são mostrados. Os emojis permitem mais informações com menos caracteres, substituindo uma palavra ou até mesmo uma frase inteira.

4) Eles são fáceis de usar

O emoji é fácil de usar no email, principalmente porque é compatível com quase todos os dispositivos e com todos os leitores de email. Também é simples de utilizar, pois adicionar um emoji é tão ou mais fácil que copiar e colar um texto.

Porém, só porque é fácil não significa que você deva começar a inserir emojis a esmo – sem entender como usá-los. Então, aqui estão algumas dicas e práticas recomendadas para o uso dos emojis no email marketing!

Práticas recomendadas ao adicionar emojis ao assunto do seu email marketing

1. Não use em excesso

Os destinatários provavelmente ficarão irritados se todas as suas linhas de assunto de email forem cheias de desenhos. Os emojis agregam valor às linhas de assunto porque são únicos e se destacam, mas exagerar pode resultar em SPAM. Se você adornar todas as suas linhas de assunto com eles, não demorará muito para que as pessoas percebam e comecem a ignorar suas mensagens.

Como prática recomendada, use apenas 1 ou 2 por linha de assunto e faça isso estrategicamente.

2. Certifique-se de que eles servem a um propósito

Independentemente de você estar substituindo palavras ou frases ou enfatizando uma mensagem, o uso de emojis deve ter um propósito. Mesmo se você estiver usando um fora de sua finalidade, isso ainda é aceitável – contanto que você saiba qual é o seu propósito e não dê margem para interpretações errôneas. Por exemplo, muitas marcas de comércio eletrônico usam o emoji de raio para indicar uma promoção relâmpago.

O emoji também deve ser relevante para o seu conteúdo. Não insira emojis em sua linha de assunto apenas para chamar atenção. Em vez disso, seu emoji deve corresponder ao assunto e relacionar-se diretamente ao conteúdo do e-mail. A grande variedade de emojis disponíveis facilita a escolha de um relevante e proposital para cada uma das suas mensagens.

3. Considere o seu conteúdo e público

Os emojis são extremamente casuais. Por isso, se eles não se encaixam na campanha ou no estilo da sua marca, não os use.

Considere fatores como:

Seu público os usa? Ferramentas de inteligência social podem ajudar a determinar isso.

Você já usou em outras comunicações? Não os use em seus emails, se eles não forem encontrados em nenhum outro lugar de sua estratégia de marketing digital.

Como o email marketing deve personalizar as mensagens para os destinatários, os emojis só devem ser usados ​​quando você souber que seu público responderá favoravelmente. Por exemplo, usá-los para clientes iniciantes ou únicos (como em emails de carrinho de boas-vindas ou abandonados) pode distanciar as pessoas, porque elas não estão tão familiarizadas com sua marca.

Para emails individuais, o profissionalismo supera a personalidade. Portanto, nesse caso, é melhor salvar emojis para interações pessoais e conhecidas. Se você nunca conheceu seu destinatário pessoalmente, deixe os emojis de fora.

4. Faça testes antes do envio

Uma das principais preocupações é como os emojis são exibidos em vários clientes de email, sistemas operacionais, navegadores e dispositivos. Por exemplo, o mesmo emoji aparecerá de forma diferente no Gmail e no Yahoo Mail. Essas diferenças são baseadas nas especificações do receptor, portanto, a aparência dos emojis na tela não é a mesma da tela do destinatário.

Em alguns casos raros, clientes de email, navegadores ou sistemas operacionais desatualizados nem exibem emojis. É por isso que é importante testar suas linhas de assunto de email antes do envio, para garantir que o emoji seja exibido corretamente.

O que os dados mostram?

Uma pesquisa realizada pela Swiftpage testou os efeitos dos emojis na linha de assunto, enviando metade dos emails com emojis e a outra metade com uma linha de assunto somente de texto.

Os resultados do teste mostraram que os emojis na linha de assunto provocaram o seguinte efeito:

– Aumento de 29% na taxa de abertura

– Aumento de 28% na taxa de cliques

Em 2017, Phrasee realizou uma extensa pesquisa científica para analisar mais detalhadamente os emojis na linguagem de marketing e o impacto de seu desempenho em escala. Seus pesquisadores mostraram que, em 60% das vezes, os emojis funcionam – elevando as taxas de abertura em cerca de um quarto de um desvio padrão. No entanto, de acordo com a pesquisa, o que os emojis realmente fazem é amplificar a mensagem de uma linha de assunto. Portanto, adicionar um emoji pode fazer com que uma linha de assunto ruim seja pior ou uma boa linha de assunto seja melhor.

Você já tentou usar emojis na sua linha de assunto? Gostou dos resultados? Compartilhe suas impressões conosco nos comentários! 

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